0

Sorteio confronta mineiros e cariocas, e dá “moleza” ao Corinthians

6 ago 2013
13h20
atualizado às 14h19

Estão definidos os jogos das oitavas de final da Copa do Brasil de 2013. Nesta terça-feira, em evento realizado no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, a CBF promoveu o sorteio dos confrontos da fase final do torneio e colocou frente a frente gigantes do futebol brasileiro, em partidas como Atlético-MG x Botafogo, Grêmio x Santos e Flamengo x Cruzeiro. Os jogos estão incialmente marcadas para os dias 21 e 22, pela ida, e 28 e 29 de agosto, pela volta.

O confronto que mais chama a atenção é Atlético-MG x Botafogo. Duas das principais equipes do futebol brasileiro atualmente, elas ainda não conquistaram a Copa do Brasil na sua história. Pelo excelente momento que vivem, têm, neste ano, a melhor oportunidade. Será o confronto do Galo, atual campeão da Libertadores, contra o Botafogo, líder do Brasileirão. Uma "prévia" deste jogo já poderá ser vista nesta quarta-feira, em jogo realizado pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Outro confronto que chama a atenção é Flamengo x Cruzeiro. Juntos, os times possuem seis títulos da Copa do Brasil (quatro dos mineiros contra dois do cariocas). Em 2003, eles, inclusive, decidiram a competição, com a conquista indo para a Raposa.Campeão em 2010 e em reformulação após a saída de Neymar, o Santos vai enfrentar o Grêmio, dono de quatro conquistas. O outro confronto entre equipes da primeira divisão nacional será Fluminense x Goiás.

O mais "sortudo" no sorteio, entretanto, foi o Corinthians. Atual campeã mundial, a equipe alvinegra vai enfrentar o modesto Luverdense-MT, da terceira divisão nacional. Internacional e Vasco também vão encarar "molezas". Os gaúchos jogarão contra o Salgueiro, da Série D, enquanto, os cariocas pegam o Nacional-AM, também da quarta divisão.

Atual campeão, o Palmeiras jogará contra um rival bem conhecido: O Atlético-PR. Na campanha do ano passado, o Verdão passou pelos paranaenses na fase de quartas de final e ganhou força para conquistar o bicampeonato em cima do Coritiba.

A primeira parte do sorteio desta terça também definiu o chaveamento das equipes. Alguns clássicos estaduais como Palmeiras x Corinthians, e Internacional x Grêmio só acontecerão em uma eventual semifinal. Por outro lado, duelos como Vasco x Fluminense, Atlético-MG x Cruzeiro, e Botafogo x Flamengo podem pintar já nas quartas. Além disso, pelos conforntos sorteados, não há a possibilidade de uma final estadual.

A segunda parte do evento, que definirá a ordem dos mandos de campo, acontece ainda nesta terça-feira, às 16 horas (de Brasília), no mesmo Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

Mecânica do sorteio

A escolha dos jogos teve alguns direcionamentos. De início, as 16 equipes classificadas já estavam previamente separadas em dois potes: A e B. Não poderia haver confrontos entre times do mesmo grupo.

No primeiro pote, estavam os cabeças de chave, formados pelas equipes que disputaram a última Copa Libertadores da América (Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras) e mais três times escolhidos de acordo com o ranking da CBF (Flamengo, Internacional e Vasco). Já o segundo era formado pelos oito clubes com pior ranqueamento que se garantiram nas oitavas de final pelas fases anteriores (Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos).

Para garantir mais equilíbrio e premiar os melhores classificados, os times ainda estavam agrupados em duplas, também conforme o ranking da entidade. Os integrantes de cada par só poderão se enfrentar em uma possível decisão. Desta forma, assim que um clube era sorteado no evento desta terça, o seu "parceiro de dupla" ia imediatamente para o outro lado da chave.

Tudo isto para garantir que os jogos: Corinthians x Fluminense, Vasco x Grêmio, Internacional x Flamengo, Palmeiras x Atlético-MG, Santos x Cruzeiro, Botafogo x Atlético-PR, Goiás x Luverdense, e Nacional-AM x Salgueiro só aconteçam em uma eventual final.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade