PUBLICIDADE

STJD: Passo Fundo evita queda no Gaúcho e rebaixa Esportivo

7 ago 2014 - 21h11
(atualizado às 21h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Márcio Chagas da Silva foi vítima de racismo no Campeonato Gaúcho
Márcio Chagas da Silva foi vítima de racismo no Campeonato Gaúcho
Foto: Getty Images

Rebaixado ao final do Campeonato Gaúcho, no dia 13 de abril, o Passo Fundo conseguiu se manter na elite estadual. O time reverteu uma pena aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após uma suposta escalação irregular do meia Paulo Josué, e recuperou oito pontos na tabela. Assim, quem acabou na Segunda Divisão foi o Esportivo, clube de Bento Gonçalves, que compõe o trio descendente com Pelotas e São Luiz.

A punição aos tricolores fazia referência a duas partidas disputadas, mais os pontos somados nas igualdades contra Aimoré, de São Leopoldo, e Veranópolis. Entretanto, tal caso não foi o único que envolveu a equipe da Montanha dos Vinhedos. Em julho, o clube alviceleste conseguiu reduzir a punição aplicada pelos atos racistas de torcedores contra o árbitro Márcio Chagas da Silva, que chegou a encontrar bananas em seu carro.

De acordo com o departamento jurídico da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), não há mais como a decisão ser revertida. Paulo Josué, que chegou por empréstimo do Juventude, estreou pelo clube apenas na sexta rodada, mas já havia disputado dois jogos pelo clube anterior. De acordo com artigo 58° do regulamento do Campeonato Gaúcho, publicado no site da entidade, os atletas só poderiam se transferir para outro clube do Estadual até a quarta rodada.

O campeão de tal edição foi o Internacional, que superou o Grêmio na decisão, com o expressivo placar agregado de 6 a 2. No estágio de mata-mata, o time colorado passou por Cruzeiro-RS (3 a 1) e Caxias (3 a 0).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade