PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Saiba os segredos das surpresas do Campeonato Paulista

7 abr 2010 - 12h56
(atualizado às 13h10)
Compartilhar
Filipe Lima

A uma rodada do fim da primeira fase do Campeonato Paulista, dois times de menor expressão encontram-se entre os quatro primeiros lugares da tabela. No momento, Santo André e Grêmio Prudente estariam classificados para as semifinais do Estadual. De acordo com números do Footstats, por motivos diferentes: enquanto a equipe do ABC se destaca pelo estilo insinuante de jogo, a campanha do Prudente é marcada pela arrancada que protagonizou nas últimas semanas.

O Santo André é um clube com bons índices em quesitos ofensivos. Tem o segundo melhor ataque da competição, com 44 gols - somente atrás do Santos, e seis tentos à frente do terceiro, o São Paulo. É o segundo time que mais tenta cruzamentos e o terceiro com maior aproveitamento de finalizações (44,3% delas são acertadas). Por ir em busca do ataque, lidera o ranking de impedimentos: 3,06 por duelo.

Marcar as jogadas andreenses não é tarefa fácil. Afinal, a criação não fica a cargo de somente um atleta. Dois comandados de Sérgio Soares estão entre os principais assistentes do campeonato - Bruno César deu sete passes para gol, e Branquinho, cinco. Até por isso, a equipe é a quarta que mais recebe faltas: 347. Delas, 51 foram sofridas por Rodriguinho, artilheiro do Estadual com 13 gols, o quinto mais caçado do torneio.

Apesar de ofensivo, o Santo André também joga pesado. Junto ao Bragantino, tem o maior número de cartões amarelos do Paulista, 62. Além disso, é a terceira agremiação mais faltosa, parando 355 lances com infrações. Quanto a desarmes corretos, o nome de destaque é o de Carlinhos. O lateral é o terceiro jogador que mais roubou bolas nas 18 rodadas disputadas: 61 vezes.

Até a 11ª rodada, a campanha do então Barueri contabilizava quatro vitórias, três empates e quatro derrotas. Um aproveitamento de 45,4% - porcentagem que, atualmente, deixaria o time em décimo lugar. Desde então, quando trocou seu nome para Grêmio Prudente, melhorou o rendimento: ganhou seis dos sete jogos disputados, subindo para a terceira colocação. Sob o comando do treinador Toninho Cecílio, que assumiu o cargo há cinco partidas, não conhece resultado que não seja a vitória.

A partir da chegada de Toninho, o Grêmio Prudente aprimorou dois fundamentos. Começou a errar menos cruzamentos (9,2 por duelo, quando a média anterior era de 13) e finalizações (de dez, a quantidade de chutes falhos caiu para sete). Porém, passou a cometer mais faltas. Foram 103 nas últimas cinco rodadas - somente contra o Mogi Mirim, foram 27.

Nesta quarta, o já classificado Santo André enfrenta o São Paulo, atualmente em quarto na tabela. O Grêmio Prudente, terceiro, tentará definir sua vaga contra o São Caetano, oitavo. Ambos os encontros estão marcados para 21h50 (de Brasília).

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade