Estaduais

Paulista
 
 

Esportes » Futebol » Estaduais » Estaduais

 F. Anderson desperta, vira "garçom" e ameaça titularidade de Elano
13 de fevereiro de 2012 08h25 atualizado às 10h18

Novo talento da base santista, meia é o principal articulador da equipe neste Campeonato Paulista. Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Novo talento da base santista, meia é o principal articulador da equipe neste Campeonato Paulista
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Klaus Richmond
Direto de Santos

Felipe Anderson iniciou o ano diferente, refazendo a imagem criada por Muricy Ramalho, de quem ouviu ser "desligado" e ter "defeitos de fábrica" a serem corrigidos. O meia aproveitou as chances, principalmente nos jogos em que os titulares foram poupados, para ser, até então, o garçom do time na temporada e já fazer sombra a Elano.

» Confira a transformação física de Ronaldo, Adriano e outros jogadores
» Por onde anda: veja jogadores de renome em times pelo Brasil

Ao lado de Ganso, de acordo com o Footstats, Felipe é o maior assistente do time no Campeonato Paulista, com três passes para gols, o último para o de Vinícius Simon, na vitória por 4 a 1 contra o Linense, no domingo.

A demonstração da mudança de comportamento está no número de passes que já fez em cinco partidas: 142 contra 125 de Ganso, principal articulador de jogadas. Felipe realizou duas partidas a mais, mas foi titular em quatro dos cinco jogos e acabou substituído em dois. Além disso, também tem maior tempo de posse de bola entre os meio-campistas santistas.

Na virada diante do Botafogo-SP, o meia entrou para marcar um gol e dar um passe para Neymar concluir em um de seus três gols na partida. Elano, por sua vez, é pouco participativo e já tem a sua presença entre os titulares contestada.

"Esses jogos são bons para isso, embora o ideal seja o time titular desde o começo do campeonato, mas aí fica impossível. Demos chance aos garotos para provar se podem permanecer ou serem emprestados. Alguns chamaram a atenção", disse Muricy Ramalho.

Felipe é tratado como joia rara pelo clube, com quem renovou vínculo em outubro, e é um dos "parceiros" de Neymar, que o vê como principal promessa após a geração que lidera ao lado de Ganso. No último ano, a opção do então técnico Adilson Batista de não inscrevê-lo na Libertadores causou mal-estar no clube.

Muricy ainda sequer divulgou ou garantiu nomes na lista de 25 inscritos para a Copa Libertadores, que deve ser entregue pelo Santos à Conmebol nesta segunda-feira. O time estreia na quarta-feira, diante do The Strongest, em La Paz, na Bolívia.

Compare o desempenho de Felipe Anderson e Elano de acordo com o Footstats:

Felipe Anderson
Assistências: 3
Cruzamentos: 24
Desarmes: 11
Dribles: 16
Finalizações: 11
Gols: 1
Lançamentos: 9
Passes: 142
Perdas de bola: 31
Posse de bola: 6:40 (média de 1:20)

Elano
Assistências: 0
Cruzamentos: 8
Desarmes: 6
Dribles: 2
Finalizações: 9
Gols: 0
Lançamentos: 10
Passes: 51
Perdas de bola: 8
Posse de bola: 02:04 (média de 00:41)

K.R.C. DE MELO & CIA. LTDA - ME
  1. Jogando em São Bernardo do Campo (SP), Santos vence Linense por 4 a 1 e se consolida na zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista

    Foto: Helio Suenaga/Gazeta Press

  2. Equipe atuou basicamente com reservas e chegou à vitória graças à boa atuação dos zagueiros; agora, tem 12 pontos, contra oito do rival de Lins

    Foto: Helio Suenaga/Gazeta Press

  3. No primeiro tempo, o Linense até conseguiu criar chances de perigo, mas foi o Santos quem saiu na frente, em lance confuso de Bruno Rodrigo

    Foto: Ivan Storti/Agência Lance

  4. Vinícius Simon (foto) fez o segundo gol santista na etapa final, antes de ter chance perigosa defendida por Douglas; Linense diminuiu com Diego Macedo, mas Ânderson Carvalho e Dimba também marcaram

    Foto: Ivan Storti/Agência Lance

  5. Na próxima quarta-feira, santistas entram em campo pela Libertadores; times voltam a campo no sábado pelo Campeonato Paulista

    Foto: Helio Suenaga/Gazeta Press

  6. Santos volta a jogar pelo Campeonato Paulista no sábado, quando enfrenta o Mirassol fora de casa; no mesmo dia, o Linense hospeda o Bragantino

    Foto: Ivan Storti/Agência Lance

/futebol/estaduais/foto/0,,00.html