PUBLICIDADE

Campeonato Paranaense

PR: Maringá e Londrina "ressuscitam" e revivem final de 1981

12 abr 2014 - 08h11
Compartilhar
Exibir comentários
Urubatão comanda treino do Londrina para decisão do Paranaense 1981; final repetida 33 anos depois
Urubatão comanda treino do Londrina para decisão do Paranaense 1981; final repetida 33 anos depois
Foto: Gazeta Press

Essa não é a primeira vez que Maringá e Londrina decidem o Campeonato Paranaense. Isso já ocorreu em 1981, quando o time londrinense levou a melhor nos dois duelos. É verdade que o clube maringaense é outro, mas foi ele quem recuperou o orgulho da cidade.

Em 1981, a primeira final ocorreu no Estádio Willie Davis, mesmo palco que recebe a grande decisão do Campeonato Paranaense deste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Capanema. Jogando fora de casa o Londrina levou a melhor e venceu por 3 a 2.

"Foi um passo muito importante para o título. Superamos todas as dificuldades impostas por eles e saímos com a vitória, que nos deu a vantagem de jogar pelo empate em casa", afirmou o ex-meia Carlos Alberto Garcia, que é apontado até hoje como um dos maiores ídolos da história do clube londrinense.

Tal idolatria não é à toa. Foi Carlos Alberto Garcia quem marcou o gol do título na grande decisão de 1981. "O jogo foi no Estádio do Café, que estava completamente lotado. Só que nós (Londrina) não fizemos um bom jogo. O Maringá estava jogando bem melhor", admitiu o ex-atleta.

"O jogo estava 1 a 1, resultado que nos rendia o título. Aí o treinador me chamou. Dez minutos depois de eu ter entrado fui coroado com o gol do título. Foi sensacional", relembrou. "Foi uma falta pelo lado esquerdo do ataque. Após a cobrança do Paulinho, fui feliz e marquei de cabeça o gol do título", narrou Garcia.

Mesmo com uma carreira vitoriosa, Carlos Alberto Garcia reconheceu que o gol do título foi um dos momentos mais especiais em que ele viveu no futebol. "Tanto é que 33 anos depois estou dando entrevista sobre isso. De fato fiquei marcado na história do Londrina", disse.

Veja os gols de Londrina 2 x 2 Maringá pelo Paranaense:

Sobre a decisão deste domingo, Garcia não ficou em cima do muro. "Eu acredito que o Londrina possa vencer. O time está numa crescente, muito empolgado. Na frente o Arthur e o Joel vivem um grande momento. Mas tem que ter cuidado e sair na frente do placar", apontou o ídolo de 81.

Último título do Maringá em 1977

Com o revés na final de 1981, a cidade de Maringá não é campeã da elite estadual desde 1977. Agora, 37 anos depois um dos principais municípios do estado do Paraná revivem os dias de glória.

Em 1977, a conquista veio no Couto Pereira, diante do Coritiba, que buscava o heptacampeonato. "Após o primeiro jogo da final, em Maringá, quando vencemos eles, vimos que seriamos campeões", recordou o ex-meia Nivaldo Carneiro, um dos símbolos daquele time.

Vale lembrar que desde então Maringá ruiu no futebol. Nenhum clube de firmou na cidade e desde 2008 nenhuma equipe figurava na elite estadual. "Essa campanha histórica recoloca o município entre os grandes do estado", apostou Carneiro.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade