PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Emerson chama jogo, mas perde novo pênalti e quase complica Corinthians

9 mar 2013 - 21h16
(atualizado em 11/3/2013 às 08h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A temporada 2013 de Emerson nem de longe lembra a de 2012. Ao longo dos primeiros meses do ano, o camisa 11 vem sofrendo para voltar a mostrar o futebol que o transformou em ídolo do Corinthians. Neste sábado, não foi diferente: na vitória por 3 a 2 sobre o Ituano, pela 11ª rodada do torneio estadual, em pleno Estádio do Pacaembu, o experiente atacante perdeu seu segundo pênalti no ano e quase complicou o time contra um rival mais frágil.

Escalado em um time cheio de reservas, Emerson não balançou as redes neste sábado como fez, por exemplo, na vitória por 2 a 0 sobre o Boca Juniors nas finais da Copa Libertadores da América do ano passado. Teve méritos em um gramado castigado pela chuva e que reduziu as jogadas dos dois times, destacando-se na criação de jogadas nos primeiros 45 minutos.

Emerson é consolado por Felipe, autor do gol da vitória do Corinthians
Emerson é consolado por Felipe, autor do gol da vitória do Corinthians
Foto: Fernando Borges / Terra

Aos 38min do segundo tempo, porém, voltou a perder um pênalti, como já havia acontecido na vitória por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis. E só não virou vilão porque Felipe, no minuto seguinte, marcou o gol da vitória alvinegra.

Em meios aos infrutíferos chutões para frente que caracterizavam as primeiras jogadas de ataque do Corinthians no jogo, o camisa 11 se aproveitou de uma delas para dar o primeiro chute a gol: aos 14min, após uma bola roubada da defesa do Ituano, Emerson recebeu e bateu forte - só não marcou porque o goleiro Vagner caiu no canto certo e espalmou para escanteio.

No entanto, três minutos depois, outra bola longa passou pelos pés do atacante para que o Corinthians abrisse o placar: após receber na esquerda, Emerson levantou a cabeça para se certificar da condição legal. Com o aval do bandeirinha, cruzou a bola na direita, onde Edenílson, livre, recebeu para chutar cruzado e fazer 1 a 0.

<a href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/ranking-mundial-de-clubes-iffhs/iframe.htm">veja o infogr&aacute;fico</a>

O Ituano, entretanto, chegou ao empate pela primeira vez logo aos 24min, em uma jogada que também cansou de fazer no começo do jogo: a bola levantada pela esquerda. Em um dos vários escanteios até então, Cléber subiu mais alto que a defesa e cabeceou para vencer Danilo Fernandes. De quebra, o time de Itu quase virou aos 32min, também em chutão de longe, também pela esquerda – desta vez, Victor Hugo se esticou na área pela direita e escorou por cima do gol.

Quem marcou, porém, foi o Corinthians, aos 34min, com Guilherme, após falta na entrada da área. Mas com 38min, o Ituano aproveitou mais um cruzamento – desta vez, pela direita – e empatou de novo, em tiro cruzado de Luciano. Aos 40min, Emerson recebeu na esquerda e invadiu a área, mas acabou interceptado na hora do chute. Mais tarde, com 47min, o mesmo Emerson acertou um cruzamento na área, mas a arbitragem marcou impedimento.

No segundo tempo, já com a chuva bem mais fraca, a torcida viu o desempenho de Emerson cair em campo. Ciente da necessidade de mudança do time, Tite sacou Igor e lançou Alexandre Pato em campo. O camisa 7 quase marcou aos 15min, em tentativa de arrancada, mas Vagner saiu bem do gol e tirou a bola do astro corintiano. Tudo indicava uma etapa final mais acelerada.

Com o ataque corintiano mais desenvolto, graças à chuva mais fraca e à entrada de Pato, Emerson ganhou aplausos até em bolas que errou - como na tentativa de domínio aos 22min que deixou escapar pela lateral. Aos 33min, em (mais um) chutão, tentou arrancar pela direita, mas escorregou em meio à marcação e perdeu o lance. Sem sucesso na frente, ganhou apoio da torcida mais uma vez na defesa, em um carrinho para desarmar o time de Itu aos 37min.

Aos 38min, Alexandre Pato arrancou pela esquerda e foi derrubado na área – pênalti. O próprio Emerson pegou a bola para bater, mas o chute saiu quase idêntico ao que bateu na trave contra o Oeste. Baixo, no canto direito de Vagner, que se esticou e mandou para escanteio. Para sua sorte, na cobrança, Filipe aproveitou e marcou, salvando Emerson de críticas e encerrando a série de cinco empates seguidos do Corinthians no Paulista.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade