0

Com jovens e veteranos, Goiás tem melhor defesa do país

24 mar 2009
16h18
atualizado às 17h10

Há uma máxima do basquete que diz que grandes ataques ganham partidas e grandes defesas ganham campeonatos. Se isso fosse uma verdade absoluta para o futebol, o Goiás poderia ser apontado como favorito ao título brasileiro. Transcorrido quase todo o primeiro trimestre de 2009, a equipe de Hélio dos Anjos já quebrou recordes e segue como o melhor sistema defensivo do Brasil, esbanjando números impressionantes.

» Opine: Defesa ganha campeonato?
» Veja a classificação do Goiano
» Leia as últimas do Goiás

Em 15 partidas disputadas na temporada, o Goiás só sofreu seis gols, o que lhe dá o melhor índice defensivo entre os clubes da primeira divisão nacional (ver ranking no fim do texto). Treinada por Hélio dos Anjos desde junho do ano passado, a equipe esmeraldina lidera o Campeonato Goiano com desempenho calcado em sua retaguarda, que só sofreu gols em um terço dos jogos no ano.

"Essa é uma filosofia da nossa equipe e que ajudou na recuperação do Campeonato Brasileiro do ano passado. Hoje temos a melhor campanha do Estadual e já passamos pela primeira fase na Copa do Brasil, apesar das mudanças de um ano para o outro. Isso só é possível pelo comprometimento dos jogadores", explica Hélio dos Anjos em entrevista ao Terra . De fato, o Goiás já havia tido a segunda melhor defesa do returno no último Brasileiro, com 19 gols sofridos em 19 jogos.

Apesar de o Goiás ainda ostentar números impressionantes no fim de março, o início de temporada foi ainda mais consistente. A equipe havia sofrido só dois gols até a nona rodada, o que representou o melhor desempenho no Estadual desde 1962.

Desde o último ano, Hélio dos Anjos aposta no sistema tático com três zagueiros e dois volantes. Em 2009, os titulares da primeira linha defensiva vêm sendo Ernando, Leandro Euzébio e Valmir Lucas, efetivado após a lesão do experiente Henrique. Rafael Tolói, campeão sul-americano sub-20 com o Brasil, é outra opção constante de Hélio dos Anjos, que protege sua zaga com os meio-campistas Éverton e Ramalho.

"Só temos praticamente jogadores jovens na zaga, o que para nós tem sido muito positivo. O Ernando e o Valmir Lucas têm 20 anos e o Rafael Tolói tem 18 anos", ressalta Hélio dos Anjos, que pede mais valorização ao mais experiente do trio de pratas da casa. "Ele (Ernando) faz os dois lados do campo, tem uma velocidade espantosa e é muito forte. Tem pequenos defeitos, mas já jogou dois Campeonatos Brasileiros", elogia.

Titular mais que absoluto nos 15 jogos do Goiás no ano, o experiente goleiro Harlei é uma verdadeira bandeira do clube esmeraldino e, para Hélio dos Anjos, é a grande sustentação da melhor retaguarda do Brasil. "É um jogador que sempre está pronto nos momentos decisivos. E com a experiência que tem, orienta e organiza a nossa defesa", explica o treinador.

Confira as cinco melhores defesas entre os clubes da Série A em 2009:

1º) Goiás - 0,4 gol por jogo (6 gols em 15 jogos)
2º) Inter - 0,47 gol por jogo (8 gols em 17 jogos)
3º) Vitória - 0,5 gol por jogo (9 gols em 18 jogos)
4º) Sport - 0,55 gol por jogo (10 gols em 18 jogos)
5º) Atlético-MG - 0,63 gol por jogo (7 gols em 11 jogos)

Mesmo com a lesão de Henrique, Hélio dos Anjos mantém defesa em alta
Mesmo com a lesão de Henrique, Hélio dos Anjos mantém defesa em alta
Foto: Site oficial do Goiás / Divulgação

Veja também:

Fonte: Especial para Terra
publicidade