Eurocopa 2008

› Esportes › Futebol › Eurocopa › Eurocopa 2008

Eurocopa 2008

Sedes

Áustria e Suíça recebem Euro pela 1ª vez

Países com poucos resultados expressivos no futebol, Áustria e Suíça vão receber a Eurocopa pela primeira vez com a expectativa de que as suas seleções façam campanhas acima do histórico.

Esta será a segunda vez que dois países serão sedes da competição em conjunto. Em 2000, Bélgica e Holanda receberam a Eurocopa, mas nenhuma das seleções alcançou a decisão.

Escolhida para abrigar a abertura da Copa, a Suíça notabiliza-se pelo alto índice de qualidade de vida e pela economia avançada. Quatro línguas são consideradas oficiais, mas o alemão é o mais falado, por cerca de 60% da população. Francês, italiano e romanche são as outras três.

Na história, a Suíça ficou com a alcunha de ser um país neutro em questões políticas. A sua posição diplomática na Segunda Guerra Mundial é um exemplo clássico, apesar dos questionamentos sobre concentrações nazistas localizadas em seu território.

Vizinha da Suíça, a Áustria, que receberá a final da competição, também tem forte influência alemã em sua sociedade. Vale destacar, porém, a beleza natural do país, que combina paisagens glaciais, como os Alpes, com planícies dotadas de grande infra-estrutura turística.

A história cultural da Áustria, especialmente da capital Viena, está entre as mais ricas do mundo. O país é berço de alguns dos maiores compositores de música clássica do mundo, dos quais Mozart é o maior exemplo.