PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Ex-presidente da Mancha conquista acesso e até aparta briga

Paulo Serdan virou técnico no Atibaia para "quebrar galho" e conseguiu acesso para a Série A2 do Campeonato Paulista

18 mai 2015 - 18h15
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Você viu no Terra e já sabia: Paulo Serdan, presidente de honra da organizada palmeirense Mancha Verde, virou técnico do Atibaia. O conhecido e polêmico torcedor alviverde fez, dividindo a posição com o vice-presidente da equipe, Leonardo Silvério, o que muitos achavam bem complicado: no último domingo, o time carinhosamente chamado de Falcão conquistou o acesso para a Série A2 do Campeonato Paulista com gol nos acréscimos do segundo tempo. O jogo decisivo teve até uma situação curiosa: Serdan chegou a separar uma briga no fim da partida.

A história do palmeirense com o Atibaia já é relativamente antiga (entenda aqui). Como técnico, Paulo Serdan e Léo Silvério tiveram quatro jogos para fazer o time renascer após o início ruim no quadrangular final. A partida contra o Barretos, disputada em Indaiatuba, era decisiva: só a vitória dava o acesso. O triunfo veio daquele jeito sofrido, com gol aos 46min da etapa final. Para um torcedor de arquibancada como Serdan, foi difícil se controlar.

Paulo Serdan foi treinador em conjunto com vice-presidente e ajudou Atibaia em acesso
Paulo Serdan foi treinador em conjunto com vice-presidente e ajudou Atibaia em acesso
Foto: Fábio Gianelli/Soccer Digital / Divulgação

“Foi sofrimento, a gente sabia que o jogo seria assim. a gente tinha treinado no sábado e deixado tudo consciente do que poderia acontecer. Mas foi legal, foi super emocionante, tanto que a hora que saiu o gol a gente acabou invadindo o campo inconscientemente, como se fosse o gol de morte súbita. Depois voltamos para o banco pra recomeçar o jogo e aguentamos ali até o final”, recordou Serdan, em entrevista ao Terra nesta segunda.

Depois do gol salvador, inclusive, a partida ficou quente. Em um lance, próximo à comissão técnica do Atibaia, uma confusão entre jogadores dos dois times surgiu. E quem apareceu para apartar a briga? Sim, Paulo Serdan, torcedor organizado conhecido por brigas entre torcidas e até por uma agressão a um técnico do Sub-14 do Palmeiras em 2007 que lhe rendeu punições da Justiça.

“Você tem que se controlar. O pessoal da Mancha até postou uma foto da confusãozinha comigo tirando os jogadores do meio e falou: ‘pô, presidente, o tempo passa, hein?’ Faz parte, é amadurecimento”, comentou o palmeirense, que foi mandatário da organizada de 1992 a 2005 e ainda é presidente da escola de samba da entidade.

Paulo Serdan treinador tem "papo reto" e até ensinamento de brigas

Paulo Serdan é presidente de honra da Mancha Verde
Paulo Serdan é presidente de honra da Mancha Verde
Foto: Danilo Carvalho e Thais Aline / AgNews

Foi no mínimo inusitada a atitude do Atibaia de colocar o vice-presidente e Paulo Serdan, que ajuda nos bastidores e tem um filho na equipe, como treinadores bem na reta final da Série A3. O organizado palmeirense, no entanto, explica: a ação serviu como um incentivo para o elenco conquistar o acesso com os próprios méritos. O sermão, que teve até ensinamento de brigas que Serdan participou, deu certo.

"Quando a gente conversou a primeira vez com o pessoal, usei a vivência de rua e tudo o que aprendi no futebol e na frente da torcida. A gente acabou tendo um papo reto com todo mundo. A primeira coisa que eu disse foi: ‘se a gente trouxer um treinador agora e vocês subirem, a moral vai toda para o treinador. Amigão, sou um burro, o Léo não estudou para ser técnico, então se a gente subir vai ser todos nós'. E todo mundo entendeu. A gente procura passar até situação que viveu em negócio de brigas, você nunca pode deixar ninguém para trás. Não pode parar de correr porque um companheiro perdeu a bola”, explicou Serdan.

Momento mais legal? Gol do filho

Paulo Serdan aparece com taça da quarta divisão de SP em 2014, ao lado de jogadores e dirigentes do Atibaia
Paulo Serdan aparece com taça da quarta divisão de SP em 2014, ao lado de jogadores e dirigentes do Atibaia
Foto: Facebook / Reprodução

Tudo bem, o acesso do Atibaia com gol aos 46min do segundo tempo no último jogo do quadrangular foi emocionante. Mas para Paulo Serdan não foi o melhor momento da experiência que teve como técnico. O conselheiro do Palmeiras diz que o que lhe marcou foi o gol do filho Kaíque na penúltima partida, já no fim do jogo. O garoto é a razão de Serdan ter arranjado brigas nas categorias de base do Palmeiras e pela relação com o Atibaia ter se tornado tão próxima.

“O melhor dos quatro jogos foi na última quarta, um jogo difícil contra o Primavera que a gente tinha que ganhar para manter a esperança e aos 45 minutos do segundo tempo meu filho fez um p... golaço. Tive a experiência de poucos treinadores, ganhar um jogo com seu filho fazendo gol em campo”, disse o “técnico”, que ainda lembrou que xingou o próprio filho no lance antes do gol.

“Ele cortou a bola duas vezes na defesa, ainda xinguei ele porque quando cortou a bola caiu no pé do adversário. Mas ai o cara adiantou um pouco. Quando a gente saiu, eu estava em pé e enxerguei o espaço. E ai a gente gritando com ele, ‘vai no fundo, vai no fundo, vai para o gol’. Ele deu uma olhada para o meio dá área, já xinguei de novo para não tocar. Foi uma arrancada que ele saiu da nossa área e foi até a do adversário”, recordou.

Apesar do sucesso como treinador, Paulo Serdan disse que não continuará na função, mesmo caso do vice-presidente Léo Silvério, que voltará a comandar o time mais longe das quatro linhas. Ainda assim, a influência dos dois nos bastidores é clara e há até um aviso para o próximo técnico: “o próximo treinador que vier vai ter que entender que vai ter que conversar muito com a gente. Não vamos ter mais autonomia cega, tivemos jogadores preteridos que tinham qualidade”.

Paulo Serdan ainda é um dos principais chefes da Mancha Verde
Paulo Serdan ainda é um dos principais chefes da Mancha Verde
Foto: Léo Franco / AgNews
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade