Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Domingo, 6 de maio de 2007, 18h17  Atualizada às 00h43

Fla supera Botafogo nos pênaltis e é campeão

Agência Lance

Claiton e Renato comemoram título beijando a taça
Enquete

Qual o campeão estadual que entra mais forte no Campeonato Brasileiro?

Atlético-MG
Flamengo
Grêmio
Santos
Sport

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A equipe do Flamengo mostrou poder de superação e passou pelo Botafogo por 4 a 2 nas penalidades para conquistar o 29º título do Campeonato Carioca. No tempo normal, a partida terminou empatada por 2 a 2. O herói da vitória rubro-negra foi o goleiro Bruno, que segurou a pressão botafoguense e foi o grande nome nas penalidades.

» Goleiro Bruno brilha e Fla é campeão
» Veja fotos
» Baixe o pôster do campeão
» Envie um cartão do campeão
» Atenda o seu celular ao som do hino do Flamengo
» Comente a conquista do Flamengo

O jogo começou bastante movimentado e com as duas equipes desperdiçando boas chances. Aos 4min, Lúcio Flávio cobrou escanteio, Dodô tentou duas vezes, mas foi Jorge Henrique quem finalizou da entrada de área, por cima do gol de Bruno.

O time rubro-negro respondeu no minuto seguinte. Renato lançou Renato Augusto, que arriscou de fora da área. Max bateu roupa, mas fez a defesa.

A equipe do Botafogo chegava com mais perigo. Aos 7min, Joílson recebeu de Túlio pela meia direita e chutou forte. Bruno caiu bem na bola e fez a defesa segura.

O time alvinegro chegou novamente aos 9min. Lúcio Flávio correu para a batida, mas foi Luciano Almeida que bateu. O tiro passou com perigo à direita da meta de Bruno.

O jogo seguia disputado, mas o ritmo diminuiu. A equipe botafoguense só chegou novamente aos 31min. Jorge Henrique deu trabalho para Jaílton pela ponta esquerda botafoguense. Lúcio Flávio recebeu o passe e bateu de perna direita. Bruno defendeu mais uma.

A equipe do Flamengo perdeu a última chance da primeira etapa. Aos 36min, Juan recebeu de Renato e cruzou de primeira na área do Botafogo. Luciano Almeida afastou o perigo da área botafoguense.

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro: eletrizante. Aos 3min, Lúcio Flávio organizou o ataque botafoguense e serviu Zé Roberto. O camisa 10 bateu da entrada da área, por sobre a meta de Bruno.

O Flamengo respondeu em forma de gol. Aos 7min, bola metida nas costas de Joílson. Juan invadiu a área, chegou à linha-de-fundo e bateu fechado. Souza chegou para concluir e colocar o Flamengo na frente.

Não deu tempo da torcida rubro-negra comemorar, pois o Botafogo empatou quatro minutos mais tarde. Falta pela meia direita. Lúcio Flávio levantou no meio da confusão, Juninho subiu mais que todo mundo e cabeceou para o chão para empatar.

O gol desestabilizou o Flamengo, que tomou a virada aos 15min. Jorge Henrique voltou a desarticular a zaga adversária e deixou Dodô na cara do gol. Bruno abandonou sua meta e apenas acompanhou a passagem da bola por cima dele, em um golaço do camisa 7.

O time rubro-negro não desistiu e foi buscar o empate aos 27min. Renato Augusto recebeu de Claiton na meia, gingou para cima de Túlio e bateu forte, no canto esquerdo de Max.

O Flamengo aproveitou o embalo da torcida e pressionou. Renato bateu escanteio fechado, da direita, e exigiu boa defesa de Max, que cede novo escanteio.

Aos 31min, o Botafogo tentou a resposta pela direita. Joílson foi lançado por Lúcio Flávio, mas errou no cruzamento e mandou direto pela linha-de-fundo.

O time alvinegro chegava com mais perigo. Aos 36min, Lúcio Flávio enfiou para Joílson, que bateu forte, cruzado. Bruno fez mais uma grande defesa.

Porém, a pressão da equipe botafoguense acabou aos 43min. Dodô foi lançado em posição legal, mas o assistente marcou o impedimento. Dodô tocou para o gol vazio, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo.

A partida foi para as penalidades. Bruno defendeu as cobranças de Lúcio Flávio e Juninho, enquanto os jogadores rubro-negros não desperdiçaram nenhuma cobrança. Após o pênalti convertido por Leonardo Moura, o time flamenguista comemorou mais um título carioca.

Ficha Técnica
Flamengo 2 (4) x 2 (2) Botafogo
Equipes
Bruno
Leonardo Moura
Ronaldo Angelim
Irineu
Juan
Paulinho
Jaílton
(Claiton)
Renato
Renato Augusto
Roni
Souza


Técnico:
Ney Franco
Max
Joílson
Juninho
Alex
Luciano Almeida
Túlio
Leandro Guerreiro
Lúcio Flávio
Zé Roberto
(André Lima)
Jorge Henrique
Dodô


Técnico:
Cuca
Gols
7min - 2° tempo
Souza
27min - 2° tempo
Renato Augusto
11min - 2° tempo
Juninho
15min - 2° tempo
Dodô
Cartões amarelos
Ronaldo Angelim
Irineu
Jaílton
Souza
Luciano Almeida
Túlio
Cartões vermelhos
  Dodô
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Público e renda : 63.614 pagantes / R$ 1.677.630,00

Redação Terra