PUBLICIDADE

Campeonato Carioca

Patrocínio Logo do patrocinador

Entenda segredos da surpresa Madureira no Campeonato Carioca

31 mar 2015 - 09h43
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando começou o Campeonato Estadual, o Madureira não figurava entre os candidatos ao G-4, grupo de classificação para as semifinais. Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase, o Tricolor Suburbano, como é conhecido o Madureira, está em terceiro lugar e dois pontos atrás do líder Flamengo.

“Não imaginava, no início do campeonato, que o Madureira estaria entre os quatro, nem no melhor dos nossos sonhos. Agora, se nós chegamos até aqui e com merecimento, temos que nos permitir chegar. Quando você não sonha, você é um derrotado”, comparou o técnico Toninho Andrade.

<p>Madureira ocupa o G-4 e é a grande surpresa do Campeonato Carioca</p>
Madureira ocupa o G-4 e é a grande surpresa do Campeonato Carioca
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo / Divulgação

Segundo o matemático Tristão Garcia, o Madureira tem 84% de chances de classificação para a semifinal do Carioca. Agarrado aos números da campanha (9V, 3E e 1D), o treinador do Tricolor Suburbano olha para o futuro e enxerga o time na próxima fase.

“O objetivo é ficar no G-4 e vamos em busca disto. São jogos difíceis, de adversários de grande porte, mas chegamos até aqui e temos possibilidade de avançar. Temos profissionais envolvidos para furar esta festa do grande”, avisou o técnico, lembrando das duas rodadas finais, nas quais enfrenta Botafogo e Fluminense, postulantes à classificação

Sem grandes nomes no elenco, jogadores estão despontando no Campeonato Estadual, como o artilheiro Rodrigo Pinho, que tem 9 gols, mesmo número dos atacantes Fred e Marcelo Cirino, e o meia Thiago Galhardo, que tem 5 gols. Para o técnico do Madureira, o destaque da equipe é a parte coletiva.

Situação atual do Campeonato Carioca 2015
Flamengo 32 pontos Próximos rivais: Fluminense (C) e Nova Iguaçu (F)
Botafogo 30 pontos Próximos rivais: Madureira (C) e Macaé (C)
Madureira 30 pontos Próximos rivais: Botafogo (F) e Fluminense (C)
Vasco 30 pontos Próximos rivais: Friburguense (F) e Volta Redonda (C)
Fluminense 28 pontos Próximos rivais: Flamengo (F) e Madureira (F)

“O segredo é a coletividade. Temos jogadores que passaram em grandes clubes, mas que não tiveram sucesso. Só que eles dão um suporte importante para nós. A defesa é a menos vazada e as coisas funcionam muito bem, como ataque e defesa”, ressaltou.

Com o fim do Estadual, a disputa da Série C será a realidade do Madureira. O técnico Toninho Andrade sabe que algumas peças vão deixar o clube e já começa a olhar as opções no mercado.

“A nossa realidade é essa porque o trabalho bom gera a perda natural, mas estamos de olho no mercado. A vida do profissional é buscar sempre algo melhor. Somos gratos ao Madureira pela oportunidade, mas sabemos que vamos perder peças importantes e o presidente Elias Duba sabe disso. A classificação do Macaé serve de visibilidade e motivação para nós”, ressaltou o técnico.

Carioca 2015: veja os gols de Madureira 1 x 1 Flamengo:

Base em alta

O Madureira é conhecido como clube formador, e grandes nomes do futebol brasileiro começaram no Aniceto Moscoso, como Evaristo de Macedo, Marcelinho Carioca, Orlando Lelé, Souza e Léo Lima. No atual elenco, vários atletas têm representado a história formadora do clube.

“A preocupação do presidente era revelar jogadores para manter uma base forte. Jonatan, Gilson, Rodrigo Lindoso e Bruno representam muito bem a nossa base. Se você não revela, não vende ninguém e fica difícil manter a equipe. Depois do Estadual, o clube passa a viver da venda ou dos poucos patrocínios. Alguns clubes não têm calendário para trabalhar. O Madureira tem a Série C para disputar”, lembrou o treinador.

Salário em dia

Pagar em dia não é uma realidade do futebol brasileiro. Neste ano, os clubes das Séries A e B formalizaram um ajuste no regulamento e criaram o Fair Play financeiro , que vai punir os clubes devedores de salários. Clube de menor fatia no mercado financeiro do Campeonato Estadual, o Madureira mantém a sua folha salarial (R$ 150 mil) em dia.

“Todo dia 9 ou dia 10, o pagamento está na tesouraria. Isso é de fundamental importância para o profissional trabalhar. E a conquista da Taça Rio é importante para os profissionais que disputam porque valoriza o clube, jogadores e treinador”, frisou Toninho Andrade, que não teme que a arbitragem possa interferir na classificação do G-4.

Campeonato Carioca: veja os gols de Vasco 2 x 0 Madureira:

“Não vi nada no campeonato que possa fazer pensar em erro de arbitragem por conta do peso da camisa. Não admito má intenção, mas um erro normal. A Federação vai escalar o que há de melhor para as rodadas finais e esperamos que os melhores estejam em campo”, pediu o técnico do Madureira.

Pontos perdidos no Carioca

A campanha no Campeonato Estadual tem uma derrota e três empates, mas Toninho Andrade lamenta os pontos desperdiçados diante do Bonsucesso e Flamengo. “Tivemos um tropeço contra o Bonsucesso e estes dois pontos estão fazendo muita falta, como os contra o Flamengo. Faltam estes dois próximos jogos para coroar o nosso trabalho”, disse o técnico. 

Fonte: Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda
Compartilhar
Publicidade
Publicidade