PUBLICIDADE

Campeonato Goiano

De virtual rebaixado a sensação: conheça a campanha do Goianésia

24 mar 2013 - 08h02
(atualizado às 08h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Antes candidato ao rebaixamento, Goianésia briga para avançar às semifinais do Campeonato Goiano</p>
Antes candidato ao rebaixamento, Goianésia briga para avançar às semifinais do Campeonato Goiano
Foto: Goianésia EC / Reprodução

O insucesso nos amistosos de pré-temporada, a aposta em jogadores veteranos e o histórico recente do clube credenciavam o Goianésia a lutar contra o rebaixamento neste Campeonato Goiano. No entanto, o time do Vale do São Patrício faz campanha surpreendente e está muito perto de se classificar à fase semifinal.

O time comandado pelo técnico Henry Lauar não perde desde a terceira rodada do Campeonato Goiano (a única derrota foi para o Vila Nova em Goiânia, por 2 a 0) e com 25 pontos conquistados em 36 possíveis, na segunda colocação, conseguiu abrir seis pontos da terceira colocada Aparecidense.

<p>Diretoria apostou em nomes experientes, como Jeovânio, Romerito (foto) e Nonato</p>
Diretoria apostou em nomes experientes, como Jeovânio, Romerito (foto) e Nonato
Foto: Goianésia EC / Reprodução

A diretoria apostou em alguns jogadores experientes como o volante Jeovânio, 35 anos, o meia Romerito, 38, e o atacante Nonato, 33. A aposta está dando frutos e o técnico Henry Lauar acredita que o sucesso de sua equipe vem da mescla de jogadores experientes com os mais jovens e de uma soma de ingredientes.

"Não tem muito segredo, é só fruto de um trabalho compromissado e coeso. Existiu um envolvimento muito grande da torcida, da própria imprensa local, o respaldo que a diretoria nos deu trazendo jogadores qualificados, o comprometimento dos atletas com o trabalho da comissão técnica e tudo isso está sendo traduzido na boa campanha", analisou o treinador.

A classificação à próxima fase já é considerada como uma realidade, de acordo com a projeção comparando com os anos em que o Campeonato Goiano adotou a mesma fórmula, um time conseguirá a vaga na semifinal se somar entre 28 e 29 pontos.

Henry Lauar acredita que o Goianésia tem condições de atingir essa pontuação, mas revelou que o pensamento é no próximo adversário na tabela, o Goiás, no próximo domingo. "Estamos pensando tudo passo a passo, o primeiro momento é pensar no Goiás, nosso adversário da próxima rodada. A gente sabe que com a pontuação que alcançamos estamos próximos de alcançar uma classificação à próxima fase, mas estamos caminhando com calma", frisou.

Dos 16 gols marcados pelo ataque do Goianésia, dez estão divididos entre os atacantes Nonato, xodó da torcida com cinco, e Alekito, que chegou durante a competição, mas já anotou cinco também. A defesa é um dos pontos mais fortes: sofreu oito gols em 12 jogos, e só não é melhor que a do líder Goiás, com quatro sofridos.

Planos

<p>Com cinco gols, experiente Nonato é um dos destaques da equipe e ídolo da torcida em 2013</p>
Com cinco gols, experiente Nonato é um dos destaques da equipe e ídolo da torcida em 2013
Foto: Goianésia EC / Reprodução

Apesar da surpreendente campanha, o treinador explicou que o time trabalha com responsabilidade e vem conquistando os seus objetivos aos poucos. O treinador lembrou como o Goianésia iniciou a temporada e ressaltou que cada objetivo foi alcançado passo a passo.

Henry não falou em título, mas revelou que o Goianésia trabalha para assegurar uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D. Para o treinador, é intenção da diretoria do clube ter um calendário para todo o ano.

"No começo do campeonato éramos apontados como candidatos ao rebaixamento, já nos livramos dele, estamos próximos de nos classificar e temos o objetivo de garantir também uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro", ressaltou.

Alçapão

O Estádio Valdeir José de Oliveira, em Goianésia, com capacidade para 4 mil torcedores, é considerado um dos campos de jogo mais indigestos para os visitantes do atual Campeonato Goiano. Campo pequeno, acanhado, com o torcedor barulhento, são algumas adversidades apontadas por quem atua lá.

No campeonato de 2012, o Goianésia chamou a atenção por ter vencido em seu estádio os três times da capital: Goiás, Vila Nova e Atlético. Estas três vitórias foram providenciais para manter a equipe na elite do futebol goiano. No entanto, nesta temporada o Goianésia conseguiu ampliar a sua força e tem dividido os bons resultados entre os jogos em casa e fora, embora ainda esteja invicto como mandante.

O próprio técnico Henry Lauar minimizou a questão do “alçapão” ao apontar o aproveitamento do time dentro e fora de casa. "Hoje não tem isso, jogamos em casa da mesma forma que atuamos longe dela. Das sete vitórias que conseguimos foram quatro no Valdeir José de Oliveira e três fora de casa", concluiu.

Fonte: MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade