PUBLICIDADE

Campeonato Baiano

Públicos de Bahia, Palmeiras e Corinthians superam clássicos

Bahia x Sport tem maior torcida do fim de semana no Brasil, mas palmeirenses e corintianos fazem bonito com mais de 30 mil pessoas contra Botafogo-SP e Ponte Preta

13 abr 2015 - 10h41
(atualizado às 11h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Os campeonatos estaduais entraram em suas fases decisivas neste final de semana, mas nem isso animou a torcida brasileira. Entre as principais competições, apenas três jogos tiveram público acima dos 30 mil. Mesmo com clássicos no Rio de Janeiro e Minas Gerais, a presença da torcida ficou aquém do esperado.

No caso do Bahia, é preciso fazer uma ressalva: a fase decisiva da Copa do Nordeste não começou neste final de semana. O time já tinha disputado o mata-mata contra o Campinense, pelas quartas de final. Em casa, teve 23.218 torcedores.

Empolgada com a semifinal, a torcida do Bahia atingiu o recorde deste final de semana: contou com 40.205 torcedores no jogo contra o Sport, pela semifinal. O time correspondeu, venceu por 3 a 2 e está na final. A expectativa é por um novo recorde na decisão, contra o Ceará. O primeiro jogo será na Arena Itaipava Fonte Nova, no dia 22 deste mês.

Corinthians e Palmeiras realmente começaram a disputar mata-mata neste final de semana. E o público correspondeu: a maior marca foi do Allianz Parque, que contou com 35.939 torcedores no total. Já o jogo do Corinthians teve 32.438 pagantes. Os dois times venceram e vão se enfrentar na semifinal, em jogo único, na Arena Corinthians. Certamente um novo recorde também será quebrado no próximo domingo.

Corinthians está sem perder em casa há 30 jogos
Corinthians está sem perder em casa há 30 jogos
Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press

Diferença de renda

O que tem chamado atenção em São Paulo é a renda dos jogos. Mesmo com ingressos caros, a torcida tem comparecido, o que eleva demais o ganho financeiro dos clubes. Basta comparar com a Copa do Nordeste para perceber isso: Bahia x Sport rendeu R$ 1.090.154,50. Já os jogos de Corinthians e Palmeiras, mesmo com público um pouco menor, rendeu mais de R$ 2 milhões

Públicos decepcionantes

Os clássicos do Campeonato Carioca reforçam as críticas aos estaduais. Mesmo com dois times grandes, o público é decepcionante: o jogo Flamengo x Vasco teve 24.747 presentes, mas era esperado muito mais para um duelo de times e torcidas tão grandes. A outra semifinal do Carioca, entre Botafogo x Fluminense, também teve pouco público: 17.528 torcedores.

Clássico no Independência teve torcida única e público muito baixo
Clássico no Independência teve torcida única e público muito baixo
Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG / Divulgação

Em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético-MG se encararam na semifinal, como há muito não acontecia. Em jogo de torcida única, os atleticanos se interessaram, mas não chegaram a lotar o Estádio Independência: 16.156 pessoas estiveram no local. Contra o Santa Fé, na última quinta, o público foi de 21.237. Isso pode ser explicado de forma simples, já que o time fará uma "decisão" na Copa Libertadores, nesta quarta-feira. Ou seja, o torcedor está priorizando jogos internacionais aos estaduais.

Além dos clássicos, outros jogos tiveram público baixo. Mesmo no Paulista os jogos de São Paulo (18.221 torcedores) e Santos (11.260) ficaram abaixo do razoável. No Campeonato Gaúcho os números de público da semifinal ainda não foram divulgados. Mas nas quartas os números também foram baixos: o jogo do Grêmio teve 16.991 pessoas. A partida do Inter teve 11.788 torcedores. Talvez uma final entre Inter e Grêmio salve o público do Gaúchão, mas a rodada deste final de semana mostrou que nem isso é garantia de sucesso.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade