PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Dudu é indiciado em artigo com pena mínima de 180 dias

6 mai 2015 - 11h50
(atualizado às 12h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo (TJD-SP) marcou para a próxima segunda-feira, às 12h ( de Brasília), o julgamento dos envolvidos na confusões do jogo Santos x Palmeiras na final do Campeonato Paulista. Do lado palmeirense, Valdívia, Victor Ramos e até Oswaldo de Oliveira são citados, mas quem preocupa mesmo é Dudu. o camisa 7 foi enquadrado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), entre eles o que rendeu ao corintiano Petros uma punição inicial de seis meses em 2014.

Dudu vai para cima de Guilherme Ceretta; expulsão, chilique e choro na Vila Belmiro
Dudu vai para cima de Guilherme Ceretta; expulsão, chilique e choro na Vila Belmiro
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

O empurrão no árbitro Guilherme Ceretta de Lima fará com que Dudu seja julgado no artigo 254-A (agressão física), cuja pena mínima quando a vítima é um árbitro começa em 180 dias, sem máxima prevista.

No último domingo, o atacante foi expulso por se desentender com Geuvânio. Ele ainda empurrou e xingou o árbitro antes de sair de campo. A súmula informa que o palmeirense perdeu a paciência ao ser excluído da segunda final. "Você é um safado, sem vergonha. Veio aqui roubar a gente, seu filho da p..., mau caráter, ladrão", teria dito Dudu a Ceretta antes de ser "contido pelos companheiros".

Enlouqueceu! Dudu empurra árbitro após ser expulso em final:

Pelas ofensas, Dudu responderá pelo artigo 243-F (ofender o árbitro em sua honra), com multa de até R$ 100 mil e pena de quatro a seis partidas. Dudu ainda será julgado por "praticar ato desleal", assim sendo enquadrado no artigo 250 do CBJD. A suspensão prevista vai de uma a três partidas.

Caso seja punido em um dos três artigos, a extensão do problema para o palmeirense dependerá de qual sanção receberá. Se for por jogos, ele só cumprirá no Campeonato Paulista de 2016. Porém, se a pena for aplicada em dias, Dudu terá que cumprir já na Série A do Brasileiro.

Em 2014, rival teve pena diminuída

Enquadrado no mesmo artigo, o corintiano Petros chegou a ser punido por 180 dias em primeira instância. Pouco depois, porém, ele teve suspensão diminuída para três partidas por ter empurrado o árbitro Raphael Claus durante o Campeonato Brasileiro.

Petros pegou 180 dias de gancho, mas conseguiu reduzir pena para três partidas
Petros pegou 180 dias de gancho, mas conseguiu reduzir pena para três partidas
Foto: Felipe Oliveira / Getty Images
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade