PUBLICIDADE

Eurico Miranda vence eleição e volta à presidência do Vasco

12 nov 2014 - 07h11
(atualizado em 2/12/2014 às 16h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de seis anos longe do poder, Eurico Miranda está de volta à presidência do Vasco da Gama. Na noite desta terça-feira, ele foi eleito para o triênio 2015/16/17 com 2.733 votos - Julio Brant ficou em segundo com 1.570 e Roberto Monteiro obteve 1.153 votos, além de 120 votos entre brancos e nulos. A eleição marcou o recorde de comparecimento de associados, num total de 5.578, superando a eleição de 1985, que teve 5.535.

Eleito presidente, Eurico Miranda é ovacionado no Vasco:

Para ser confirmado como novo presidente do clube, Eurico precisa ser aprovado em uma votação do Conselho Deliberativo, marcada para o próximo dia 19. A chapa dele entra com 120 cadeiras (Julio, segundo colocado, terá 30 conselheiros), além dos 150 natos (Beneméritos).

Por ser eleição indireta, o pleito elegeu apenas a chapa, o presidente e o vice da Assembleia Geral: Itamar Ribeiro de Carvalho e Jayme Loureiro Nobre Baptista, respectivamente. Se for aprovado, o que é natural no Conselho, Eurico assume a presidência vascaína no dia 1º de dezembro.

O pleito começou às 9h (de Brasília) e teve momentos de tensão, ironia e provocações, como quando o candidato Julio Brant foi votar. Ao depositar o voto, ele gritou palavras de ordem e logo Eurico Miranda rebateu com ironia: “Quem é ele? Alguém conhece?”.

 A contagem dos votos demorou duas horas e vinte e quatro minutos para começar. Tudo porque as três chapas discordavam da lista entregue e à disposição para votar, assim como do processo de contagem das cédulas. Resolvido o problema, os mesários se reuniram e fizeram a contagem, que demorou três horas.

Logo na primeira urna, de um total de sete, Eurico Miranda abriu larga vantagem sobre os concorrentes Roberto Monteiro e Julio Brant. O presidente eleito ficou com 228 votos, enquanto os opositores tiveram 114 e 111 votos, respectivamente.

<p>Eurico Miranda e seu velho charuto estão de volta ao comando do Vasco da Gama</p>
Eurico Miranda e seu velho charuto estão de volta ao comando do Vasco da Gama
Foto: Cleber Mendes / Lancepress!

Conforme a contagem das urnas se sucedia (abaixo os números urna a urna), Eurico abria vantagem, e a comemoração começou a dar lugar a tensão. Alertado pela segurança do Vasco, Julio Brant deixou a sede uma hora depois do início da abertura das urnas.

 Foi a senha para que correligionários de Eurico Miranda o perseguissem pelo clube. Julio Brant deixou São Januário no carro da Polícia Militar, que foi obrigada a apontar armas para os torcedores que ameaçaram o candidato.

Outro momento de tensão foi quando os simpatizantes de Eurico e Roberto Monteiro se encontraram dento do clube, causando correria e briga entre eles.

Eurico Miranda assume a presidência no dia 1º de dezembro. Na primeira passagem no comando do clube, ele tomou posse em 2001, foi reeleito para o triênio 2004/2006, permaneceu no cargo sob intervenção jurídica, e emendou um  terceiro mandato até julho de 2008, quando uma decisão judicial impôs uma nova eleição.

Votação à presidência do Vasco da Gama urna a urna
1ª Urna Eurico Miranda – 228 votos
Roberto Monteiro – 114 votos
Julio Brant – 111 votos
Nulo - 1 voto
2ª Urna Eurico Miranda - 289 votos
Roberto Monteiro – 189 votos
Julio Brant – 151
Nulo - 1 voto
3ª Urna Eurico Miranda - 425 votos
Julio Brant – 268 votos
Roberto Monteiro – 191 votos
4ª Urna Eurico Miranda - 557 votos
Julio Brant – 287 votos
Roberto Monteiro - 228 votos
5ª Urna Eurico Miranda - 582 votos
Julio Brant – 349 votos
Roberto Monteiro – 190 votos
6ª Urna Eurico Miranda - 452 votos
Julio Brant – 311 votos
Roberto Monteiro – 196 votos
7ª Urna Eurico Miranda - 200 votos
Julio Brant – 93 votos
Roberto Monteiro – 47 votos

“O resultado da urna mostra que o Vasco está vivo e voltará aos seus grandes tempos”, disse Eurico, após comemorar a vitória em cima de uma mesa e puxar o grito de “Casaca”.

Roberto Dinamite, que comandou o clube em duas gestões, deixa o Vasco após dois rebaixamentos e a conquista da Copa do Brasil. Sob vaias e insultos, o maior ídolo da história passa o bastão para aquele que um dia viveu o mesmo revés em São Januário. 

<p>Eurico Miranda prometeu resgatar o respeito do Vasco</p>
Eurico Miranda prometeu resgatar o respeito do Vasco
Foto: Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda

Resgate do respeito

Durante a campanha, Eurico não apresentou nenhuma proposta de fato e disse apenas que voltaria ao Vasco para trazer o respeito de volta ao clube. Apesar disso, o cartola já estabeleceu algumas prioridades para o seu mandanto. Além do "resgate do respeito", Eurico Miranda garante que vai brigar com a Rede Globo e com as Federações para que o Vasco receba a mesma quantia de Flamengo e Corinthians nas cotas de transmissão de TV, uma das principais fontes de receita dos clubes brasileiros atualmente.

O mandatário também afirma que, enquanto ele for presidente, o time cruz-maltino não será mais rebaixado para Série B. Apesar de ter participado da campanha em 2008, ele sempre faz questão de deixar claro que foi Roberto Dinamite quem presidia o clube na época. Outra prioridade de Eurico está em fazer melhorias no patrimônio do clube. Ele quer reabrir o Parque Aquático de São Januário, que para ele é um dos bens mais preciosos do Vasco, e fazer obras de reforma no ginásio poliesportivo. Sua gestão também prevê melhorias nas sedes Náutica e do Calabouço.

Fonte: com Lancepress!
Fonte: Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda
Compartilhar
Publicidade
Publicidade