Estaduais

Paulista
 
 

Esportes » Futebol » Estaduais » Estaduais

 Neymar brilha no pós-Carnaval, Santos vence 4ª seguida e embala
22 de fevereiro de 2012 21h22 atualizado às 22h02

Neymar passou por dois rivais e fez a jogada do primeiro gol da partida. Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

Neymar passou por dois rivais e fez a jogada do primeiro gol da partida
Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

Neymar voltou inspirado da folga em que aproveitou as noites de sábado e domingo no Carnaval de Salvador. Nesta quarta-feira, o atacante comandou a vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Comercial, na Arena do Barueri, fazendo toda a jogada do primeiro gol, marcado pelo meio-campista Ibson. Já no fim, Durval ainda complementou o resultado, de cabeça.

» De Waldemar a Caio Júnior: relembre 30 técnicos vapt-vupt
» Veja quem pegou avião e mudou de clube em 2012

O êxito foi o quarto consecutivo do Santos no Campeonato Paulista. Antes, a equipe havia batido, em casa, o Linense por 4 a 1 e colecionado dois resultados positivos longe de seus domínios: contra o Botafogo-SP, também por 4 a 1, e contra o Mirassol, por 3 a 1.

Após começar mal a campanha no Estadual, o clube, atual bicampeão da competição, chega a 18 pontos, ocupando momentaneamente o quarto lugar. O time ainda pode ser ultrapassado pelo São Paulo, que compete pela nona rodada a partir das 22h (de Brasília) desta quarta contra o Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid.

Na Arena Barueri, o técnico Muricy Ramalho tinha apenas um desfalque e escalou o time principal, com o goleiro Aranha substituindo Rafael, que sofre com dores musculares. O grande destaque da partida foi Neymar, que fez de tudo um pouco em campo: toque de calcanhar, pedaladas e, inclusive, a jogada do primeiro gol, na qual passou por dois adversários antes de servir Ibson, aos 28min do primeiro tempo.

No fim da partida, o atacante ainda sofreu duas faltas duras que renderam cartões amarelos a Jordã e Ricardo Conceição. A segunda foi cobrada pelo meio-campista Elano na cabeça do zagueiro Durval, que balançou as redes e deu números finais ao confronto aos 36min do segundo tempo.

O Santos volta a campo pelo Estadual diante da Ponte Preta, no sábado, a partir das 18h30 (de Brasília), outra vez na Arena Barueri. Já o Comercial recebe o Mirassol no domingo, no mesmo horário, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto.

O jogo
Embalado por uma sequência de três vitórias seguidas no Campeonato Paulista, o Santos começou pressionando o Comercial. Logo aos 3min, o atacante Borges mostrou que daria trabalho à zaga adversária, ao driblar o marcador e chutar forte para o gol. Atento, Alex Santana fez a defesa.

Ofensivo, o time praiano teve mais uma grande chance para marcar, aos 10min. O atacante Neymar cobrou escanteio pelo lado esquerdo, na medida para a cabeçada do zagueiro Edu Dracena, mas a bola explodiu no travessão.

Bem postado na defesa e explorando os contra-ataques, o Comercial chegou com perigo ao gol adversário. Em cobrança de falta, aos 18min, o lateral esquerdo Rossato acertou a trave direita de Aranha, assustando a torcida.

Após essa oportunidade, os comandados de Muricy voltaram a ameaçar o oponente aos 26min. Neymar iniciou a jogada encontrando Borges livre na grande área. Porém, em vez de bater para o gol, o centroavante resolveu tocar para Ganso, que chegou atrasado no lance e não conseguiu mandar a bola para o fundo das redes.

Dois minutos depois, o Santos alcançou o gol. Neymar fez grande lance individual, deixando dois marcadores para trás, antes de servir Ibson, que aproveitou a saída do goleiro Alex Santana para abrir o placar com um toque de categoria com a perna esquerda.

Com mais espaço para criar chances após o gol, o Santos quase chegou ao segundo antes do intervalo. Aos 37min, Paulo Henrique Ganso encontrou Juan livre pela esquerda. O lateral arriscou a finalização, mas Alex Santana fez a defesa, mandando a bola para escanteio.

Aos 46min, o Comercial voltou a assustar, em nova cobrança de falta de Rossato. O experiente ala bateu a infração na direção do gol, a bola desviou na metade do caminho e Aranha teve que espalmar o chute para evitar problemas. O zagueiro Fabão isolou no rebote, desperdiçando a última oportunidade da primeira etapa.

Na volta do intervalo, os santistas continuaram dominando o jogo e, aos 12min, o time quase ampliou a vantagem. Neymar cobrou falta pela direita, Ganso antecipou a marcação e, com um toque de cabeça, acertou o travessão do Comercial.

Com a partida sob controle, apesar do placar mínimo, o Santos tocava pacientemente a bola, esperando um espaço na zaga rival para chegar ao segundo gol.

Entretanto, o segundo tento só foi acontecer aos 36min. Em cobrança de falta, Elano, que havia entrado no lugar de Ibson, colocou a bola na cabeça de Durval. O toque do zagueiro foi no ângulo esquerdo de Alex Santana, que nada pôde fazer para evitar o segundo gol do confronto.

Os santistas ainda criaram mais duas boas chances para ampliar a vantagem. Aos 40, Juan cruzou para Alan Kardec, que havia entrado há poucos minutos na vaga de Borges, acertar o travessão. No minuto seguinte, Elano tabelou com Ganso e quase deixou a sua marca.

O Santos ainda continuou no ataque, pressionando o adversário, mas o placar permaneceu inalterado até o apito final do árbitro.

Ficha técnica

SANTOS 2 x 0 COMERCIAL

Gols
SANTOS:
Ibson, aos 28min do primeiro tempo; e Durval, aos 36min do segundo tempo

SANTOS: Aranha; Fucile (Crystian), Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Henrique, Ibson (Elano) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec)
Treinador: Muricy Ramalho

COMERCIAL:Alex Santana; Jordã, Fabão, Leandro Camilo e Rossato (Wellington); Ricardo Conceição, Jonílson (Henrique Motta), Carlos Magno e Luís Augusto; Henan (Jaílton) e Alex Rafael
Treinador: Márcio Fernandes

Cartões amarelos
SANTOS: Borges
COMERCIAL: Fabão, Leandro Camilo, Luís Augusto, Ricardo Conceição e Jordã

Árbitro
Aurélio Santanna Martins (SP)

Local
Arena Barueri, em Barueri (SP)

Com informações da Gazeta Esportiva

Terra
  1. Atacante Borges (à esq.) e meia Ibson comemoram o primeiro gol da vitória por 2 a 0 do Santos sobre o Comercial, nesta quarta-feira, pela nona rodada do Campeonato Paulista, na Arena Barueri

    Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

  2. Depois de curtir o Carnaval no fim de semana em Salvador, Neymar foi o grande nome do jogo e deu a assistência para Ibson abrir o placar, aos 28min do primeiro tempo

    Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

  3. Neymar cai no gramado em Barueri. Atacante sofreu faltas duras especialmente no fim do segundo tempo. Depois de uma delas, Elano cobrou a infração na cabeça de Durval, que selou o resultado aos 36min

    Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

  4. Ibson dá carrinho. Meia que atuou como titular vem se destacando nos últimos jogos

    Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

  5. Zagueiro Edu Dracena não teve tanto trabalho com o ataque do Comercial, que segue na parte inferior da tabela da competição

    Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

  6. Santos obteve a quarta vitória seguida no Paulista; após o início ruim, a equipe embalou na luta pelo tricampeonato

    Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

/futebol/estaduais/foto/0,,00.html