PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Cartão postal paulista, Pacaembu faz 70 anos

27 abr 2010 - 11h41
Compartilhar

O Estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu, completa 70 anos de existência nesta terça-feira. Atualmente utilizado principalmente em partidas do Corinthians, o campo já foi palco de importantes momentos da história da Seleção Brasileira e dos clubes de São Paulo. No próximo domingo, dia 2 de maio, Santos e Santo André decidirão mais um título paulista no local.

Estádio é palco dos dois jogos da final do Campeonato Paulista
Estádio é palco dos dois jogos da final do Campeonato Paulista
Foto: Reinaldo Marques / Terra

A partida inaugural do estádio, um dia depois de sua abertura oficial, contou com a presença do então presidente Getúlio Vargas e mobilizou a cidade. O Palmeiras, à época ainda batizado de Palestra Itália, recebeu o Coritiba e foi impiedoso: 6 a 2. Zequinha, do time paranaense, foi o autor do primeiro gol.

No mesmo dia, a rodada dupla registrou o encontro entre o Corinthians e o Atlético-MG, com vitória paulista por 4 a 2. Era o início da forte relação entre corintianos e o local. O time alvinegro é o recordista de partidas no estádio. Já a maior goleada pertence ao São Paulo, que, em 1945, venceu o Jabaquara da cidade de Santos por 12 a 1.

Desde 2008, o Pacaembu abriga também o Museu do Futebol, maior acervo histórico do país sobre o esporte que é a grande paixão nacional. Nesta terça, para celebrar mais um ano de vida, a Prefeitura planejou um dia inteiro de festa e eventos esportivos.

A programação inclui atividades gratuitas para o público, com visitação aberta ao Museu, e dois jogos de futebol. Craques que fizeram história no gramado, como Wladimir, Coutinho, Pepe, Leão, Ademir da Guia e Basílio confirmaram presença.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade