PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Dudu tem pena de 180 dias mantida; Palmeiras deve recorrer

20 jul 2015 - 20h32
(atualizado às 21h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O meia-atacante Dudu não poderá jogar, pelo menos provisoramente, pelo Palmeiras. O jogador teve a sua suspensão 180 dias por ter atingido o árbitro Guilherme Ceretta de Lima na final do Campeonato Paulista mantida no julgamento do recurso realizado na Federação Paulista nesta segunda-feira no Pleno do TJD-SP. A sentença foi decidida por 7 votos a 2. Dudu anda foi punido em um jogo por ofender o juiz no mesmo ato.

Ao contrário do ocorrido no primeiro julgamento, o jogador não apareceu para a defesa no recurso. Ele foi representado por André Sica, advogado do Palmeiras. O camisa 7 se emocionou no tribunal ao receber a punição de 180 dias em maio, que foi tomada por unanimidade pelo TJD. De acordo com o clube, a comissão técnica da equipe, o julgamento tem influenciado no seu desempenho em campo. 

Julgamento manteve pena de seis meses para palmeirense Dudu
Julgamento manteve pena de seis meses para palmeirense Dudu
Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press

O Palmeiras já esperava que o recurso fosse negado nesta segunda. O clube ainda tentará mudar a punição, já que ainda tem direito de pedir recurso no STJD. 

O plano da defesa alviverde era desqualificar o artigo da punição de ao invés de agressão para ato hostil. Assim, o jogador pode pegar apenas de um a três jogos, contra a pena mínima de 180 dias na acusação original. A pena em jogos seria cumprida apenas no Campeonato Paulista de 2016. O clube também solicitação pela mudança para conduta antidesportiva, que tem punição máxima de seis jogos, também cumpridos apenas no próximo ano. 

Enlouqueceu! Dudu empurra árbitro após ser expulso em final:

Sica citou o desconforto do jurídico do Palmeiras com a citação de agressão e a demora com a liberação do efeito suspensivo para Dudu por parte do TJD. "O atleta e o Palmeiras estão sendo tratados de forma desigual, com o objetivo de o transformar em exemplo", afirmou o advogado em sua defesa.

Sica ainda criticou a atuação do procurador Alexandre Husni, corintiano, no processo. O argumento foi negado pelo tribunal sob o argumento que o time pelo qual o procurador torce não influencia na sua atuação no processo.

Dudu empurrou árbitro após ser expulso
Dudu empurrou árbitro após ser expulso
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

Dudu acertou Ceretta após ser expulso na decisão do Campeonato Paulista contra o Santos na Vila Belmiro. O jogador foi retirado do jogo junto com Geuvânio após desentendimento na área. Dudu ainda teria ofendido árbitro e o chamado de "safado".

Algo semelhante ocorreu com o volante Petros, do Corinthians, em 2014. O jogador teve inicialmente uma pena de 180 dias, mas foi revertida para apenas três jogos após ser alterada para ato hostil. Guerrero passou por situação semelhane no mesmo ano. O zagueiro Thiago Heleno, do Figueirense, também foi punido por três jogos após empurrão contra um árbitro. 

Dudu tem dois gols e duas assistências no Campeonato Brasileiro. O atleta jogava com um efeito suspensivo, que começou a valer apenas 15 dias após a punição. O clube agora terá que entrar com um novo pedido de efeito suspensivo para poder contar com o jogador. O Palmeiras também recorreu da muta de R$ 48 mil pelo atraso na mesma partida. Ela foi reduzida para R$ 16 mil.

Campeonato Brasileiro: veja lances de Palmeiras 1 x 0 Santos:
Joselito? Palmeirense "atormenta" entrevista de L. Pereira:
Fonte: EFuroni Conteúdo Editorial
Compartilhar
Publicidade
Publicidade