PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Inter de Limeira e Guarani puxam fila no interior decadente

20 abr 2009 - 16h56
(atualizado às 17h08)
Compartilhar

Entre o fim dos anos 80 e início da década de 90, o interior de São Paulo viveu um momento mágico. Em 86, a Inter de Limeira foi campeã estadual e o Guarani foi vice-brasileiro. Dois anos depois, o alviverde de Campinas foi vice no âmbito paulista, o que se repetiu no ano seguinte, com o São José.

» Veja as fotos dos times decadentes

» Novorizontino "comemora" década de extinção

» "Bi-rebaixado", Juventus faz 85 anos

» Comente a decadência do futebol do interior

Em 1990, o ápice da tendência: Bragantino e Novorizontino fizeram a decisão que ficou conhecida como a final caipira. Em um tempo em que, inclusive, o Campeonato Paulista recebia muito mais atenção dos grandes que nos dias de hoje. Em 2009, o melhor colocado na primeira divisão estadual proveniente do interior paulista foi o Mirassol, apenas o sétimo. Os outros 11 clubes "caipiras" tiveram desempenho melancólico e terminaram da nona colocação até a 20ª e última.

A crise de clubes que já foram considerados tradicionais no futebol paulista, evidentemente, não é comum à primeira divisão. Para piorar, 2009 marcou quedas de tradicionais em diferentes divisões. Confira nas linhas abaixo:

Guarani - rebaixado para a Série A-2

O fato de ter escapado do rebaixamento no Paulista de 2008 e ter conseguido o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro deram a impressão de que o Guarani caminhava dentro de uma evolução. O que durou muito pouco. A direção não sustentou um início ruim no estadual, logo trocou parte da direção e a comissão técnica e assistiu a um rebaixamento lamentável em São Paulo. O único clube do interior a vencer um título Brasileiro está endividado pelas administrações passadas e só tem uma solução: vender o próprio estádio.

Marília - rebaixado para a Série A-2

Mesmo sem realizar campanhas notáveis, o Marília se estabilizou nos últimos anos como equipe freqüente na Série A-1 do Paulista e na Série B do Campeonato Brasileiro. Nos últimos meses, o encanto se quebrou e o clube somou rebaixamentos nas duas competições.

Comercial - rebaixado para a Série A-3

Na década de 60, visitar Ribeirão Preto para enfrentar o Comercial era uma parada duríssima. Além da Internacional, o clube chamado de Bafo viveu seu auge nesse período, quando realizou grandes partidas, inclusive, contra o Santos de Pelé e a Academia do Palmeiras. Desde o início da década de 90, porém, não ameaça retornar à elite paulista. Pior: disputará a terceira divisão em 2010.

Portuguesa Santista - rebaixada para a Série A-3

Coadjuvante no Santos no litoral paulista, a Portuguesa Santista disputou a primeira divisão estadual em 50 ocasiões mas, pela segunda vez de sua história, em 2010, precisará medir forças contra os clubes da A-3. Para quem, seis anos atrás, foi às semifinais do Paulista sob o comando de Pepe, a queda foi brusca demais. Com um patrimônio em péssimo estado de conservação e o futebol sempre entregue para a administração de terceiros, o clube rubro-verde foi caindo de patamar até o melancólico rebaixamento deste ano.

Ferroviária - rebaixada para a Série A-3

Um dos vários clubes brasileiros fundados por trabalhadores do setor de ferrovias, a Ferroviária de Araraquara foi o mais célebre de todos entre as décadas de 60 e 70. Foi tricampeã do interior paulista em 67-68-69 e, em 1972, tomou para si a popular Taça dos Invictos. Decadente a partir dos anos 90, se tornou clube empresa e chegou a ter anseios maiores quando conseguiu, em 2007, o acesso para a A-2. Sem uma grande campanha, retorna para a terceira divisão do estado em 2010.

Internacional de Limeira - rebaixada para a quarta divisão

Lembrada sempre pelo título paulista de 1986, em final contra o Palmeiras, a Inter de Limeira retrata o caso mais célebre de decadência no interior de São Paulo. Com rebaixamentos consecutivos, disputará a terrível quarta divisão em 2010, em que deve tentar o acesso diante de nada mais nada menos que outros 44 concorrentes.

Nacional - rebaixado para a quarta divisão

Representante da capital, o Nacional não pode ser considerado um grande do futebol de São Paulo e não tem tantas participações na Série A-1 do estadual. Mesmo assim, se notabilizou como um fiel representante da segunda e terceira divisão, que venceu em duas ocasiões. Em 2010, a queda foi maior e o aconchegante Estádio Nicolau Alayon receberá jogos da quarta divisão.

No Paulista, Guarani vai muito mal e volta a cair na competição estadual
No Paulista, Guarani vai muito mal e volta a cair na competição estadual
Foto: Agência Lance
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade