PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Müller, Barcelona e gol de goleiro: 2ª "falida" começa bem

20 abr 2015 - 16h44
(atualizado em 21/4/2015 às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Vamos admitir: poucos campeonatos são mais "feios" do que a quarta divisão do Campeonato Paulista, chamada popularmente de "Segundona". Mas uma coisa também é certa: não há campeonato mais carismático do que o último escalão paulista, apesar de a Segunda Divisão ter cada vez menos times e apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF). A edição deste ano, inclusive, começou neste fim de semana com gols de Müller (ele mesmo!) e de um goleiro reserva que atuou na linha. Poderia ser mais legal?

Müller deixou sua marca, apesar de sair aos 23min do primeiro tempo
Müller deixou sua marca, apesar de sair aos 23min do primeiro tempo
Foto: Facebook / Reprodução

A quarta divisão iniciou meses antes, com muita lamentação pela situação financeira que alguns times de São Paulo se encontram. Os tradicionalíssimos União São João e XV de Jaú, por exemplo, tiraram um ano sabático por causa de falta de dinheiro e sequer entraram no torneio. De 39 times na edição de 2014, sobraram 30 para 2015, inclusive com a adição de novas equipes, como o Barcelona Esportivo, de São Paulo, que estreou com derrota por 4 a 1 para a Inter de Bebedouro – calma: só o símbolo e o nome se parecem com os espanhóis. A quarta divisão tem apoio mínimo da FPF, assim como a Série A2 e A3.

Mudou!

Se a saída de times tradicionais é lamentada por um lado, por outro a competição melhorou em alguns aspectos. Até 2014, os inúmeros times eram divididos em vários grupos e alguns chegavam a fazer apenas oito jogos no torneio antes de serem eliminados. A edição 2015 é diferente: serão três grupos de 10, com jogos de ida e volta. Ou seja, os times poderão jogar por mais tempo: todos farão no mínimo 18 jogos no torneio.

"O Müller vai te pegar..."

O mundo do futebol entrou em parafuso quando o Fernandópolis anunciou que o ex-atacante Müller, 49 anos, tiraria a alcunha "ex" do nome para voltar aos campos na Segunda Divisão. E não é que deu certo? O veteranaço (bota aço nisso) marcou logo o primeiro gol da competição, mas saiu aos 23min de jogo por não ter condições físicas. O resto do time, que contou com os também veteranos lateral Maurinho e atacante Alex Dias durante 90 minutos, parou de jogar e o duelo terminou com derrota por 2 a 1 para o Grêmio Prudente.

Maurinho e Alex Dias jogaram os 90 minutos pelo Fernandópolis
Maurinho e Alex Dias jogaram os 90 minutos pelo Fernandópolis
Foto: Facebook / Reprodução

A Segunda Divisão permite, em seu regulamento, que as equipes tenham três jogadores acima dos 23 anos no time durante o jogo. O Taboão da Serra também conta com veteranos em seu elenco, mas Viola e Fabrício Carvalho não atuaram na estreia fora de casa, que terminou sem gols com o Jabaquara.

Gol de goleiro-linha!

O Lemense viveu uma situação complicada na estreia fora de casa contra o Desportivo Brasil. A equipe contava com apenas um jogador no banco de reservas: o goleiro Bruno. O jogador foi obrigado a entrar na linha, aos 37min do segundo tempo, no lugar do lateral direito Leonardo. E não é que deu certo? O goleiro virou artilheiro e marcou o terceiro gol da equipe na vitória por 3 a 0.

E os tradicionais?

Portuguesa Santista venceu Diadema na estreia
Portuguesa Santista venceu Diadema na estreia
Foto: Site oficial da Portuguesa Santista / Reprodução

Mesmo sem XV de Jaú e União São João, a quarta divisão de São Paulo conta com seus times de nome. Há tradicionalíssimos, tradicionais e alguns que buscam retomar seu espaço no futebol nacional. Entre os de grande tradição, a Portuguesa Santista começou bem com vitória por 1 a 0 sobre o Diadema fora de casa, mas Noroeste e América tropeçaram: o primeiro perdeu fora para o Assisense por 2 a 0, enquanto o segundo empatou por 1 a 1 com o Tanabi.

Faltam jogadores...

Muitos times tiveram problemas para a primeira rodada da competição. Para 2015, a FPF mudou a regra e seguiu o famigerado padrão imposto nas Séries A1, A2 e A3 de apenas 28 inscritos por time, regra muito criticada nas três divisões. Por isso, muitos clubes ainda não fecharam o elenco e não conseguiram inscrever um grande número de jogadores a tempo. Levantamento feito pelo Terra mostra que 14 dos 30 times contavam com menos de cinco jogadores na reserva.

O curioso é que muitas das equipes "sem banco" conseguiram empates ou até vitórias contra os adversários com um elenco mais robusto. O caso mais emblemático é do Olímpia. Apesar de viajar com apenas 10 jogadores e já iniciar o duelo com um homem a menos, conseguiu incrível vitória por 1 a 0 sobre o Palmeirinha.

Times com menos de cinco no banco: Mauaense, Fernandópolis, Lemense, Guarulhos, Assisense, José Bonifácio, América-SP, Olimpia, Barcelona, Inter de Bebedouro, Olé Brasil, Amparo, Portuguesa Santista e Taboão da Serra. 

Times com pelo menos cinco no banco : EC São Bernardo, Grêmio Prudente, Desportivo Brasil, ECUS, Manthiqueira, Suzano,  Noroeste, Vocem, Tanabi, Palmeirinha, Elosport, São Carlos, Diadema, Jabaquara, Osvaldo Cruz e Bandeirante de Birigui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade