Boletim
Receba as últimas notícias em seu email
Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
Rio de Janeiro
Sábado, 8 de abril de 2006, 10h01 
No Rio, grandes voltam errar e permitem zebras
 
 Últimas de Rio de Janeiro
» Federação quer Carioca 2007 com 16 times
» Bebeto de Freitas resiste contra a chegada de Sérgio Manoel
» Modesto, Dodô se elege o melhor do Carioca
» Botafoguenses aprovam metódos exóticos de técnico
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O Campeonato Carioca tem servido nos últimos anos como válvula de escape dos torcedores dos times grandes em razão das campanhas ruins nos Campeonatos Brasileiros e fracassos na Copa do Brasil. Neste ano, Flamengo, Fluminense e Vasco não conseguiram vagas para as semifinais das Taças Guanabara e Rio, ficando fora da decisão.

Confira a tabela completa

O Botafogo foi a exceção dos grandes ao conquistar o título da Taça Guanabara, mas fracassou na primeira fase da Taça Rio. Por essa razão, o campeonato abriu espaço para o ressurgimento do América, afastado das grandes decisões desde os anos 80, e para times de torcidas mais discretas como Americano, Cabofriense e Madureira.

A decisão do título carioca ficou entre Botafogo e Madureira, campeão da Taça Rio. No primeiro jogo, o time de General Severiano venceu por 2 a 0 e pode perder por um gol de diferença no jogo de volta no próximo domingo para ser campeão pela primeira vez desde 1997.

O campeonato ficou marcado por ter como destaques jogadores experientes como Sorato, artilheiro do torneio com nove gols, pelo Cabofriense, Robert e Válber, do América. O torneio também serviu para revelar o técnico Carlos Roberto, do Botafogo.

Os outros grandes fizeram seguidas trapalhadas. O Flamengo decidiu estender a pré-temporada e jogou com um time reserva a Taça Guanabara, praticamente abdicando da disputada. No segundo turno, os resultados não apareceram e a diretoria trocou Valdir Espinosa por Waldemar Lemos, irmão de Oswaldo de Oliveira, e contratou o experiente Luizão, mas o time não decolou.

O Vasco decidiu manter Romário, mas a equipe de Renato Gaúcho não foi regular o suficiente para avançar na competição. Já o Fluminense demitiu dois técnicos - Ivo Wortmann e Paulo Campos - e o sonho do bicampeonato não se tornou realidade, apesar de ter sido considerato favorito no início do torneio.

O Campeonato Carioca teve como fator positivo o retorno do Maracanã. Apesar de ainda ter parte das suas instalações interditadas para obras do Pan-Americano, os torcedores puderam matar as saudades do estádio Mário Filho, que ficou fechado desde o encerramento do último Estadual.
 

Redação Terra