0

Ronaldo marca, Corinthians elimina São Paulo e volta à final

19 abr 2009
17h53
atualizado em 21/4/2009 às 18h45

Em seu quarto clássico com a camisa alvinegra, Ronaldo mais uma vez voltou às redes e ajudou o Corinthians a eliminar novamente o São Paulo em um mata-mata de Campeonato Paulista. Com um histórico amplamente favorável neste tipo de disputa, a equipe alvinegra venceu o rival por 2 a 0 na tarde deste domingo, em pleno Estádio do Morumbi, e volta a disputar uma final estadual depois de seis anos, a primeira após a queda para a segunda divisão nacional.

» Fotos de São Paulo x Corinthians
» Confira fotos da torcidas
» Comente a classificação corintiana

A vantagem de poder jogar pelo empate, após a vitória heróica por 2 a 1 do último domingo, decidida apenas nos últimos segundos, foi bem usada pelo time do Parque São Jorge. Depois de ser dominado na maior parte do duelo e chegar a ser ameaçado na volta para o segundo tempo, os comandados de Mano Menezes souberam explorar os contra-ataques para abrir vantagem e definir o duelo.

Além de eliminar o rival tricolor mais uma vez, o Corinthians ainda pode comemorar a importante vantagem obtida para a final que fará com o Santos. Com seis pontos conquistados nos confrontos da semifinal, a equipe jogará pelo empate contra o time da Baixada e ainda terá o direito de definir em seus domínios, provavelmente no Estádio do Pacaembu.

O resultado favorável obtido em um Morumbi lotado por são-paulinos representa a repetição de uma história que ocorre na maioria das vezes em que os corintianos largaram em vantagem. Nos oito mata-matas anteriores, sempre que venceram a primeira partida, apenas em uma ocasião não conseguiram eliminar o rival. No duelo entre os clubes mais recente no Paulista, o time do Parque São Jorge venceu os tricolores em 2003, na decisão, quando faturaram o Estadual pela última vez.

Neste domingo, com as duas equipes apostando em formações ofensivas, com três atacantes, o Corinthians soube se segurar nos primeiros 45 minutos e só precisou de dois minutos para definir o duelo. Aos 10min, tentando sair de um início de pressão são-paulina, Ronaldo achou Jorge Henrique livre dentro da área, que teve tempo para dominar e carimbar a trave de Bosco. No rebote, Douglas apareceu com liberdade para empurrar para as redes e aumentar a vantagem alvinegra.

Ainda em clima de festa, a pequena torcida corintiana no Morumbi ainda ampliou a festa dois minutos depois, desta vez com o maior astro de seu elenco. Assim como fez em sua estréia no Paulista, contra o Palmeiras, Ronaldo voltou a vazar um rival depois de receber lançamento preciso de Cristian e dar um leve toque na saída de Bosco. Na comemoração, o atacante fez gesto irônico com os dedos indicadores, lembrando o gesto polêmico que o mesmo volante fez no Pacaembu, no último final de semana, e que rendeu críticas de dirigentes tricolores.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 0 x 2 CORINTHIANS

Gols
Corinthians: Douglas, aos 10min, e Ronaldo, aos 12min do 2º tempo

Ponto Forte do São Paulo
Atuação do setor de meio-campo na primeira etapa, quando anulou as principais jogadas ofensivas do rival e dominou a partida

Ponto Forte do Corinthians
Eficiência nos contra-ataques no início do segundo tempo, quando chegou duas vezes à meta defendida por Bosco e definiu a classificação

Ponto Fraco do São Paulo
Queda de rendimento da equipe após sofrer os gols, quando não demonstrou poder de reação, mostrou abatimento e se conformou com a eliminação

Ponto Fraco do Corinthians
Falta de criatividade demonstrada na primeira etapa, quando pouco ameaçou o goleiro Bosco

Personagem do jogo
Douglas, do Corinthians

Esquema Tático São Paulo
3-4-3
Bosco; Renato Silva, Rodrigo e Miranda; Júnior César, Jean, Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto (Wellington), Borges e Washington

Esquema Tático Corinthians
4-3-3
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos (Diego); Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho (Morais) e Ronaldo (Boquita)

Cartões Amarelos
São Paulo: Rodrigo, Dagoberto e Washington
Corinthians: André Santos, Cristian e Dentinho

Cartões Vermelhos
São Paulo: Rodrigo

Árbitro
Wilson Luiz Seneme

Público
45.710 pagantes

Renda
R$ 1.556.880,00

Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)














Fonte: Terra

compartilhe

publicidade