PUBLICIDADE

Campeonato Carioca

Patrocínio Logo do patrocinador

Botafogo x Vasco: Terra acompanha minuto a minuto

1 mai 2015 - 18h50
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O campeão do Campeonato Carioca será conhecido neste domingo, quando Botafogo e Vasco escrevem o capítulo final da competição a partir das 16h (de Brasília), no Maracanã. Na primeira partida da decisão o time cruzmaltino venceu por 1 a 0, inverteu a vantagem do rival e joga pelo empate para dar a volta olímpica. Ao rival resta ganhar por dois ou mais gols de vantagem para ficar com o caneco ou por um gol de diferença para forçar a disputa de pênaltis. Terra  acompanha a partida minuto a minuto.

Os dois treinadores passaram a semana trabalhando em cima do resultado do primeiro jogo. Enquanto René Simões, comandante do Botafogo, mexeu com o aspecto psicológico de seus atletas, mostrando que a virada é possível, Dorival, treinador do Vasco, alertou seus jogadores de que a vantagem do empate pode ser ilusória, o que foi bem assimilado pelo elenco.

Botafogo vem embalado por vitória na Copa do Brasil
Botafogo vem embalado por vitória na Copa do Brasil
Foto: Mauro Horita / Agif/Gazeta Press

"Nós conseguimos uma pequena vantagem que o Botafogo pode tirar no próximo jogo. Portanto, não podemos entender que ganhamos alguma coisa. É importante manter os pezinhos no chão. Teremos uma segunda partida ainda mais complicada do que foi a primeira", alertou o atacante Dagoberto.

Neste ponto os dois lados concordam, já que os botafoguenses também entendem que podem inverter a situação.

"Somos jogadores com espírito guerreiro, que queremos crescer dentro da profissão e conquistar muito com a camisa do Botafogo. O jogo deste domingo tem tudo para ser muito equilibrado e o fator garra pode fazer a diferença. Nós ganhamos jogos neste Estadual porque não desistimos um único minuto e isso vai acontecer na partida deste domingo. O torcedor pode ter certeza de que a nossa entrega em campo será plena", afirmou o zagueiro Renan Fonseca.

"Temos noventa minutos para ganhar o jogo. Nosso pensamento precisa ser semelhante àquele que mostramos contra o Fluminense, no segundo jogo das semifinais. Nós perdemos por dois a um no primeiro jogo e entramos jogando de maneira determinada, conseguindo o nosso objetivo", lembrou o atacante Bill, o autor de um dos gols da vitória por 2 a 1 que levou a disputa aos pênaltis.

Se o Botafogo quer evitar a afobação, o Vasco usa a tranquilidade como arma. Por isso os jogadores passaram a semana cogitando todas as possibilidades para este duelo. O zagueiro Luan acredita que os atletas devem se manter equilibrados para aguentar a pressão rival.

Rafael Silva marcou aos 46min do segundo tempo para dar vitória ao Vasco no jogo de ida
Rafael Silva marcou aos 46min do segundo tempo para dar vitória ao Vasco no jogo de ida
Foto: Fernando Soutello / Agif / Gazeta Press

"Temos que manter o equilíbrio ao longo dos noventa minutos, independentemente do que estiver acontecendo. Sabemos que será um jogo muito disputado, como foi o primeiro jogo da final e como têm sido os clássicos deste Campeonato Carioca. Portanto, não podemos nos assustar com nada e temos que trabalhar sempre pensando que o fim pode ser feliz", observou.

A escalação do Botafogo é uma incógnita. O goleiro Jefferson, se recuperando de uma artroscopia no joelho direito, tem treinado com determinação para jogar e poderá fazer um teste de vestiário. Se for vetado, Renan segue no posto. Já o meia Tomas deverá conquistar a vaga de Gegê, que não foi bem no primeiro jogo da final.

Pelo lado do Vasco, Doriva vem procurando manter mistério e tem comandado treinos fechados, atendendo a uma determinação da diretoria. O treinador, porém, tem uma dúvida no meio-de-campo, pois Marcinho, que não rendeu o esperado no primeiro jogo da final, pode ser barrado para a entrada de Bernardo. Se acontecer, essa será a única mudança em relação ao triunfo passado.

Todos os ingressos para a decisão deste domingo foram vendidos e a expectativa é de uma festa em preto e branco dentro do Maracanã. O Botafogo ganhou o título pela última vez em 2013, quando conquistou os dois turnos e ergueu o troféu sem necessidade de final. Já o Vasco trabalha para quebrar um jejum que começou após a conquista do último título estadual, em 2003, quando o time cruzmaltino bateu o Fluminense na decisão.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X VASCO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 3 de maio de 2015 (Domingo)

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa (RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)

BOTAFOGO: Renan (Jefferson), Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Tomas (Gegê); Rodrigo Pimpão e Bill

Técnico: René Simões

VASCO: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Pablo Guiñazú, Serginho, Julio dos Santos e Marcinho (Bernardo); Dagoberto e Gilberto

Técnico: Doriva

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade