Boletim
Receba as últimas notícias em seu email
Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
Paulista
Domingo, 9 de abril de 2006, 17h58  Atualizada às 23h59
Santos quebra jejum e derruba a Portuguesa
 
Marcelo Pereira/Terra
Léo Lima vibra com o troféu de campeão paulista
Léo Lima vibra com o troféu de campeão paulista
Enquete
Qual campeão estadual tem mais chances no Brasileiro 2006?
Santos
Botafogo
Cruzeiro
Grêmio
Goiás
Paraná Clube
Figueirense

 Últimas de Paulista
» Barueri goleia e leva o título da Série A-2
» Rio Claro e Sertãozinho se classificam para A-1
» Barueri e Guaratinguetá sobem para a A1 do Paulista
» Vice-campeão, São Paulo domina seleção do Paulista
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O Santos derrotou a Portuguesa por 2 a 0, neste domingo, na Vila Belmiro, e quebrou o jejum de 21 anos sem conquistar o título do Campeonato Paulista. O resultado também causou o rebaixamento do time do Canindé à Série A-2 em 2007.

Veja reportagem em
vídeo direto da Vila

Baixe o pôster do campeão
Veja fotos da conquista
Comente a conquista
Baixe hino no celular
Envie um cartão
Baixe emoticons do campeão

Os gols da vitória santista foram marcados ainda no primeiro tempo por Cléber Santana e Leonardo (contra) para delírio dos torcedores que lotaram a Vila Belmiro.

Esse foi o sexto título paulista do técnico Vanderlei Luxemburgo. O experiente treinador havia sido campeão com Bragantino (1990), Palmeiras (1993, 1994 e 1996) e Corinthians (2001).

O Santos também levou a sua primeira taça estadual desde 1984, quando derrotou o Corinthians por 1 a 0 no dia 2 de dezembro daquele ano, no Morumbi.

Essa também foi a primeira conquista em um jogo na Vila Belmiro desde 1965, quando a equipe liderada por Pelé e Coutinho goleou o Juventus por 4 a 0.

Antes do apito inicial, o Santos já estava pressionado após o São Paulo ter aberto o placar contra o Ituano em Mogi Mirim.

Mas o nervosismo também parecia presente no time da Portuguesa, que se assustava em todas as jogadas aéreas. Nestes lances saíram os dois gols santistas.

O primeiro gol santista foi marcado aos 23min do primeiro tempo. Após batida de escanteio de Léo Lima, Cléber Santana subiu sem marcação e desviou para o gol da Portuguesa.

Empolgado com a torcida, o Santos permaneceu no ataque e ampliou aos 27min. Depois de cruzamento de Reinaldo, Leonardo cabeceou contra o gol da própria Portuguesa.

Depois dos gols, o time de Luxemburgo seguiu melhor em campo e desperdiçando várias oportunidades, mas não conseguiu fazer mais.

Assim, a Portuguesa, com 18 pontos, que dependia apenas dela própria para escapar do rebaixamento, caiu para a Série A-2. É um dos piores momentos da história do clube, que disputa a Série B do Brasileiro desde 2003.

O time lusitano já venceu o Estadual em 1935, 1936 e 1973, quando dividiu o título com o Santos. A queda acontece dez anos após ter vivido seu melhor momento no cenário nacional, quando foi vice-campeã brasileira.

Os jogadores santistas puderam levantar a taça de Campeão Paulista graças à chegada do troféu por helicóptero na cidade praiana.

A inovação da Federação Paulista de Futebol contou com a saída da taça da sede da entidade, localizada na Barra Funda, na capital paulista, quando o rumo do Estadual já estava definido, minutos antes do término do jogo na Vila Belmiro.

Ficha Técnica
Santos 2 x 0 Portuguesa
Equipes
Fábio Costa
Ávalos
Ronaldo
Wendel
Fabinho
Maldonado
(Heleno)
Cléber Santana
Léo Lima
(Rodrigo Tabata)
Kléber
Geílson
(Magnum)
Reinaldo

Técnico:
Vanderlei Luxemburgo

Gléguer
Jackson
Bruno
Emerson
Leonardo
Rai
(Joãozinho)
Sandro
Alexandre
Cléber (Esley)
Diogo
Johnson
(Anderson)


Técnico:
Edinho

Gols

23min - 1° tempo
Cléber Santana
27min - 1° tempo
Leonardo (contra)

 
Cartões Amarelos
Ronaldo
Jackson
Esley
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme

 
Redação Terra