1 evento ao vivo

Goleiro pega pênalti, Comercial vira e vence Botafogo em clássico

28 jan 2012
21h22
atualizado às 23h20

A cidade de Ribeirão Preto esperou quase 26 anos para ver o maior clássico local de futebol acontecer novamente pela primeira divisão do Campeonato Paulista, mas valeu a pena. Em duelo extremamente parelho e disputado, Botafogo e Comercial empatavam neste sábado, no Estádio Santa Cruz, até o goleiro do time alvinegro pegar um pênalti e a equipe visitante virar o confronto e vencer por 2 a 1.

Após um hiato que perdurou mais de duas décadas e meia, os dois times fizeram um belo jogo no Estádio Santa Cruz. Com boa presença de público, Alex Barros ganhou de Rossato na área e chutou cruzado, no ângulo de Alex Santana, abrindo o placar para o Botafogo, aos 14min do primeiro tempo.

O Comercial reagiu na sequência e quase empatou com bola na trave de Eliomar Bombinha. O mesmo atleta conseguiu igualar o marcador aos 39min da primeira etapa, após levantamento de Sidny para uma boa cabeçada do camisa 9: 1 a 1 no placar, e alegria garantida.

Aos 28min do segundo tempo, o Botafogo teve a chance de passar à frente, mas Alex Santana faz excepcional defesa em pênalti batido por Paulinho. Em seguida, Tiago Galhardo abriu o jogo na direita para Eliomar Bombinha, que bateu cruzado e fez o segundo dele na partida, decretando a vitória.

O último clássico "Come-Fogo" na elite estadual - popular nome dado ao confronto entre os dois principais times de Ribeirão Preto - havia acontecido no distante dia 20 de julho de 1986, quando os arquirrivais ficaram em um empate sem gols pelo Paulista daquele ano.

Com uma má campanha na ocasião, o Comercial acabou rebaixado e demorou 25 anos para conseguir o acesso. Ao longo desse tempo, o clássico de Ribeirão Preto aconteceu apenas em amistosos, Copas Paulistas, duelos válidos pelas divisões inferiores estaduais e também pela Série C do Brasileiro.

Com o resultado deste sábado, o Comercial somou os três primeiros pontos no retorno à Série A-1 após mais de duas décadas. A equipe voltará a atuar na quarta, diante de sua torcida, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, em duelo contra a Catanduvense.

O Botafogo, por sua vez, estacionou nos três pontos e permaneceu em uma posição intermediária na tabela de classificação. O time volta a campo também na quarta, quando irá encarar o Guaratinguetá, no Estádio Dario Rodrigues Leite, às 17h (de Brasília), pela quarta rodada do Paulista.

Ficha técnica

BOTAFOGO 1 x 2 COMERCIAL

Gols
BOTAFOGO:
Alex Barros, aos 14min do 1º tempo
COMERCIAL:
Eliomar Bombinha, aos 39min do 1º tempo e aos 32min do 2º tempo

BOTAFOGO: Márcio; Raul, Gustavo Bastos, Cris e Paulinho; GIl Baiano, Tiago Ulisses, Alex Barros (Léo) e Camilo; Talles Cunha (Lucas) e Luis Ricardo (André Dias)
Treinador: Lori Sandri

COMERCIAL: Alex Santana; Sidni, Fabão, Rafael Tavares e Rossato (Jordã); Jonilson, Vagner, Carlos Magno e Romerito (Jailton); Henan (Tiago Galhardo) e Eliomar Bombinha
Treinador: Márcio Fernandes

Cartões amarelos
BOTAFOGO: Gustavo Bastos e Tiago Ulisses
COMERCIAL: Jonilson, Vagner, Romerito e Tiago Galhardo

Árbitro
Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)

Local
Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto







Jogadores do Comercial comemoram vitória no clássico de Ribeirão Preto
Jogadores do Comercial comemoram vitória no clássico de Ribeirão Preto
Foto: Fernando Calzzani / Gazeta Press
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade