PUBLICIDADE
Logo do Coritiba

Coritiba

Favoritar Time

Coritiba conquista título paranaense após bater rival Atlético

18 abr 2010 - 17h47
(atualizado em 19/4/2010 às 17h27)
Compartilhar

Com apoio de sua apaixonada torcida, em pleno Couto Pereira, o Coritiba se sagrou campeão paranaense pela 34ª vez em sua história ao vencer o Atlético-PR por 2 a 0, neste domingo. A conquista acontece com uma rodada de antecedência e, no próximo domingo, o Coritiba volta ao seu estádio para o jogo contra o Cascavel, quando receberá a faixa em homenagem ao título.

A partida deste domingo teve todos os ingredientes de um grande clássico, decisivo para o Campeonato Paranaense de 2010. Os 27 mil torcedores que lotaram o Couto Pereira puderam ver duas equipes preocupadas em vencer, jogando ofensivamente e contando com grandes atuações de suas defesas. Após o primeiro gol da equipe da casa, no segundo tempo, o jogo ficou ainda mais franco e equilibrado, com grandes chances criadas por ambos os times.

Apesar de vários momentos de equilíbrio, o Coritiba esteve melhor durante toda a partida e foi mais perigoso no primeiro tempo, principalmente com Ariel e Marcos Aurélio, o melhor em campo. A melhor oportunidade nos 45min iniciais veio em uma jogada de contra-ataque, quando Rafinha avançou pela direita e encontrou Ariel livre para chutar forte, exigindo grande defesa do goleiro Neto.

A disputa de bola e a forte marcação, características do primeiro tempo, deram lugar a um jogo aberto e cheio de jogadas perigosas na etapa complementar. E o responsável por mudar o jogo foi o rápido meia-atacante Maros Aurélio, que, logo aos 5min, recebeu passe de Rafinha pela esquerda e acertou um forte chute no ângulo direito da meta atleticana.

A resposta do Atlético-PR veio no minuto seguinte, em jogada de contra-ataque. Em bobeira da zaga do time alviverde, o lateral Chico encontrou Tartá livre na área, que finalizou para a excelente defesa de Édson Bastos.

Aos 15min, o inspirado Marcos Aurélio acerta forte chute no canto, mas assiste o goleiro rival fazer nova defesa. A presença do atacante argentino Ariel também era constante na área do Atlético. Em duas oportunidades ele chegou perto de balançar as redes, mas foi impedido pela zaga e pelo goleiro Neto.

Outro jogador que mostrou sua estrela foi o angolano Geraldo. Três minutos depois de entrar no lugar de Renatinho, ele encheu a voltou a dar alegria à empolgada torcida do Coritiba. Em jogada individual pela esquerda, ele escapou de dois marcadores, invadiu a área e deu tirou Neto da jogada com um toque de categoria.

O resultado de 2 a 0 fez o Couto Pereira se pintar de verde e branco, além de minar a produção ofensiva atleticana. Apesar de tentativas de bola parada no fim do jogo, através de Paulo Baier, as melhores chances nos últimos minutos também foram do Coritiba, que vibrou quando o apito do árbitro indicou o fim do jogo.

FICHA TÉCNICA

Coritiba 2 x 0 Atlético-PR

Ponto Forte do Coritiba

Apoio da torcida e velocidade nas jogadas puxadas por Marcos Aurélio e Rafinha pela esquerda

Ponto Forte do Atlético-PR

Conseguiu equilibrar a partida em alguns momentos, mesmo com a pressão exercida pelo Coritiba

Ponto Fraco do Coritiba

Fragilidade da defesa em jogadas pelo alto

Ponto Fraco do Atlético-PR

Pouca criatividade na armação das jogadas, apesar da força de vontade

Personagem do jogo

Marcos Aurélio, autor do gol que abriu caminho para o título e principal articulador das jogadas do Coritiba

Esquema Tático do Coritiba
4-4-2
Édson Bastos; Rodrigo Heffner (Pereira), Jéci, Demerson e Lucas Mendes; Marcos Paulo (Tiago Real), Leandro Donizete, Rafinha e Renatinho (Geraldo); Marcos Aurélio e Ariel. Técnico: Ney Franco

Esquema Tático do Atlético-PR
4-4-2
Neto; Valencia, Vanegas (Bruno Costa), Manoel e Chico; Alan Bahia, Paulo Baier, Márcio Azevedo ((Marcelo), Tartá; Alex Mineiro e Pepe Toledo (Wallyson). Técnico: Leandro Niehues

Cartões amarelos
Coritiba: Jéci, Leandro Donizete e Demerson

Atlético-PR: Tartá e Márcio Azevedo Árbitro
Antônio Denival de Morais

Local
Estádio Couto Pereira, Curitiba (PR)

Público
27.000

Redação Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Kathia Prox, de Curitiba (PR), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Coritiba vence clássico e é campeão paranaense:
vc repórter
Compartilhar
Publicidade