
Atualizada às 09h26 Como não poderia deixar de ser, as capas dos jornais espanhóis amanheceram nesta segunda-feira destacando o título da Eurocopa 2008, e o sonho que virou realidade para a seleção de futebol. Depois da vitória por 1 a 0 sobre a Alemanha no último domingo, toda a empolgação dentro do campo e pelas ruas do país foi transferida para a imprensa local.
» Veja fotos dos jornais espanhóis 
» Fotos da campanha da Espanha 
» Espanha leva título 44 anos depois
» Confira a tabela completa
» Comente o título espanhol
Especial:
» Espanha faz campanha irretocável
» Espanha enterra "amarelada"
» Senna vira 1º brasileiro campeão
"Já não é um sonho, é uma realidade. Somos campeões", diz o jornal Marca. Outras chamadas na capa completam a alegria. "Espanha deu outro recital com um gol (de Torres) que poderiam ser quatro mais". O artilheiro da partida não passou despercebido. "Torres selou o triunfo histórico no minuto 33 com um gol de gênio".
Ao lado da foto de Torres, no pé da página, o técnico Luís Aragonés é lembrado, em uma cena em que está sendo jogado para cima pelos jogadores. Chamado de "sábio", a legenda diz "Os 23 campeões celebram o título lançando Luís para o ar".
Pensando em faturar em cima desta conquista, o jornal lançou uma promoção em que seus leitores colecionarão selos para trocar pela "toalha dos campeões", feita de um tecido nas cores da bandeira espanhola. Para amanhã é prometido o "pôster para a história", com a foto dos atletas junto com a taça depois da partida.
O AS seguiu a linha do ditado "uma imagem vale por mil palavras", e usou menos texto do que seu concorrente. Por sobre uma grande foto do goleiro Iker Casillas erguendo a taça junto a seus companheiros, a manchete, "Campeões". Seguida de "Um golaço de Torres nos dá a segunda Eurocopa", "Outra exibição na final" e "A seleção derruba a Alemanha e conquista a Eurocopa".
Até mesmo o jornal El País, um dos mais respeitados da Espanha em questões políticas e econômicas, se rendeu aos esportes. Com uma grande foto na parte superior da primeira página em que jogadores levantam a taça, a manchete "Espanha conquista a Europa" aparece em seqüência. Duas frases completam a chamada principal. "Torres marca o gol da vitória sobre a Alemanha (1-0) na final em Viena", e "A seleção consegue sua segunda Eurocopa na despedida de Aragonés".
Redação Terra
|
Reprodução
Imprensa espanhola celebra a conquista da Eurocopa 2008 em vitória sobre a Alemanha
|
15h54 » Bola da final da Euro é leiloada por R$ 25,3 mil
10h37 » Internautas colocam brasileiros na seleção da Euro
10h45 » Federação Espanhola assume negociações com Del Bosque