PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

De gol salvador, a pedaladas e briga; relembre clássicos no Morumbi

Santos e Corinthians realizaram jogos memoráveis neste século no Estádio do Morumbi. O duelo que já decidiu título nacional foi marcado por lances históricos, gol salvador, pedaladas e até confusão e briga entre os jogadores.

3 mar 2013 - 08h17
(atualizado às 08h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Decisões pelo Paulista e Brasileiro marcaram os duelos entre Santos e Corinthians no Estádio do Morumbi neste século</p>
Decisões pelo Paulista e Brasileiro marcaram os duelos entre Santos e Corinthians no Estádio do Morumbi neste século
Foto: Gazeta Press

Santos e Corinthians realizaram jogos memoráveis neste século no Estádio do Morumbi. O duelo, que já decidiu título nacional, foi marcado por lances históricos, gol salvador, pedaladas e até confusão e briga entre os jogadores. Neste domingo, os rivais se enfrentam novamente na casa são-paulina, às 16h (de Brasília), em duelo válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.

De 2001 para cá foram seis jogos entre os rivais. Melhor para o Santos, que venceu três partidas, empatou duas e só perdeu uma no Morumbi. Entre as vitórias santistas estão duas das mais importantes: os dois confrontos que decidiram o Campeonato Brasileiro de 2002 a favor do time praiano. Com a dupla Robinho e Diego inspirada, o Santos superou o favoritismo do Corinthians e deu volta olímpica no estádio, com direito a "pedaladas".

Pelo lado do time de Parque São Jorge, está a marcante vitória de virada na semifinal do Campeonato Paulista de 2001. Com gol heróico de Ricardinho aos 47min do segundo tempo, a equipe venceu o rival e se classificou para a decisão do torneio estadual, que venceria posteriormente.

Grandes jogadores já participaram do duelo no Morumbi, como Marcelinho Carioca, Ricardinho, Dodô, Rincón, Robert, Vampeta, Diego, Robinho, Tevez, entre outros. Neste domingo, será a vez de Neymar e Alexandre Pato, duas grandes esperanças da torcida brasileira para a Copa do Mundo de 2014, escreverem mais um capítulo na história do clássico centenário.

Confira os duelos Santos x Corinthians disputados no Morumbi neste século:

06/05/2001 - Corinthians 1 x 1 Santos - 1º duelo da semifinal do Paulista

O primeiro duelo da semifinal do Campeonato Paulista de 2001 colocou frente a frente Santos e Corinthians. Com melhor campanha na primeira fase, após se classificar em segundo lugar no geral, a equipe santista jogava por dois resultados iguais para avançar à final.

Na primeira partida, com mais de 65 mil pessoas no Morumbi, o atacante Deivid abriu o placar para o Santos. No segundo tempo, brilhou a estrela do treinador Vanderlei Luxemburgo, que mexeu bem no time corintiano e conseguiu o empate. Aos 11min da segunda etapa, Marcelinho cruzou, Gil desviou e Ewerthon marcou um golaço, deixando tudo igual na disputa.

Marcelinho Carioca comemora gol diante do Santos no duelo semifinal do Campeonato Paulista de 2001
Marcelinho Carioca comemora gol diante do Santos no duelo semifinal do Campeonato Paulista de 2001
Foto: Gazeta Press

13/05/2001 - Santos 1 x 2 Corinthians - 2º duelo da semifinal do Paulista

O segundo jogo da decisão, disputado no Dia das Mães de 2001, teve um pouco de tudo: pênaltis desperdiçados pelos dois lados, polêmica com ponto eletrônico, emoção até o final, gol salvador e muito choro. Imagens da partida mostraram que Ricardinho atuou no duelo com um ponto eletrônico no ouvido direito. Na ocasião, ele recebia informações táticas e avisos do banco de reservas, o que gerou reclamação por parte dos rivais. 

Dodô e Marcelinho Carioca desperdiçaram cobranças de pênaltis enquanto o placar ainda estava inalterado. O primeiro gol do Santos saiu aos 33min, com o meio-campista Renato. Os santistas ainda comemoravam quando, um minuto depois, Marcelinho Carioca igualou o marcador. O empate levava o time do Santos para a decisão contra o Botafogo-SP.

O jogo estava 1 a 1 até os 47min45s da etapa final, quando Ricardinho marcou um dos gols mais marcantes da recente história corintiana. O meia viu Gil receber pela esquerda, avançar, driblar o defensor André Luis e rolar para a meia-lua. Marcelinho ainda fez o corta luz, e Ricardinho chutou colocado, superando o goleiro Fábio Costa. O placar de 2 a 1 levou o Corinthians à grande final. Mais tarde, a equipe seria campeã do torneio.

08/12/2002 - Santos 2 x 0 Corinthians - 1º duelo da final do Brasileiro

O Campeonato Brasileiro de 2002 contou com um verdadeiro show dos "Meninos da Vila". Liderados por Diego e Robinho, o time santista iniciou a decisão do torneio diante do Corinthians com mais uma apresentação de gala da dupla. Em tarde chuvosa na cidade de São Paulo, o Santos foi muito superior ao Corinthians e conseguiu vencer o primeiro duelo por 2 a 0, conquistando boa vantagem na briga pela taça.

Com facilidade na troca de passes no meio-campo, o time praiano não demorou para marcar. Aos 16min, Diego deu passe perfeito para o artilheiro Alberto inaugurar o marcador. Os comandados do treinador Leão ainda conseguiram o segundo gol no fim. Aos 43min, Robinho aproveitou saída de bola errada de Fabrício e lançou Renato. O volante, com muita calma, tocou por cima do goleiro Doni e deu números finais ao marcador.

Após "pedaladas" históricas, Robinho comandou a festa do título santista em 2002 no Morumbi
Após "pedaladas" históricas, Robinho comandou a festa do título santista em 2002 no Morumbi
Foto: Gazeta Press

15/12/2002 - Corinthians 2 x 3 Santos - 2º duelo da final do Brasileiro

O segundo jogo da final consagrou o atacante Robinho. Grande personagem da partida, o camisa 7 foi o autor de uma das jogadas mais marcantes para a torcida santista: "as pedaladas" sobre o lateral Rogério. Tudo parecia conspirar contra o Santos, que perdeu Diego, machucado, logo no início. Sem se abalar, Robinho assumiu a responsabilidade e comandou a vitória por 3 a 2.

Além de eternizar as pedaladas e marcar um gol de pênalti, Robinho participou efetivamente dos tentos de Elano e Léo, já no fim da partida. Com o título de 2002, a equipe da Vila Belmiro encerrou um grande tabu. O Santos não levantava uma taça de âmbito nacional havia 34 anos, desde que venceu o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968.

09/07/2003 - Corinthians 1 x 1 Santos - Brasileiro

No primeiro clássico entre Corinthians e Santos na temporada 2003, a partida acabou empatada por 1 a 1 e contou com muita discussão e agressões entre os jogadores. Com gol de Nenê, os santistas venciam até os 45min do segundo tempo, quando Leandro Amaral fez o gol de empate.

Nos acréscimos, o goleiro Fábio Costa trombou com o atacante Liedson e iniciou uma briga no gramado. Após muito empurra-empurra, Fabiano acertou um tapa no zagueiro corintiano Fábio Luciano, que revidou com um chute no meia. O goleiro Doni também agrediu o santista, que registrou um boletim de ocorrência na polícia após o jogo.

Com o gol no final, o time de Parque São Jorge conseguiu interromper uma série de cinco derrotas consecutivas contra os santistas, todas sofridas na temporada 2002.

12/02/2006 - Corinthians 0 x 1 Santos - Paulista

Pela nona rodada do Paulista de 2006, o Santos venceu o Corinthians por 1 a 0 mesmo atuando com um jogador a menos desde os 30min do segundo tempo. Com expulsão do zagueiro Luiz Alberto por reclamação, a equipe conseguiu se superar e fez o gol da vitória com o contestado Geílson.

Apesar da forte pressão, o Santos conseguiu parar o forte ataque corintiano formado por Ricardinho, Carlos Alberto, Tevez e Nilmar. Aos 33min, Geílson dominou um lançamento feito pela defesa, se livrou da marcação do zagueiro Betão, ganhou na corrida de Marinho e tocou no canto esquerdo de Marcelo.

Além do bom resultado com uma a menos, o Santos conseguiu se vingar do rival. Na última vez que haviam se enfrentado, o Corinthians goleou o time santista por 7 a 1, em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2005. O time praiano se consagrou campeão do Paulista de 2006 superando o São Paulo em número de pontos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade