PUBLICIDADE

Campeonato Goiano

Fim da agonia: Vila Nova conquista acesso e retorna à elite

30 abr 2015 - 07h00
(atualizado às 07h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Cair para a segunda divisão do campeonato estadual parecia o fundo do poço para o Vila Nova, a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro tornou 2014 trágico para o clube. Mas o torcedor colorado começa a respirar novos ares. Com uma vitória sobre o Anápolis, 3 a 1, na casa do adversário, o time colorado carimbou seu retorno para a primeira divisão do Campeonato Goiano.

O retorno não foi fácil. O clube passou por uma reformulação em sua gestão e com pouco dinheiro em caixa teve de contar com o apoio de seu torcedor para superar as dificuldades. Após um início titubeante, o Vila Nova engrenou na competição e fez a melhor campanha da fase de classificação.

Vila Nova em vitória sobre o Goiânia na caminhada do acesso
Vila Nova em vitória sobre o Goiânia na caminhada do acesso
Foto: João Paulo Di Medeiros / MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra

No quadrangular final, o time colorado reencontrou o antigo rival Goiânia, derrotou o Iporá e rivalizou com o Anápolis, clube que impediu que a caminhada do Vila Nova fosse invicta na segunda divisão.

Para coroar o acesso, o Vila Nova ainda busca o título de campeão goiano da Divisão de Acesso. Terá de tirar a diferença no saldo de gols, uma vez que o Anápolis lidera com 12 pontos e tem saldo positivo de sete, dois a mais que o Vila Nova. A diretoria espera casa cheia no Serra Dourada, no próximo sábado.

Confira cinco passos importantes no acesso colorado:

- Eleição Guto Veronez

Ainda no início de dezembro do ano passado, o conselheiro Guto Veronez venceu a eleição para a presidência executiva do clube. A entrada de Guto no comando do Vila Nova representou uma nova geração no comando. A política de saneamento das dívidas e a transparência na gestão foram os principais trunfos para o dirigente em seus primeiros meses no comando do clube. Logo no início do campeonato, teve a decisão de trocar o comando técnico ao demitir Wladimir Araújo e contratar Márcio Fernandes.

- Retorno de Frontini

Goleador com o Vila Nova em 2013, na campanha do acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro, o argentino Frontini fez falta ao colorado no ano passado. Tanto que quando a diretoria anunciou seu retorno dezenas de colorados foram ao aeroporto receber o atacante. Com 12 gols, Frontini foi o artilheiro incontestável da campanha que conduziu o Vila Nova à primeira divisão estadual.

Frontini marca o primeiro dos seus quatro gols na goleada sobre o Itaberaí por 4 a 0
Frontini marca o primeiro dos seus quatro gols na goleada sobre o Itaberaí por 4 a 0
Foto: João Paulo Di Medeiros / MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra

- Camisa preta

Durante a estadia do Vila Nova na segunda divisão do Goiano, os jogadores não entraram em campo com a tradicional camisa vermelha. Uma ação de marketing proposta pela diretoria criou uma camisa preta como terceiro uniforme. Ela foi utilizada enquanto o clube não conseguiu o acesso. No jogo contra o Goiânia, no próximo sábado, que pode valer o título e com a vaga na elite já garantida, o Vila Nova deve voltar a vestir a camisa rubra.

- Robston

Líder em campo, o meio-campista Robston cumpriu um ano de suspensão por doping. Enquanto esteve fora, o Vila Nova acumulou dois rebaixamentos. Em seu retorno, além da liderança que exerce sobre o grupo, Robston contribuiu com gols e assistências durante o campeonato.

- Torcida

Se a torcida do Vila Nova não conseguiu lotar o Serra Dourada, também não fez feio e levou bons públicos ao estádio. O torcedor empurrou a equipe mesmo quando empatou em casa com o modesto América de Morrinhos. A expectativa é de quebrar o recorde no próximo sábado, quando enfrenta o Goiânia e tem a possibilidade de ser campeão.

Torcida do Vila Nova compareceu ao Serra Dourada mesmo na Segunda Divisão
Torcida do Vila Nova compareceu ao Serra Dourada mesmo na Segunda Divisão
Foto: João Paulo Di Medeiros / MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra
Fonte: MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade