PUBLICIDADE

Campeonato Paulista Série A2

Acesso, degola... Entenda brigas na última rodada da A2

1 mai 2015 - 09h01
(atualizado às 09h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Enfim, a simpática Série A2 do Campeonato do Paulista chegou à sua última rodada. Os tradicionais Ferroviária e Novorizontino já garantiram lugar na elite estadual do ano que vem, e o time de Araraquara, aliás, erguerá a taça no duelo deste sábado, às 19h (de Brasília), diante do desinteressado Guarani, dentro de casa. Mas não pense que o jogo não vai valer nada. Uma vitória fará a equipe se tornar a dona do melhor aproveitamento da história da competição, com 80,7%. Na parte de baixo da tabela, Catanduvense e Guaratinguetá já foram rebaixados. Mas ainda há muito em disputa na 19ª rodada da segunda divisão paulista, que terá nove jogos realizados às 10h deste domingo. Entenda abaixo:

Acesso

Posição Time Pontos Situação Adversário
Ferroviária 43 campeã Guarani (c)
Novorizontino 36 na elite Batatais (f)
Água Santa 35 quase na elite Velo Clube (f)
Oeste 35 na briga Independente (c)
Independente 34 na briga Oeste (f)
Mirassol 32 chances remotas União Barbarense (c)

A campeã Ferroviária e o atual vice-líder, Novorizontino, já garantiram matematicamente acesso à Série A1 do Campeonato Paulista. Restam, então, duas vagas. E há quatro equipes na briga por elas. O modesto Água Santa, de Diadema, é quem tem mais chances de subir. Na terceira posição com 35 pontos, o time só não disputará a elite no ano que vem se acontecer uma tragédia.

Isto porque Oeste (4º) e Independente (5º) fazem confronto direto em Itápolis. Um deles provavelmente não terminará o campeonato no G-4. Para o Água Santa não subir, então, teria que perder para o desesperado Velo Clube fora de casa e ver o Mirassol superar a União Barbarense tirando dez gols de saldo. Ou então, ser derrotado por 12 gols e presenciar um empate entre Oeste e Independente. Improvável, não?

Água Santa praticamente garantiu vaga na Série A1 do Campeonato Paulista
Água Santa praticamente garantiu vaga na Série A1 do Campeonato Paulista
Foto: Facebook / Reprodução

Consideremos, então, que o Água Santa está com os dois pés na A1. Restaria uma vaga. E três times na briga. Oeste e Independente fazem duelo direto no Estádio dos Amaros. Quem vencer conquista o acesso. Um empate classifica o Oeste e praticamente elimina o Independente – só não tira o time de Limeira se o Água Santa perder por 12 gols para o Velo Clube. Por fora, surge o Mirassol. O time da “Cidade Amiga” só vai à elite se triunfar sobre a União Barbarense e tirar 10 gols de saldo de um derrotado Água Santa.

Grandes sem pretensões

Alguns dos clubes mais tradicionais do estado disputaram a Série A2 do Campeonato Paulista neste ano. E, incrivelmente, seguirão na segunda divisão no ano que vem. São os casos de São Caetano, Guarani, Paulista, Rio Branco e Santo André. Todos não têm mais chances de acesso e nem de rebaixamento. Terão que se contentar em cumprir tabela na última rodada e disputar a Série A2 novamente em 2016. É mole?

Vice-campeão da Libertadores em 2002, São Caetano vai jogar a Série A2 em 2016
Vice-campeão da Libertadores em 2002, São Caetano vai jogar a Série A2 em 2016
Foto: Facebook / Reprodução

Rebaixamento

Posição Time Pontos Situação Adversário
13º Monte Azul 20 riscos remotos Rio Branco (c)
14º Atlético Sorocaba 19 na luta Matonense (c)
15º Velo Clube 19 na luta Água Santa (c)
16º Batatais 19 na luta Novorizontino (c)
17º Comercial 17 na luta Catanduvense (c)
18º Matonense 17 na luta Atlético Sorocaba (f)
19º Catanduvense 12 rebaixado Comerical (f)
20º Guaratinguetá 3 rebaixado Santo André (f)

Dois times já amargaram matematicamente o descenso à Série A3 de 2016: Guaratinguetá (20º) e Catanduvense (19º). Restam, então, duas degolas. No momento, Matonense e Comercial têm 17 pontos e ocupam a zona do rebaixamento. Na última rodada, o time de Matão, que não perde há cinco rodadas, precisa vencer o Atlético de Sorocaba fora de casa para tentar escapar. O mesmo pode ser dito sobre a equipe de Ribeirão Preto, que vai atuar em casa contra o já rebaixado Catanduvense. Mais do que triunfar, ambos precisar de no mínimo um empate de Velo Clube ou Batatais para se livrar.

O “Fantasma da Mogiana” vai atuar em seus domínios e diante do forte Novorizontino. Mas o rival já conquistou o acesso - o que pode facilitar as coisas. Já o Velo Clube recebe o Água Santa, que está muito perto da A1, em Rio Claro. Também na briga contra o rebaixamento está o Monte Azul, mas com pouquíssimas chances de queda. Em casa, o time precisa pelo menos empatar com o já desinteressado Rio Branco para se livrar sem riscos. Vai ser bacana a última rodada da A2!

Guaratinguetá fez campanha pífia na Série A2 e já foi rebaixado
Guaratinguetá fez campanha pífia na Série A2 e já foi rebaixado
Foto: Leonardo Fermiano/Ferroviária / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade