PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Santos x Palmeiras: decisão de polêmicas, tensão e mistério

3 mai 2015 - 07h00
(atualizado às 09h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A decisiva final do Campeonato Paulista, definitivamente, não reservou obviedades. O encontro deste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, está recheado de mistérios e polêmicas. O segundo confronto entre os rivais tem os efeitos do vídeo liderado por Robinho prometendo detonar o adversário, a tensão por um título muito impotante para os dois times, os mistérios de cada escalação e até de uma confusão no último treino santista aberto. Mas, acima de tudo, a partida deve reservar muita emoção em campo aos torcedores.

O Palmeiras busca um título que não vem desde 2008, procurando minimizar a condição de grande que menos conquistou no atual século, enquanto o Santos, finalista pela sétima vez consecutiva, quer retomar a condição de campeão, esbarrada em dois vices-campeonatos e traumas que garante ter superado em 2013 e 2014.

Assim como nos últimos dois anos, Santos busca reverter desvantagem da primeira final
Assim como nos últimos dois anos, Santos busca reverter desvantagem da primeira final
Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC

Os mistérios, mais uma vez, foram caracterizados por treinos parcialmente fechados e a não confirmação das equipes, principalmente os retornos dos craques de ambas, Robinho e Valdivia, vetados por lesões no último domingo.

Os treinadores optaram por sequer darem indícios sobre quem iniciará o jogo. Oswaldo de Oliveira não informou a lista de relacionados, enquanto Marcelo Fernandes relacionou todo o elenco.

A final esquentou, por sua vez, com o vazamento de um vídeo em que Robinho improvisa uma letra de funk ao lado de outros companheiros prometendo detonar o time adversário. O palmeirense Leandro Pereira reprovou e pediu para que os adversários “não chorem depois do apito”, enquanto os santistas Lucas Lima e o técnico Marcelo Fernandes apaziguaram, dizendo se tratar de uma brincadeira comum em concentrações e que não houve desrespeito, citando até declarações do presidente rival Paulo Nobre. Mais tarde, Oswaldo também colocou panos quentes nos efeitos do conteúdo.

Robinho ignora vantagem do Palmeiras em "funk do título":

O ponto mais negativo é o reencontro das torcidas após o anúncio da morte cerebral na quarta-feira do torcedor palmeirense Claudio Fernando Cardoso, espancado por torcedores adversários após o primeiro jogo, vencido por 1 a 0 pelo Palmeiras, que levou a prisão de um possível envolvido.

A final ainda envolve uma confusão no último treino santista aberto antes do confronto, na sexta-feira, na Vila Belmiro, marcadas por uma briga entre membros de uma das organizadas na arquibancada e uma série de protestos contra a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão da competição.

Para ser campeão, o Santos precisa vencer por dois gols de diferença. Se vencer por um, a decisão acontecerá nos pênaltis. O empate dá o título ao Palmeiras.

Santos completo com Robinho e artilheiro motivado

O mistério sobre a escalação de Robinho permanecerá até o fim. Apesar das aparições do jogador no gramado do CT Rei Pelé em todas as atividades da equipe na semana, o técnico Marcelo Fernandes não confirmou o retorno do camisa 7, avisando que só o escalará se estiver 100% fisicamente, submetendo-o até a testes específicos, apesar da considerável evolução do edema muscular na coxa esquerda que o tirou da primeira final.

Robinho treinou durante a semana e deve ser a grande novidade santista
Robinho treinou durante a semana e deve ser a grande novidade santista
Foto: Ivan Storti / Santos FC/Divulgação

“Quero todo mundo 100%. O Robinho, se for a campo, estará 100%. Não adianta forçar porque se não ele vai estourar. Ele melhorou sensivelmente e agora o estudo é o mais importante. Não só eu como o departamento médico não vai querer colocar um jogador que não esteja bem”, disse o treinador.

Robinho, no entanto, deverá ser só um dos três titulares que retornam. Além dele, o volante Valencia trabalhou normalmente, assim como os zagueiros Werley e Gustavo Henrique, que disputam a última vaga.

Além disso, o Santos também aposta na motivação do artilheiro com dez gols e craque da competição, Ricardo Oliveira, que vai de contrato renovado para o confronto. Oliveira findou na sexta a novela que já durava mais de um mês em torno da sua permanência. O novo vínculo vai até dezembro de 2017.

O Santos concentrou todos os seus jogadores para a decisão. A provável equipe terá: Vladimir; Victor Ferraz, Werley (Gustavo Henrique), David Braz e Chiquinho; Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho e Ricardo Oliveira.

Palmeiras perde Arouca e faz mistério sobre Valdivia titular

O Palmeiras, por sua vez, também não abdicou de mistério para surpreender. A equipe dificilmente poderá contar com Arouca, substituído no primeiro tempo do clássico devido a um estiramento na coxa esquerda, mas não confirma a titularidade do chileno Valdivia, recuperado de edema no joelho, que volta para a decisão.

Valdivia também foi liberado pelo DM, mas ainda tem titularidade em dúvida
Valdivia também foi liberado pelo DM, mas ainda tem titularidade em dúvida
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

Se Valdivia entrar, a tendência é que Robinho seja recuado para jogar ao lado de Gabriel como volante. O Santos já avisou que não fará marcação especial no camisa 10.

Assim como Marcelo Fernandes, Oswaldo não confirmou ninguém, só a escalação do goleiro Fernando Prass. Cleiton Xavier, que substituiu Arouca no último domingo, postula uma das vagas.

"O Fernando Prass será titular. Isso eu posso dizer”, disse o técnico Oswaldo de Oliveira. Com isso, o provável Palmeiras terá: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel, Robinho, Rafael Marques, Valdivia e Dudu; Leandro Pereira.

Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
Compartilhar
Publicidade
Publicidade