publicidade
28 de março de 2010 • 17h55 • atualizado às 19h25

Em jogo com "frangos" e confusão, Corinthians vence São Paulo

Com gol nos acréscimos, Corinthians bate São PauloClique no link para iniciar o vídeo
Com gol nos acréscimos, Corinthians bate São Paulo
 

Criticado por suas últimas atuações no Campeonato Paulista (derrotas para Grêmio Prudente e Paulista), o Corinthians exibiu um bom futebol neste domingo e venceu o clássico contra o São Paulo por 4 a 3. A emocionante partida foi marcada por uma confusão entre Washington e Dentinho, com os dois jogadores sendo expulsos, e por falhas dos goleiros.

O resultado mantém um jejum são-paulino de três anos sem vitória sobre o Corinthians (o último triunfo tricolor ocorreu em 11 de fevereiro de 2007, 3 a 1 pelo Campeonato Paulista). Além disso, o time do Parque São Jorge mantém suas chances de classificação para a semifinal do Estadual.

Agora, o Corinthians assume momentaneamente a quarta colocação com 29 pontos, um a menos do que possui o São Paulo. Portuguesa e Grêmio Prudente, donos de 28 pontos, duelam ainda neste domingo e podem ultrapassar o time do Parque São Jorge.

Neste domingo, o Corinthians abriu dois gols de vantagem com Elias e Dentinho. Antes do fim do primeiro tempo, Jean descontou para o São Paulo. Logo no princípio da etapa final, Roberto Carlos cobrou falta e Rogério Ceni falhou.

O São Paulo ainda conseguiu chegar ao empate com dois gols de Rodrigo Souto (em ambos, aproveitou-se de falhas do goleiro Rafael). Porém, aos 46min, Iarley, que entrou na vaga de Ronaldo, bateu cruzado e contou com um desvio de Alex Silva para dar a vitória ao Corinthians.

O Corinthians volta a campo pelo Campeonato Paulista no próximo domingo, fora de casa, às 16h (de Brasília), contra o Ituano. Antes, na quinta-feira, o time alvinegro recebe o Cerro Porteño no Pacaembu, às 19h15, pela Copa Libertadores.

Durante a semana, o São Paulo tem um desafio pela Libertadores - pega o Monterrey, no México, às 21h50 (de Brasília) da próxima quarta-feira. Já pelo Campeonato Paulista, o time tricolor recebe o Botafogo no domingo, às 16h.

O jogo

O Corinthians começou a partida pressionando, mas a primeira boa chance foi do São Paulo. Aos 5min, Dagoberto e enfiou boa bola para Hernanes, que bateu cruzado e parou na defesa de Rafael. A resposta alvinegra veio dez minutos depois em um lance impressionante.

Após cobrança de escanteio, Paulo André cabeceou na trave e a bola sobrou para Dentinho, que, mesmo com pouco ângulo, novamente acertou o "poste". No rebote, William chutou e Rogério Ceni fez boa defesa. Contudo, três minutos depois o Corinthians conseguiria abrir o placar.

Aos 18min, Dentinho arrancou pela esquerda e achou Ronaldo na entrada da área. O camisa 9 apenas ajeitou para Elias, que, com categoria, bateu no canto esquerdo de Rogério Ceni, fazendo a festa da torcida corintiana no Pacaembu.

Depois de sofrer o gol, o São Paulo tentou sair mais para o jogo e chegou apenas em chutes de longa distância: Hernanes mandou para fora e Cléber Santana exigiu boa defesa de Rafael. O Corinthians diminuiu seu ímpeto, mas conseguiu ampliar a vantagem aos 34min.

Dentinho novamente arrancou pela esquerda e cruzou para área. Ronaldo caiu pedindo pênalti e Miranda tentou afastar, mas a bola sobrou para Danilo, que, de pé direito, acertou o ângulo esquerdo de Rogério Ceni. Na saída de bola, Washington empurrou Dentinho e o corintiano acabou acertando o cotovelo no são-paulino. O camisa 9 tricolor tentou desferir um soco no adversário e caiu em seguida.

O árbitro Wilson Luiz Seneme, então, expulsou Dentinho e Washington. Sangrando, o camisa 9 tricolor deixou o campo revoltado.

Antes do fim do primeiro tempo, aos 42min, o São Paulo conseguiu diminuir a desvantagem no placar. Dagoberto fez jogada pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou para Jean concluir para o gol.

Na volta para o segundo tempo, Ricardo Gomes colocou Fernandinho na vaga de Léo Lima e o São Paulo teve a primeira boa chance, mas Rafael defendeu o chute de Cléber Santana. Contudo, foi o Corinthians que conseguiu marcar mais uma vez.

Aos 7min, Roberto Carlos cobrou falta com força e contou com uma falha de Rogério Ceni para marcar seu segundo gol com a camisa do Corinthians. Depois do gol, o time alvinegro recuou e viu Fernandinho levar perigo à meta de Rafael, mas a bola foi para fora.

Em resposta, o Corinthians chegou com Danilo. O camisa 10 aproveitou uma falha da zaga tricolor e bateu para o gol, mas Rogério Ceni fez grande defesa. Logo em seguida, o goleiro são-paulino voltou a aparecer ao impedir mais um gol de Roberto Carlos.

O duelo entre o lateral esquerdo e o goleiro tricolor teve sequencia aos 27min, com nova defesa de Rogério Ceni. Dois minutos depois, o São Paulo chegou ao segundo gol.

Pela esquerda, Hernanes cobrou falta e foi a vez do goleiro corintiano, Rafael, falhar e deixar a bola nos pés de Rodrigo Souto, que só completou para o fundo do gol.

O tento animou o São Paulo, que não demorou para chegar ao empate em nova falha do goleiro Rafael. Aos 37min, do mesmo lugar onde Hernanes havia cobrado falta, Cicinho ergueu na área, o arqueiro corintiano saiu perdido e Rodrigo Souto cabeceou para deixar tudo igual.

Contudo, aos 46min, Iarley, que havia substituido Ronaldo, recebeu na esquerda, cortou um adversário e bateu cruzado, contando com um desvio de Alex Silva para fazer o gol da vitória corintiana.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 4 x 3 São Paulo

Gols
Corinthians

Elias, aos 18min, e Danilo, aos 34min do primeiro tempo; Roberto Carlos, aos 7min, e Alex Silva (contra), aos 46min do segundo tempo

São Paulo

Jean, aos 44min do primeiro tempo; Rodrigo Souto, aos 29min e aos 38min do segundo tempo

Ponto Forte do Corinthians
Teve uma boa atuação no primeiro tempo e no início da segunda etapa, jogando com consciência e mostrando força ofensiva

Ponto Forte do São Paulo
Acordou no segundo tempo e teve poder de reação para chegar ao empate por 3 a 3

Ponto Fraco do Corinthians
Quando vencia por 3 a 1 e tinha o domínio do jogo, vacilou e, graças a falhas do goleiro Rafael, permitiu o empate

Ponto Fraco do São Paulo
Apático no primeiro tempo, conseguiu empatar depois de estar perdendo por 3 a 1. Contudo, não aproveitou o bom momento no jogo e permitiu que o Corinthians chegasse à vitória com um gol aos 46min do segundo tempo

Personagem do jogo
Iarley. Criticado por seu desempenho no Corinthians até o momento, Iarley entrou na vaga de Ronaldo nos minutos finais e fez a jogada que originou o gol da vitória corintiana

Lance polêmico
Logo após o segundo gol do Corinthians, aos 37min, Washington e Dentinho se desentenderam. O árbitro Wilson Luiz Seneme expulsou os dois jogadores. Sangrando, o são-paulino deixou o gramado revoltado

Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Rafael Santos; Moacir, William, Paulo André e Roberto Carlos; Ralf, Elias (Tcheco), Jucilei e Danilo (Jorge Henrique); Dentinho e Ronaldo (Iarley)

Esquema Tático do São Paulo
4-4-2
Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Hernanes (Cicinho), Cléber Santana e Léo Lima (Fernandinho); Dagoberto (Marlos) e Washington

Cartões Amarelos

Corinthians
Paulo André e Iarley

São Paulo
Léo Lima e Rodrigo Souto

Cartões Vermelhos

Corinthians
Dentinho

São Paulo
Washington

Árbitro
Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)

Local
Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)

Terra