0

Xodó do Flamengo, Willians melhora números da defesa

3 mai 2009
07h32

No início de 2009, a torcida do Flamengo ganhou um novo xodó. O volante Willians, 22 anos, ex-Santo André, conquistou os flamenguistas com sua eficiência dentro de campo e simplicidade fora dele. Com o volante no time, os números defensivos ainda melhoraram em relação aos últimos anos.

» "Coruja", mãe vai a treino e apóia Cuca
» Capitão do Fla pode adiar aposentadoria
» Quiz: você sabe tudo sobre Flamengo x Botafogo?
» Opine: qual será o placar de Flamengo x Botafogo?

Na comparação do atual Campeonato Carioca com os dois últimos, nos quais o Flamengo foi campeão, os dados mostram que a presença de Willians em campo diminui a média de gols sofridos pelo time.

Em 2007, o Flamengo sofreu 25 gols em 16 jogos (média de 1,56 por jogo). No ano seguinte, foram 22 gols sofridos em 20 partidas (1,1 gol por jogo). Já em 2009, com Willians em campo, a média é menor do que um gol sofrido. Em 16 jogos do volante no campeonato, a equipe sofreu apenas 15 gols (média de 0,93).

Vale lembrar que a posição de volante foi a única mudança significativa da defesa nos últimos dois anos. A base foi mantida, formada por Bruno, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan.

Outro quesito em que o time rubro-negro melhorou foi o desarme. Willians é, de longe, o maior ladrão de bolas do Flamengo. Até a final da Taça Rio, contra o próprio Botafogo, foram 63 desarmes bem-sucedidos.

A função de carrapato, porém, tem um ônus: Willians é o jogador mais advertido do time no Campeonato Estadual, com 6 cartões amarelos e um vermelho.

Mesmo com tanta disposição para a defesa, o volante ainda acha tempo para ir ao ataque e fazer gols. Já foram dois pelo Flamengo, o último deles de grande importância, que deu o empate por 2 a 2 com o Botafogo na primeira partida da final.

Não é à toa que Willians é conhecido como o pulmão do time e apelidado até de Paul Tergat pelos companheiros, pela semelhança física com o corredor queniano pentacampeão da São Silvestre.

Willians fez o gol de empate contra o Botafogo
Willians fez o gol de empate contra o Botafogo
Foto: Agência Lance
Fonte: Especial para Terra
publicidade