PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Na TV, Neymar responde polêmicas repetidas e é comparado a Garrincha e Ronaldinho

4 mar 2013 - 22h01
(atualizado em 5/3/2013 às 03h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O atacante Neymar foi convidado para a gravação do Programa do Jô, da Rede Globo, que voltou ao ar nesta segunda-feira para iniciar sua temporada 2013. Primeira atração do programa, gravado horas antes em São Paulo, o camisa 11 do Santos provocou menos histeria que costuma provocar das fãs em partidas de futebol. Ainda assim, não escapou de temas recorrentes – como uma futura transferência para o exterior – e de polêmicas antigas.

Logo na entrada, quando Neymar se sentou em seu lugar, foi atraído por chamados da plateia que se sentava fileiras atrás. Sorridente, tirou fotos ao lado do poeta Salgado Maranhão – o outro convidado da noite – e distribuiu abraços. Ao abrir o programa, Jô Soares caminhou ao centro do cenário com uma peruca com um moicano loiro, provocando risos.

<p>Em programa, Jô Soares usou peruca para dar "dica" sobre primeiro entrevistado do ano: Neymar</p>
Em programa, Jô Soares usou peruca para dar "dica" sobre primeiro entrevistado do ano: Neymar
Foto: Bruno Santos / Terra

O “penteado um pouco diferente”, segundo o apresentador, era para dar uma pista de quem seria o convidado, que ocupou os dois primeiros blocos do programa. Fora do ar, Jô ainda elogiou Neymar ao microfone: “ele tem um sorriso tão de moleque sacana que eu adoro”. Em seguida, gravou chamadas para seu programa desta segunda-feira.

Vestindo calça jeans, camiseta escura, paletó e boné para trás, Neymar caminhou ao sofá e começou a entrevista. Falou da marcação dura que sofre em campo e até admitiu “pipocadas” para evitar lesões mais sérias diante de defensores desleais. Em seguida, lembrou a edição latino-americana de fevereiro da revista Time, que o chama de “o próximo Pelé”.

“Ser comparado ao incomparável Pelé é uma honra muito grande. Com esses jogadores, como Pelé, Ronaldo, Messi e Cristiano Ronaldo, não há comparação”, afirmou, deixando de lado quaisquer problemas recentes com o maior ídolo da história do futebol brasileiro – em fevereiro, Pelé criticou o excesso de aparições extracampo de Neymar.

Neymar foi mais uma vez questionado a respeito do futebol europeu, respondendo basicamente sobre suas preferências a respeito de Real Madrid ou Barcelona. Atento às recentes especulações na Europa, Jô Soares perguntou a respeito do Bayern de Munique, que será comandado por Pep Guardiola no segundo semestre – o técnico espanhol teria indicado o atacante ao clube bávaro.

<p>Comparado a astros do futebol brasileiro, Neymar evitou falar sobre preferências no futebol europeu</p>
Comparado a astros do futebol brasileiro, Neymar evitou falar sobre preferências no futebol europeu
Foto: Bruno Santos / Terra

Com uma postura defensiva, Neymar evitava dar preferência a qualquer clube, até que o apresentador encerrou o assunto com uma ironia: “você é jogador ou político?”. Torcedor do Fluminense, Jô admitiu preferência pelo clube de Madri, ao passo que o santista fez novos elogios a Lionel Messi – segundo ele, o melhor jogador do mundo na atualidade.

Jô ainda comparou Neymar a Garrincha, exibindo um vídeo com jogadas do ex-ponta do Botafogo e da Seleção Brasileira. Mais tarde, em outro vídeo, comparou as experiência de Neymar no futsal com as de Ronaldinho – o meia do Atlético-MG, por sinal, ganhou uma montagem com narrações de Galvão Bueno.

<p>Ex-companheiro, Gustavo (foto) levou drible de Neymar em campeonato escolar de Santos</p>
Ex-companheiro, Gustavo (foto) levou drible de Neymar em campeonato escolar de Santos
Foto: Bruno Santos / Terra

As jogadas no futebol de salão ajudaram Neymar a se lembrar de uma jogada da época, em cima de um ex-companheiro de categorias de base do Santos. “Era em um campeonato de escolas. Eu fiz um gol contra a escola dele, em que ele foi dar um carrinho – eu travei a bola e ele passou lotado”, lembrou, sorridente. O ex-companheiro, Gustavo, hoje trabalha no staff de Neymar.

Assunto... Polêmico?

Terminado o primeiro bloco da entrevista, o segundo teve Neymar falando sobre o nível técnico em campo e comentando sobre o assédio das fãs – sem, porém, comentar o namoro com a atriz Bruna Marquezine. Em seguinda, o baixista Bira, integrante do sexteto musical do programa, pediu para fazer uma pergunta – momento em que Jô tentou interromper a questão.

<p>Jogador respondeu sobre polêmica em jogo de 2010; apresentador se mostrou contrariado</p>
Jogador respondeu sobre polêmica em jogo de 2010; apresentador se mostrou contrariado
Foto: Bruno Santos / Terra

A pergunta era referente a um incidente de setembro de 2010, uma briga entre Neymar e Dorival Júnior (então seu treinador) no jogo Santos 4 x 2 Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. Os dois discutiram durante a partida, Neymar acabou barrado no jogo seguinte e Dorival foi posteriormente demitido. Jô Soares, porém, tentou evitar o assunto.

“Os dois brigaram. Pronto, acabou”, rebateu, no meio da questão. “Qual vai ser o motivo da briga que eu vou ter com você depois?”, completou, em tom de piada, a Bira. Neymar, porém, esclareceu a questão mais uma vez.

“Em resumo: eu sofri um pênalti (na partida). Queria bater para fazer o gol, e ele mandou trocar (o batedor). Eu errei”, contou Neymar, assumindo culpa no desentendimento.

Passada a questão, Jô Soares relembrou jogos do Santos na Era Pelé e questionou Neymar sobre temas como vaidade e administração financeira – e até mesmo deixou o atacante encabulado quando comentou as apostas feitas pelo camisa 11 com o pai.

<p>No fim do programa, Neymar presenteou Jô Soares com camisa autografada</p>
No fim do programa, Neymar presenteou Jô Soares com camisa autografada
Foto: Bruno Santos / Terra

Por fim, Neymar comentou a “sensação horrível” de perder um pênalti. “Eu já fui de ficar arrasado. Hoje não, encaro com tranquilidade”, disse o astro santista, garantindo nunca ter feito um gol contra. No encerramento, após mais um vídeo (desta vez, com uma coletânea de gols feitos por Neymar), o convidado presenteou Jô Soares com uma camisa autografada do Santos. O programa foi ao ar nesta segunda-feira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade