PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

San-São tem provocações, técnicos à prova e muita freguesia

19 abr 2015 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

O clássico deste domingo entre Santos e São Paulo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, que decidirá em jogo único um dos finalistas do Campeonato Paulista, está recheado de ingredientes. Entre provocações dos presidentes dos clubes, amigos pessoais, a um teste considerado decisivo para os dois treinadores, o jogo pela semifinal da competição envolve, principalmente, números animadores de freguesia favoráveis aos santistas que tentam ser quebrados pelos são-paulinos.

Rivais fazem o sexto encontro em mata-matas consecutivo; santistas venceram todos
Rivais fazem o sexto encontro em mata-matas consecutivo; santistas venceram todos
Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC

Toma lá, da cá

No início da semana, o presidente do clube da Capital, Carlos Miguel Aidar, sugeriu que os torcedores comessem uma peixada, alusivo ao mascote do Santos, um peixe. O contrataque de Modesto Roma, presidente santista, foi enigmático. Roma disse que "defende a vida selvagem" sem fazer nenhuma ligação específica ao rival que, desde 2002, a partir de uma provocação do então corintiano Vampeta, é chamado por alguns torcedores de bambis.

Modesto, no entanto, negou algum recado direcionado ao rival, afirmando que o mascote são-paulino “é o vovô”.

Levanta ou derruba?

Os técnicos Marcelo Fernandes e Milton Cruz, por sua vez, tem os jogos da vida. Fernandes, apesar de efetivado no cargo, ainda levanta desconfianças e pode levar a diretoria do Santos a procurar um nome mais rodado. O mesmo acontece com Cruz, interino, mas uma final e um possível título, não conquistado desde 2005, pode seduzir a cúpula são-paulina.

Aidar não descartou a hipótese de efetivar Milton Cruz, mas sonha, principalmente, com a vinda do argentino Alejandro Sabella, vice-campeão da última Copa do Mundo.

O auxiliar, dessa vez, enfrenta grande pressão, principalmente pelo temor de uma não classificação na primeira fase da Copa Libertadores da América.

O favorito nos números

A freguesia se dá por uma série de retrospectos favoráveis ao Santos. A equipe não perde na Vila Belmiro em estaduais desde 2011, quando foi derrotado por 1 a 0 para o Palmeiras. Desde então, foram 33 jogos, com 28 vitórias e cinco empates.

Além disso, o rival foi eliminado nos últimos cinco encontros em mata-matas: em 2002, pelo Campeonato Brasileiro, em 2004, pela Copa Sul-Americana, e de 2010 a 2012, pelo Campeonato Paulista. Nestes, em quatro oportunidades o Santos foi campeão, a única exceção foi em 2004, quando optou por utilizar uma base formada por reservas.

A equipe ainda tem a seu favor o fato de ter vencido 18 dos últimos 20 confrontos eliminatórios com a segunda partida ou o jogo decisivo na Vila. A contagem vem desde 2010. Os únicos tropeços no período sequer foram com derrotas: 1 a 1 diante do Corinthians, que custou o título paulista de 2013, e 3 a 3 contra o Cruzeiro, que findou a possibilidade de nova final na Copa do Brasil.

Ao São Paulo vale se apegar, justamente, o último triunfo pelo Paulista no estádio, em 2003, que eliminou precocemente os santistas na competição, justamente, no duelo contra a mesma geração mais envelhecida, liderada por Robinho, Renato, Ricardo Oliveira e Elano.

Santos tem dúvidas, mas deve ir completo

O centroavante Ricardo Oliveira virou a principal preocupação do técnico Marcelo Fernandes. O camisa 9, artilheiro da competição e da equipe na temporada, com nove gols, foi preservado da penúltima atividade devido a dores no joelho direito. Oliveira, no entanto, foi um dos relacionados para o confronto.

Marcelo Fernandes venceu um mata-mata à frente da equipe profissional
Marcelo Fernandes venceu um mata-mata à frente da equipe profissional
Foto: Ricardo Saibun / Santos FC/Divulgação

"Não posso dar a escalação porque o Valencia não treinou, também. Ele não estava no campo. Tem jogadores que treinaram e estão sob observação. O trabalho está sendo bem feito do lado de fora. Temos de segurar estes jogadores para podermos contar com todos. Se eu pudesse falar o time, eu falaria. Temos que aguardar", disse o treinador em sua última entrevista.

O colombiano Valencia sofreu uma pancada no joelho direito, mas também está entre os 19 relacionados para o confronto.

Fernandes espera ter os retornos do atacante Robinho, do volante Renato e do zagueiro David Braz, mas também não confirmou. Robinho realizou fisioterapia preventiva e descansou durante a semana devido a um desgaste muscular, sendo poupado da vitória por 1 a 0 sobre o Londrina que assegurou a classificação do Santos na Copa do Brasil , na quarta-feira.

Braz se recuperou de cirurgia em osso próximo a um dos dedos da mão esquerda, enquanto Renato, vetado dos últimos três jogos devido a um inchaço no tornozelo esquerdo, também já foi liberado. Só o zagueiro Gustavo Henrique foi vetado devido a um edema muscular.

O provável Santos terá: Vladimir; Victor Ferraz, David Braz, Werley e Chiquinho; Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho e Ricardo Oliveira.

São Paulo não terá Souza e deve escalar ex-santista

O São Paulo, desgastado da vitória de virada por 2 a 1 diante do Danubio, no Uruguai, já tem um desfalque confirmado: não contará com o volante Souza, suspenso. Hudson deve assumir a vaga deixada pelo camisa 5.

Milton Cruz tem vencido como interino e luta para convencer a não trazer Sabella
Milton Cruz tem vencido como interino e luta para convencer a não trazer Sabella
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC / Divulgação

Além dele, o técnico interino Milton Cruz deve optar pelo ex-santista Wesley como titular, jogando com Alexandre Pato isolado no ataque.

Cruz manterá a base que jogou no Uruguai, com Paulo Miranda e Reinaldo nas laterais, dando liberdade para os avanços de Michel Bastos, responsável pelas duas assistências que resultaram em gols no confronto.

O provável São Paulo terá: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Tolói, Dória e Reinaldo; Denilson, Hudson, Wesley, Michel Bastos e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato.

Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
Compartilhar
Publicidade
Publicidade