0

Kleber se redime de pênalti perdido e dá vitória ao Grêmio

2 fev 2012
21h27
atualizado em 3/2/2012 às 00h27

Recém-contratado, Kleber começou a conquistar a torcida gremista com o estilo de jogo brigador, eficiente e, neste início de 2012, extremamente decisivo. Na noite desta quinta-feira, o camisa 30 perdeu um pênalti, mas conseguiu se recuperar e anotou o único gol da vitória por 1 a 0 sobre o São Luiz de Ijuí, em confronto realizado no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, e que assegurou a segunda vitória ao time tricolor no Campeonato Gaúcho desta temporada.

O gol de Kleber melhorou a situação do Grêmio neste primeiro turno de Campeonato Gaúcho. Com a vitória, o clube tricolor chegou aos seis pontos, na sexta posição do Grupo B. Por outro lado, mesmo derrotado no compromisso desta quinta, o São Luiz permanece na quinta colocação do Grupo A, perto da zona de classificação, com quatro pontos.

Embalado por mais uma vitória no compromisso desta quinta, o Grêmio terá o primeiro grande desafio. No domingo, às 19h30 (de Brasília), o clube terá pela frente o arquirrival Internacional, que chegará para o duelo motivado pela classificação à etapa de grupos da Copa Libertadores, após empate por 2 a 2 contra o Once Caldas, em plena atitude de Manizales.

Em situação totalmente contrária a do Grêmio e preocupado somente com a disputa do Campeonato Gaúcho, o São Luiz encara, também no domingo, mas às 18h30, o Novo Hamburgo, terceiro do Grupo B - uma vitória beneficiará o Grêmio, caso o clube comandado por Caio Jr. derrote o rival no final de semana.

O jogo
Pelas escalações, a tônica do jogo seria clara: o Grêmio, em um ofensivo esquema com três meias e dois atacantes, viria para cima do São Luiz, que jogou em um 3-6-1 extremamente cauteloso, pois foi com vários desfalques a Porto Alegre. No primeiro tempo, o clube tricolor atuou o tempo todo dentro do campo adversário, mas tinha dificuldades em criar chances, tal a competência com que se defendia o time de Ijuí.

A primeira chegada com real perigo ocorreu somente aos 23min: Mário Fernandes tabelou bem com Leandro e entrou na cara do gol, mas Vanderlei saiu bem e evitou a conclusão. Foi Leandro, aliás, a principal arma do time tricolor: com boas arrancadas pela ponta esquerda, envolveu os defensores. No entanto, a má atuação de Marco Antônio pelo lado direito comprometeu a movimentação por aquele setor.

Aos 26, Leandro recebeu em velocidade e foi derrubado na meia da lua, mas caiu dentro da área, confundindo o árbitro, que marcou pênalti. No entanto, Kleber bateu fraco, e Vanderlei espalmou pela linha de fundo. Cinco minutos depois, Júlio César foi puxado dentro da área. Desta vez foi pênalti, mas Jean Pierre Gonçalves Lima ignorou as reclamações dos jogadores do Grêmio.

O Grêmio seguiu martelando. Aos 32, Mário Fernandes chutou forte, Vanderlei rebateu e Leandro não conseguiu concluir no rebote. Aos 41, Marcelo Moreno deixou Kleber na cara do gol com um passe perfeito de letra. O atacante só teve o trabalho de deslocar Vanderlei e correr para o abraço: 1 a 0.

Com o meia Adriano Paulista no lugar do volante Da Silva, o São Luiz voltou com proposta um pouco mais ofensiva para o segundo tempo. Aos 3min, o time de Ijuí teve o primeiro ataque no jogo, um chute de longe defendido por Victor. O Grêmio, porém, seguiu dominando: no minuto seguinte, Leandro invadiu a área pela direita e chutou com perigo, por cima.

Na sequência, Kleber perdeu dois gols feitos: aos 10, Marquinhos bateu escanteio no segundo pau, o camisa 30 cabeceou firme e Vanderlei espalmou pela linha de fundo. Dois minutos depois, ele recebeu cruzamento de Marcelo Moreno e se esticou, mas o tiro saiu por cima, de dentro da pequena área.

O técnico Gelson Conte colocou o time ainda mais para a frente com a entrada do atacante Douglas no lugar do zagueiro Marcelo Mineiro, aos 17. O time de Ijuí viveu o melhor momento no jogo: não criou chances reais, mas rondava a área gremista o tempo todo, encurralando o time de Caio Júnior, que parecia satisfeito com a vantagem mínima.

O desconforto gremista durou menos de dez minutos. Aos poucos, o time foi reencontrando os espaços. Aos 24, Marcelo Moreno conseguiu escapar em um contra-ataque e lançou Leandro, mas o zagueiro cortou na hora em que o atacante gremista armava a conclusão.

Três minutos depois, Vanderlei fez duas defesas em chutes de Kleber e Marco Antônio. No minuto seguinte, foi Marcelo Moreno que obrigou o goleiro a boa defesa. Vanderlei espalmou outro bom chute do centroavante gremista aos 29.

Com a chuva, arriscar chutes longos era a ordem. A primeira chance real de gol do São Luiz ocorreu aos 31min do segundo tempo: Kim arriscou de longe e a bola passou perto, assustando Victor.

Aos 34, o goleiro gremista espalmou chute forte de Danilo, também de fora da área. Três minutos depois, Douglas bateu novamente de longe, e Victor fez ótima defesa de mão trocada. Aos 38, foi o Grêmio que arriscou: Fernando bateu falta no ângulo, mas Vanderlei salvou.

Confira outros resultados desta quinta-feira:

Pelotas 1 x 0 Ypiranga
Caxias 1 x 1 Santa Cruz

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 x 0 SÃO LUIZ

Gols:

GRÊMIO: Kleber, aos 41min do 1º tempo

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Naldo, Grolli e Julio Cesar; Fernando, Marquinhos (Felipe Guedes), Marco Antonio e Leandro (Yuri Mamute); Kleber e Marcelo Moreno (Felipe Nunes).
Técnico: Caio Júnior.

SÃO LUIZ: Vanderlei; Marcelo Mineiro (Douglas), Thiago Costa e Neguette; Danilo, Da Silva (Paulista), William Santos, Thiago Corrêa, Kim e Xaro; Araújo (Sandro Sotilli).
Técnico: Gelson Conte.

Cartões Amarelos
SÃO LUIZ: Da Silva, Thiago Corrêa e Neguette

Árbitro
Jean Pierre Gonçalves Lima

Local
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Com informações da Gazeta Esportiva

Fonte: Terra
publicidade