0

Destaque do Atlético-GO, zagueiro Anderson entra na mira do Fluminense

14 dez 2011
16h00
atualizado às 16h41

O zagueiro Anderson, 29 anos, e que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Atlético-GO, pode ser anunciado até sexta-feira como o novo reforço do Fluminense. A diretoria do clube carioca está em negociações avançadas com o empresário do atleta, Reinaldo Pitta, e as bases salariais já foram inclusive acertadas, restando pequenos detalhes para que o anúncio oficial aconteça.

» Confira o vai e vem do Mercado da Bola para 2012

O jogador estava emprestado pelo Ceará, dono de seus direitos federativos, ao Atlético-GO, que não vai renovar o empréstimo. Como o clube cearense foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, não pretende arcar com os salários de Anderson, pois o investimento para 2012 será bem menor.

Sendo assim, o atleta está vendo com ótimos olhos a possibilidade de defender o Fluminense. Até porque, é carioca e tem um apartamento na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde gostaria de voltar a morar. No futebol carioca ele teve uma rápida passagem pelo Botafogo, em 1999, mas não se firmou, e defendeu ainda Americano e Boavista. Além do Ceará e Atlético-GO, ele também atuou pelo Gama.

A diretoria do Fluminense vem procurando um zagueiro a pedido do técnico Abel Braga, que exigiu reforço para a posição. Atualmente o clube conta com Gum, Digão, Leandro Euzébio, Márcio Rosário e Elivélton. Os três mineiros ficarão para 2012, assim como Elivélton, que tem 19 anos e tem sido tratado como promissor nas Laranjeiras. Já Márcio Rosário tem contrato até abril e deverá ser liberado. O clube só não vai dispensá-lo neste momento para não precisar arcar com o valor da multa rescisória, que é alta. Mas caso o defensor encontre outro clube e deseje sair antes desta data, o time não vai criar nenhuma dificuldade. Outro zagueiro que estava no elenco, André Luis, foi dispensado e o caso foi parar na Justiça.

Até o momento o Fluminense reforçou seu elenco com o lateral direito Bruno, que se destacou pelo Figueirense no Campeonato Brasileiro e foi contratado para suprir a ausência de Mariano, negociado com o Bordeaux, da França, e com o meia Wagner, que estava no Gaziantepspor, da Turquia, e no Brasil se destacou defendendo as cores do Cruzeiro.

O clube, além de um zagueiro, procura ainda um lateral esquerdo para disputar posição com Carlinhos. Isso porque Jeferson, contratado esse ano junto ao futebol português, não agradou a comissão técnica, sendo substituído durante a derrota de 2 a 1 para o América-MG pelo Campeonato Brasileiro por estar sendo muito hostilizado pelos torcedores.

Nas demais posições o clube só deverá apresentar novas contratações se perder atletas. Um exemplo acontecerá no ataque, onde um nome só será procurado se Rafael Moura realmente deixar as Laranjeiras. O jogador vem sendo assediado por alguns clubes da Inglaterra e segundo a imprensa italiana o Milan também estaria de olho em sua aquisição. Além disso, a imprensa argentina noticiou o interesse do River Plate na contratação do atleta.

Ainda em termos de ataque, Araújo deverá ser comunicado nos próximos dias que não faz mais parte dos planos da diretoria e pode ser liberado para procurar outro clube. O jogador sempre manifestou o desejo de permanecer nas Laranjeiras, mas seu rendimento em 2012 foi abaixo da expectativa. Outro atacante que não vai ficar, porém será apenas emprestado para adquirir mais experiência é Ciro, que foi contratado junto ao Sport, mas não conseguiu se firmar e perdeu espaço na reta final do Campeonato Brasileiro. O jogador, porém, ainda é visto como promissor e Abel Braga não pretende se desfazer completamente do atleta, que estava atuando pelo Sport.

Abel Braga quer o elenco do Fluminense fechado até o início de janeiro, quando o clube começa a sua pré-temporada visando 2012. A ideia da comissão técnica é escalar uma equipe de reservas e juniores no Campeonato Carioca para priorizar a disputa da Copa Libertadores, considerada uma prioridade no clube. Esse planejamento pode ser modificado dependendo os resultados dos primeiros meses.

Márcio Rosário é um dos nomes que deve sair do Fluminense caso a contratação de Anderson aconteça
Márcio Rosário é um dos nomes que deve sair do Fluminense caso a contratação de Anderson aconteça
Foto: Rodrigo Carvalho/Photocamera / Divulgação
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

publicidade
publicidade