PUBLICIDADE
Logo do

Vasco

Favoritar Time

Vasco enfrenta Flamengo para encerrar "maldição 999"

22 mar 2009 - 09h53
(atualizado às 10h49)
Publicidade

Desde que Romário fez seu gol de número 999 contra o Flamengo, em 25 de março de 2007, e ficou a um passo do milésimo, nenhum outro atacante conseguiu dar ao Vasco a vitória contra os arqui-rivais do Fla no "Clássico dos Milhões". Pôr fim a esse incômodo jejum é a missão vascaína, neste domingo, às 18h, no Maracanã, em confronto válido pela Taça Rio.

» Quiz: você sabe tudo sobre Vasco x Fla?

Responsável por tentar quebrar essa espécie de maldição que ronda os duelos entre as duas equipes, o atacante Élton, do Vasco, tem no currículo os dois gols marcados contra o Botafogo no último confronto pela Taça Rio. É nele em quem os cruzmaltinos apostam para encerrar as saudades de Romário.

"Tenho trabalhado para repetir esses gols contra o Flamengo. Contra o Boavista, infelizmente a bola não quis entrar, perdi três oportunidades. Então tomara que tenha ficado guardado tudo para o clássico", brinca Élton, revelado pelo Iraty, do Paraná, e destaque com o Santo André ao longo da última temporada, em que conseguiu dois acessos: no Campeonato Paulista e no Campeonato Brasileiro. Agora, a tarefa é repetir isso no Vasco.

Desde o último triunfo em março de 2007, foram cinco vitórias flamenguistas, além de um empate, formando o maior tabu de jogos sem vencer do Vasco desde 2000. Pela primeira vez nesse período, porém, um favoritismo - ainda que leve - pende para o lado do Vasco, que lidera o Grupo A da Taça Rio.

"Não podemos deixar isso subir para a cabeça. O clássico é sempre decidido nos pequenos detalhes, qualquer um pode vencer. E quando se chega nesses jogos, as forças se igualam", explica Élton, artilheiro do Vasco em 2009 com seis gols marcados.

A missão do centrovante vascaíno, agora, será fazer o que não conseguiu nenhum dos nove atacantes que alinharam contra o Flamengo desde o gol 999 de Romário: dar a vitória ao Vasco. São eles: Marcelinho, Alan Kardec, Leandro Amaral, Alex Teixeira, Edmundo, Abuda, Jean, Pedrinho e Pinilla. Para ele, o segredo é a superação.

"Sempre entramos com o pensamento de vencer, mas o clássico envolve muita coisa. Vamos tranqüilos e sabendo que precisamos correr bastante. Ao longo da semana, o trabalho foi todo feito de maneira consciente, com foco, pois é um jogo decisivo", afirma Élton.

A seqüência sem vitórias do Vasco contra o Flamengo desde o "999"

16/09/07 - Campeonato Brasileiro - Vasco 1 x 1 Flamengo
18/10/07 - Campeonato Brasileiro - Vasco 1 x 2 Flamengo
17/02/08 - Campeonato Estadual - Vasco 1 x 2 Flamengo
06/04/08 - Campeonato Estadual - Vasco 2 x 2 Flamengo
13/07/08 - Campeonato Brasileiro - Vasco 1 x 3 Flamengo
19/10/08 - Campeonato Brasileiro - Vasco 0 x 1 Flamengo

Jogadores do Vasco têm como meta acabar com maldição do gol 999 de Romário
Jogadores do Vasco têm como meta acabar com maldição do gol 999 de Romário
Foto: Gazeta Press
Fonte: Especial para Terra
Publicidade