0

RS, RJ e CE conhecem campeões de turno neste domingo

1 mar 2009
13h00
atualizado às 13h01

O calendário ainda está no início de março, mas cinco torcidas do Brasil irão comemorar títulos neste domingo. O primeiro turno dos estaduais de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará conhecerão seus campeões e, conseqüentemente, um dos finalistas. Todos os jogos ocorrem às 16hrs (horário de Brasília).

» Veja a tabela completa do Carioca
» Veja a tabela completa do Gaúcho
» Veja a tabela completa do Cearense

No Rio de Janeiro, um Botafogo remodelado por Ney Franco em relação à temporada de 2008 tem a chance de confirmar presença na final do Campeonato Carioca pelo quarto ano seguido e dar argumentos para o trabalho do presidente Maurício Assumpção, sucessor de Bebeto de Freitas. Do outro lado, porém, há um adversário perigoso: comendo pelas beiradas, o Resende chegou à semifinal da Taça Guanabara em razão da perda de pontos do Vasco, mas fez 3 a 1 sobre o Flamengo e mostrou ser um franco-atirador que merece atenção.

O segundo Gre-Nal da temporada agora vale título. A Taça Fernando Carvalho, em homenagem ao ex-presidente do clube colorado, será entregue ao vencedor da decisão que ocorre no Beira-Rio. A possibilidade de o troféu, entregue por Carvalho, ir parar nas mãos dos gremistas já é comentada em Porto Alegre, mas o Inter, que venceu o primeiro clássico do ano, conta com o jovem Taison, autor de oito gols dez jogos, para impedir a façanha dos rivais e suprir a ausência de D'Alessandro. O Grêmio, por sua vez, fará o quarto jogo em oito dias, e se valerá da enorme rivalidade em campo como combustível.

O Campeonato Cearense também conhece seu primeiro finalista neste domingo, com o Ceará recebendo o Ferroviário no Castelão. Os donos da casa têm a vantagem do empate em razão de uma vitória no jogo de ida, mas o treinador Zé Teodoro garante pensar em jogar no ataque. Para isso, contará com os experientes Edu Sales, ex-Coritiba e Figueirense, e Sérgio Alves, que já vestia camisa alvinegra no vice-campeonato da Copa do Brasil há 15 anos. Já o Ferroviário tenta retornar para a final após cinco anos em branco.

Favoritíssimo para vencer o primeiro turno - chamado de Taça Cidade de Belém - no Campeonato Paranaense, o Paysandu deve cumprir formalidades contra o São Raimundo no Mangueirão. O clube bicolor tem o melhor elenco do estado e, na partida de ida, venceu o adversário por imponentes 3 a 0. Vélber, ídolo local e lembrado por sua passagem pelo São Paulo em 2004, está confirmado entre os titulares comandados pelo sempre rígido treinador Édson Gaúcho.

No Rio Grande do Norte, a decisão do primeiro turno não terá nem América e nem ABC. Os surpreendentes Santa Cruz - que pode voltar para a final estadual após 57 anos - e a ASSU, fundada em 2002, disputarão o título em uma só partida, no Estádio Edgard Borges.

Fahel comemora o gol que levou Botafogo à decisão
Fahel comemora o gol que levou Botafogo à decisão
Foto: Agência Lance

Veja também:

Fonte: Especial para Terra
publicidade