PUBLICIDADE
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

Mano, Dorival e Renato Gaúcho; veja quem pode assumir o Vasco

21 mar 2013 - 16h13
(atualizado às 16h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Gaúcho foi demitido do Vasco nesta quarta-feira</p>
Gaúcho foi demitido do Vasco nesta quarta-feira
Foto: Paulo Sergio / Agência Lance

O Vasco está em busca de um novo treinador. Logo após anunciar a demissão de Gaúcho, a direção cruzmaltina já se movimenta nos bastidores para contratar um substituto que possa levar o clube ao título do segundo turno do Campeonato Carioca e, posteriormente, ao troféu do Estadual. E são seis os nomes favoritos da cúpula alvinegra, que promete agir rápido para não deixar a equipe sem comando.

Entre eles, nomes já famosos entre os vascaínos, como o de Dorival Júnior, campeão do Brasileiro da Série B com o time em 2009 e recém-demitido do Flamengo. Outros correm por fora, como Paulo Autuori, Mano Menezes, Cristóvão Borges, Renato Gaúcho - que caiu à Série B em 2008 com o clube - e até Ney Franco, com o cargo ameaçado no São Paulo. Por isso, os próximos dias prometem ser agitados em São Januário.

Confira, a seguir, quem pode assumir o Vasco:

<p>Dorival fez bom trabalho no Vasco em 2009</p>
Dorival fez bom trabalho no Vasco em 2009
Foto: Mauro Pimentel / Terra
Dorival Júnior

O treinador é um dos nomes preferidos da diretoria cruzmaltina, especialmente por seu bom trânsito em São Januário. Vencedor da segunda divisão nacional com a equipe, Dorival havia montado uma boa base que levou o Vasco de volta à elite do futebol brasileira, mas saiu por ter entrado em acordo com o Santos, de Neymar. Contudo, como acabou de ser demitido do arquirrival Flamengo é provável que tente trabalho no exterior.

Paulo Autuori

Com duas Libertadores no currículo, o treinador que atualmente está sem clube. Ex-técnico da seleção do Catar, Autuori é o preferido do diretor-executivo cruzmaltino René Simões, mas seus ganhos mensais são considerados altos para os padrões do Vasco. Amigo íntimo de Ricardo Gomes, entretanto, o comandante pode surgir como preferido e número 1 da diretoria vascaína.

Ney Franco

<p>Ney Franco está ameaçado no São Paulo</p>
Ney Franco está ameaçado no São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

O técnico entrou em atrito com nomes influentes no elenco do São Paulo. O goleiro Rogério Ceni, por exemplo, é um dos "desafetos" de Ney Franco no plantel tricolor, além de outros atletas já terem entrado em rota de colisão com o técnico, como o zagueiro Lúcio e o meia Paulo Henrique Ganso. A péssima campanha na Copa Libertadores pode contribuir para sua queda e também ajudar o Vasco a ir buscá-lo - ele é visto com bons olhos no clube.

Cristóvão Borges

Um dos sonhos da diretoria cruzmaltina seria reeditar a parceria de sucesso de Borges com Ricardo Gomes. A dupla conduziu a equipe ao vice Brasileiro e a boas campanhas internacionais, como quartas na Libertadores e semi da Sul-Americana. Cristóvão se demitiu em setembro do ano passado e, desde então, segue desempregado. Sua amizade com o ex-técnico e hoje diretor pode ser crucial na negociação.

Mano Menezes

O treinador é sempre cogitado a assumir os grandes clubes brasileiros desde que deixou o comando da Seleção Brasileira. Mas sua contratação é considerada improvável, já que Mano deve dar um tempo para descanso. Além disso, é considerado caro. Seu bom trabalho no Corinthians, entretanto, é um dos pontos que seduzem a diretoria vascaína e podem ser importantes para o investimento.

<p>Renato Gaúcho segue sem emprego há mais de um ano</p>
Renato Gaúcho segue sem emprego há mais de um ano
Foto: Agif / Divulgação

Renato Gaúcho

Sem trabalho desde que deixou o Atlético-PR, em setembro de 2011, Renato Gaúcho pode enfim retornar aos bancos de reserva. Com o Vasco em nome de um treinador, o nome do ex-jogador surge como opção viável. Vice-campeão da Copa do Brasil e sexto do Brasileiro de 2006 em São Januário, o técnico poderia vir para apagar a impressão ruim deixada por sua passagem em 2008, quando deixou a equipe cruzmaltina cair à Série B.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade