PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Crise: tradicionais XV de Jaú e União desistem do Paulista

União São João e XV de Jaú alegam dificuldades financeiras e pedem licença de disputar a Segunda Divisão de 2015, a última de SP

4 fev 2015 - 16h37
(atualizado às 16h49)
Compartilhar
Exibir comentários
União São João fez frente a grandes de São Paulo até 2005
União São João fez frente a grandes de São Paulo até 2005
Foto: Gazeta Press

O estado de calamidade de times tradicionais do interior de São Paulo já começa a fazer vítimas. Sem apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), que oferece aos clubes que disputam as divisões de acesso uma quantia mínima para a manutenção no ano, XV de Jaú e União São João anunciaram, na noite da última terça-feira, que paralisarão as atividades e não disputarão a quarta e última divisão do Estado nesta temporada, competição que teria início em maio. 

A declaração de ambos os times foi feita pelas redes sociais. As duas equipes tradicionais comunicaram que sequer participariam do conselho técnico da última divisão paulista nesta quarta-feira. A falta de dinheiro, situação que se agrava nas equipes menores desde a criação da Lei Pelé, é o maior empecilho para a participação dos dois clubes no torneio. O curto calendário e as competições pouco rentáveis também atrapalham. 

Atualmente, poucas são as equipes do interior paulista que conseguem se virar com as próprias pernas - a maioria dos times de sucesso conta com parcerias com empresários ou apoio de prefeituras locais. Responsável por organizar as competições do Estado, a FPF deixou os times do interior em divisões menores no ostracismo, com quantias mínimas para a manutenção dos clubes durante os campeonatos. Recentemente, a Francana quase desistiu da A3, mas uma parceria de última hora salvou o time. 

União São João lembra até a máfia do apito em anúncio de desistência

Estádio Hermínio Ometto, do União São João, passa por obras
Estádio Hermínio Ometto, do União São João, passa por obras
Foto: Facebook / Reprodução

Fundado em 1981, o União São João terá em 2015 pela primeira vez um ano sem disputar competições profissionais. Campeão brasileiro da Série C de 1988 e da Série B de 1996, a equipe de Araras soltou uma carta à população do município explicando os motivos que levaram o clube a desistir do futebol profissional na atual temporada. A Máfia do Apito de 2005 é lembrada. 

"Quando foi rebaixado em 2005, da A1 para a A2, naquele fatídico jogo contra o já rebaixado União Barbarense, em Araras, no dia 17 de abril de 2005, meses depois veio à tona a Máfia do Apito no futebol paulista e brasileiro. O árbitro daquele jogo sr. Edílson Pereira de Carvalho, capa da Revista Veja e principal envolvido na máfia, derrubou o União São João (gol impedido, pênalti, etc).", afirma. 

O ano de 2005, por sinal, foi a última participação do União São João na Série A1. A equipe ficou perto de voltar para a principal divisão em anos seguintes e revelou nomes como Luan, ex-Palmeiras, mas em 2012 o time caiu para a terceira divisão e, no ano seguinte, foi rebaixado para a quarta e última. 

"Nossos investimentos nestes anos foram minando nossos recursos e forças, o público foi se afastando do estádio, as cotas da FPF foram diminuindo (na A2, A3 e Segunda Divisão quase não existem), que culminou em dívidas com fuincionários, ex-funcionários, fornecedores, processos e hoje estamos praticamente insolúveis. Recursos para investir nas categorias de base, que sempre foram nosso forte, foram ficando escassos", diz. 

Em 2014, a equipe de Araras até começou bem a última divisão do Campeonato Paulista, mas foi eliminada na terceira fase. O time responsável por revelar Roberto Carlos lembra também que reformas no Estádio Hermínio Ometto por exigência de autoridades também complicam a disputa e encerra a carta com um "até breve". 

 

XV de Jaú diz estar até suspenso da FPF

Torcedor do XV de Jaú terá um 2015 para esquecer
Torcedor do XV de Jaú terá um 2015 para esquecer
Foto: Facebook / Reprodução

Outro time tradicional que ficará fora da última divisão paulista será o XV de Jaú, fundado em 1924. O clube alega "motivos financeiros e pendências de documentações junto à Federação Paulista". A equipe relata até estar suspensa da FPF pelo não pagamento de uma dívida e por não apresentar o balanço financeiro de 2013. 

“As propostas de parcerias que surgiram não apresentaram sustentação e segurança para finalizarmos contrato”, disse o presidente do time Laércio Campos, segundo a nota oficial. 

"A diretoria se empenhará ao máximo nesse ano de 2015 para organizar o clube, visando a disputa do campeonato de 2016. Um auditor foi contratado para dar assessoria ao clube. Mesmo sem participar do campeonato, o XV de Jaú não ficará parado. A escolinha de futebol voltará no dia 24 de fevereiro, bem como terá início a formação de uma categoria de base para futuras disputas de campeonatos, visando uma base competitiva para o elenco de 2016", afirma o clube. 

O time fez boas participações no Paulistão e desafiou os grandes até o fim da década de 80, A última participação da equipe na primeira divisão do Estado de São Paulo foi apenas no longínquo ano de 1996. Uma coletiva de imprensa do presidente está marcada para esta quinta-feira para fornecer esclarecimentos. 

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade