Campeonato Gaúcho

publicidade
06 de abril de 2013 • 22h57 • atualizado às 09h21

Grêmio vence Cerâmica, se classifica e dorme na liderança do Grupo A

Após 25 dias de preparação para encarar o duelo decisivo diante do Fluminense, pela Copa Libertadores, o Grêmio passou no último teste neste sábado e assumiu a liderança provisória do Grupo A da Taça Farroupilha. Sem Elano, lesionado, a equipe tricolor conseguiu vencer o Cerâmica por 1 a 0, na Arena Grêmio, e garantiu a classificação para as quartas de final do segundo turno do Campeonato Gaúcho, com uma rodada de antecedência. O gol gremista foi marcado pelo zagueiro Alexandre, do time de Gravataí, aos 25min do primeiro tempo, mas o árbitro anotou o tento para o volante Fernando. 

Jogadores comemoram único gol gremista na vitória diante do Cerâmica
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação

Vanderlei Luxemburgo decidiu manter a base da equipe, no tradicional sistema com dois meias e dois atacantes. Sem Elano, o treinador apostou em Marco Antonio. Além de contar com a recuperação de Zé Roberto, que torceu o torneozelo na quinta-feira, e com a entrada de Fábio Aurélio na vaga do selecionável André Santos. Recuperado de uma lesão na coxa esquerda, o goleiro Dida voltou à meta gremista, mas não teve muito trabalho.

Com início truncado, o Grêmio só conseguiu o gol aos 25min do primeiro tempo. Fernando cobrou falta para a área, o zagueiro do Cerâmica Alexandre tentou afastar, mas acabou marcando gol contra. O árbitro, no entanto, deu o gol para o volante gremista.

Após o gol, a equipe tricolor ainda tentou ampliar com Souza e Barcos, mas sem sucesso. Na volta para o segundo tempo, o atacante Vargas passou a ser mais acionado e levou perigo à meta do Cerâmica. Aos 13min, o chileno bateu de fora da área, e a bola passou muito perto da trave esquerda do goleiro Villa.

Zagueiro faz lambança no gol da vitória do Grêmio; vejaClique no link para iniciar o vídeo
Zagueiro faz lambança no gol da vitória do Grêmio; veja

Aos 24min, um minuto após Kleber ter entrado no lugar de Barcos, o Grêmio teve nova chance de ampliar. Fábio Aurélio cobrou falta com muita categoria, mas a bola explode no travessão. No rebote, Vargas quase marcou. O atacante concluiu nas mãos do goleiro do Cerâmica. 

Vanderlei Luxemburgo mexeu novamente na equipe e sacou Marco Antônio e Eduardo Vargas, para colocar Guilherme Biteco e Welliton, respectivamente. O time tricolor seguiu pressionando, mas não conseguiu marcar o segundo gol. Fernando e Guilherme Biteco pararam na boa atuação do goleiro Villa, que evitou que o placar fosse mais elástico. 

Com o resultado, o Grêmio alcançou os 13 pontos e assumiu provisóriamente a liderança do Grupo A da Taça Farropilha. O time tricolor torce por um tropeço do Passo Fundo, que atua neste próximo domingo diante do Pelotas, para seguir na ponta. A vitória deixou o time comandado por Vanderlei Luxemburgo com a vaga garantida para as quartas de finais da competição.

Equipe de Vanderlei Luxemburgo teve dificuldades para ameaçar o gol da equipe rival
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação

Já situação do Cerâmica é diferente. Na primeira divisão pelo segundo ano, o clube ainda busca fugir da degola e para nos três pontos, na última colocação do Grupo A. Na próxima rodada, a última da fase de grupos do segundo turno, o time de Gravataí enfrenta o Cruzeiro-RS em casa, e precisa vencer para seguir na primeira divisão.

O Grêmio visita o Novo Hamburgo no domingo, dia 14, às 16h (de Brasília), no Estádio do Vale. Antes, o time enfrenta o Fluminense pela Copa Libertadores da América, em confronto decisivo pelo Grupo 8 da competição intercontinental.

FICHA TÉCNICA 
GRÊMIO 1 x 0 CERÂMICA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 6 de abril de 2013, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Francisco Silva Neto
Assistentes: Vilmar Burini e Antônio César Domingues Padilha
Público: 11.496 pagantes
Renda: R$ 290.739,00 

Cartão amarelo: Souza e Welliton (Grêmio); Rodrigo (Cerâmica)

Gol: 
GRÊMIO: Fernando, aos 24 minutos do primeiro tempo

GRÊMIO: Dida; Pará, Cris, Werley e Fábio Aurélio; Fernando, Souza, Marco Antônio (Guilherme Biteco) e Zé Roberto; Vargas (Welliton) e Barcos (Kleber).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CERÂMICA: Villa; Saraiva, Alexandre, Rodrigo e Pedro; Zaquel, Róbson, Serginho Catarinense (Cristian) e Danilo; Cidinho (Murilo) e Soares (Paraíba).
Técnico: Luís Eduardo

Terra