Paulista

Paulista

Sexta, 30 de março de 2007, 16h07  Atualizada às 19h29

Fifa reconhece título mundial do Palmeiras

Enquete

O título do Palmeiras da Copa Rio pode ser considerado um Mundial?

Sim
Não

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A Fifa oficializou o Palmeiras como o primeiro campeão mundial de clubes, pela conquista da Copa Rio no ano de 1951. A equipe alviverde tenta reconhecer o título como Mundial junto à entidade máxima do futebol desde 2001.

» Opine: você concorda com a
decisão da Fifa?

» Veja as últimas do Palmeiras

Membros do Palmeiras enviaram um dossiê sobre a conquista da Taça Rio à sede da Fifa, localizada na Suíça, a fim de que a entidade pudesse analisar o caso e dar o seu parecer.

Com a decisão favorável, a diretoria do Palmeiras já planeja colocar uma estrela amarela acima do escudo do time na camisa oficial.

Um dos historiadores que trabalharam na confecção do dossiê sobra a conquista, o conselheiro do clube Roberto Frizzo deu um recado aos torcedores do Palmeiras. "Vão às ruas, comemorem, somos os primeiros campeões mundiais!", exaltou, em entrevista à Jovem Pan.

"O título foi resultado da dignidade do futebol brasileiro, abatida após a derrota em 1950 (na final da Copa do Mundo, para o Uruguai, em pleno Maracanã)", completou o conselheiro.

Frizzo ainda comentou sobre o que o clube fará após a decisão da Fifa. "Eu acredito que tem que ter uma camisa com algum sinal de que fomos campeões mundiais. Uma estrela de ouro seria um ícone interessante", declarou.

A Copa Rio foi realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro e teve a participação de Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Olympique Nice (França), Sporting (Portugal), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Vasco da Gama, além do Palmeiras. O time alviverde foi campeão após derrotar a equipe italiana na decisão.

Redação Terra