PUBLICIDADE

Campeonato Carioca

Patrocínio Logo do patrocinador

Torneio da Federação do Rio sofre com debandada de clubes

3 set 2015 - 16h54
Compartilhar
Exibir comentários

O desempenho dos cariocas nas quatro séries do Campeonato Brasileiro é apenas um exemplo do cenário sombrio do futebol do Estado. Na atual edição da Copa Rio, cerca de 30 clubes desistiram ou estavam legalmente impedidos de disputá-la. Prova disso é a presença do EC Rio-São Paulo na primeira fase do torneio, que dá ao campeão o direito de escolher a presença ou na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileiro de 2016.

O clube da zona norte da capital fluminense ocupa vaga no Grupo C destinada ao quarto mais bem classificado da Segunda Divisão Carioca de 2014, como consta no regulamento da competição. Ocorre que o Rio-São Paulo nem sequer disputou a Série B do Rio no ano passado. E sim a Terceira Divisão, onde terminou em 21º lugar.

EC Rio-São Paulo, time sem divisão no estadual do Rio, garantiu vaga a torneio graças a desistência de clubes
EC Rio-São Paulo, time sem divisão no estadual do Rio, garantiu vaga a torneio graças a desistência de clubes
Foto: Úrsula Nery / FERJ / Divulgação

Para preencher a vaga, teve que contar com a desistência (ou o impedimento por dividas com a federação, por exemplo) de mais de duas dezenas de clubes, entre os quais Campo Grande, São Cristóvão, Americano, Goytacaz, Olaria, Artsul, Serrano, Paduano, Nova Cidade, São Gonçalo, Rubro Social,  AD Itaborai, Teresópolis, Atlético Rio, entre outros.

A Copa Rio não conta com Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco e representa uma tentativa da federação de manter em atividade vários clubes de menor expressão no Estado. A dificuldade maior da entidade é com o próprio esvaziamento do futebol carioca,  que também vai mal no Brasileiro, com a queda iminente do Vasco na Série A, a ameaça de o Macaé cair na B e de o Madureira ser rebaixado na C, além da campanha muito ruim dos três clubes do Rio na Série D, Volta Redonda, Resende e Boavista.

O Terra tentou falar com a federação sobre o descrédito da Copa Rio, mas não obteve resposta. A reportagem também não conseguiu  contato com a diretoria do EC Rio-São Paulo. 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade