PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

Com votação recorde, Neymar é consagrado melhor jogador da América

31 dez 2011 - 07h43
(atualizado às 11h16)
Compartilhar

Pela primeira vez desde 2000 um brasileiro é o melhor jogador da América. Com uma votação recorde, o atacante Neymar, do Santos, venceu a tradicional eleição do jornal uruguaio El País. O chileno Eduardo Vargas, ex-Universidad de Chile, e o também santista Paulo Henrique Ganso, acabaram respectivamente como os segundo e terceiros colocados.

A eleição foi histórica, pois antes de Neymar ninguém tinha dominado tanto a votação do prêmio, distribuído anualmente desde 1986. Com 130 menções dos jornalistas que formam o júri, o brasileiro superou a marca do meia argentino Juan Sebastián Verón, que recebeu 109 em 2009.

Segundo colocado, Vargas, que anunciou a transferência para o Napoli, da Itália, após o título da última Copa Sul-Americana, teve 70 adesões, contra 33 de Ganso. A seleção ainda conta com jogadores que passaram pelo Brasil: o goleiro chileno Johnny Herrera (do Corinthians em 2006), o zagueiro argentino Rolando Schiavi (do Grêmio em 2007), o lateral direito equatoriano Néicer Reasco (do São Paulo entre 2006 e 2008) e o volante uruguaio Arévalo Ríos (do Botafogo em 2011).

O técnico da equipe ideal do diário é Oscar Tabárez, campeão da Copa América de 2011 com o Uruguai. Ele recebeu 75 votos na enquete, contra 48 do argentino Jorge Sampaoli, da Universidad de Chile. O brasileiro Muricy Ramalho, do Santos, apareceu na terceira colocação, com 33 indicações.

O nome mais aclamado, de qualquer forma, foi mesmo Neymar. Ele é o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio desde Romário em 2000, quando o ex-atacante defendia o Vasco da Gama. Raí, então no São Paulo, também foi condecorado em 1992, enquanto que a estrela de 1989 foi Bebeto, do Vasco.

Neste sábado, o santista foi aclamado como um jogador "único" pelo veículo uruguaio, que reuniu na votação 247 jornalistas representando meios de comunicação de 19 países da América. "Neymar fez ressurgir o futebol de seu país, segundo o reconhecimento jornalístico", exaltou o diário.

Neymar, Reasco e Ríos também estavam presentes na seleção continental em 2010, quando a honraria de melhor jogador ficou para o argentino Andrés D'Alessandro, do Internacional.

Dedé, Ronaldinho, Danilo e Elano ficam no quase

A eleição batizada de "Rey de América" (Rei da América) ainda incluiu outros quatro brasileiros entre os 20 melhores atletas do continente no futebol. Com 15 votos, o vascaíno Dedé, do Vasco, ficou a apenas um do chileno Marcos González, escolhido para integrar o time ideal.

O meio-campista do Santos Elano, por sua vez, teve 14 menções. O meia-atacante Ronaldinho, do Flamengo, e o lateral direito Danilo, que se transferiu do Santos ao Porto, também apareceram bem cotados, com 12 votos cada um.

Confira a seleção da América definida em eleição organizada pelo diário El País:

Goleiro: Johnny Herrera (chileno, da Universidad de Chile) - 23 votos
Lateral direito: Néicer Reasco (equatoriano, da LDU) - 24 votos
Zagueiro: Marcos González (chileno, da Universidad de Chile) - 16 votos
Zagueiro: Rolando Schiavi (argentino, do Boca Juniors) - 25 votos
Lateral esquerdo: Clemente Rodríguez (argentino, do Boca Juniors) - 24 votos
Volante: Arévalo Ríos (uruguaio, do Tijuana-MEX) - 30 votos
Meia: Paulo Henrique Ganso (brasileiro, do Santos) - 33 votos
Meia: Juan Román Riquelme (argentino, do Boca Juniors) - 23 votos
Atacante: Neymar (brasileiro, do Santos) - 130 votos
Atacante: Eduardo Vargas (chileno, da Universidad de Chile, vendido ao Napoli-ITA) - 70 votos
Atacante: Hernán Barcos (argentino, da LDU) - 16 votos

Campeão da Libertadores, Neymar recebeu 130 votos em eleição de jornal uruguaio, contra 70 de Vargas
Campeão da Libertadores, Neymar recebeu 130 votos em eleição de jornal uruguaio, contra 70 de Vargas
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade