Inglês

› Esportes › Futebol › Europeu › Europeu 2008/2009 › Inglês

Inglês

Segunda, 1 de setembro de 2008, 08h41 Atualizada às 14h31

Grupo árabe compra Manchester City

Um grupo de investidores dos Emirados Árabes Unidos com sede em Abu Dhabi comprou a maior parte do Manchester City, segundo informações do portal Arabian Business.

O acordo foi consumado na noite do último domingo durante encontro em um hotel de Dubai que reuniu o então presidente do time de futebol inglês, o ex-Primeiro Ministro tailandês Thaksin Shinawatra, e a borda executiva do Grupo Unido de Abu Dhabi para o Desenvolvimento e o Investimento (ADUG), representado por Sulaiman Al Fahim, CEO da empresa Hydra Properties.

Os termos financeiros não foram revelados, mas a nova gerência do Manchester declarou tratar-se de uma grande transação que garante controle sobre os direitos administrativos do clube.

"O objetivo (da compra) é simples: transformar o Manchester City no maior clube do Campeonato Inglês, começando por conseguir um lugar nos quatro primeiros, já esta temporada", declara Al Fahim, que também garantiu assumir as dívidas e pagamentos pendentes da gestão de Shinawatra.

O controle do clube havia passado para as mãos do ex-Premiêr tailandês em maio de 2007. Shinawatra viajou para a Inglaterra no último mês fugindo de denúncias de corrupção e abuso de poder em seu país, e desde então o futuro do Manchester era incerto. O milionário das telecomunicações será mantido como presidente honorário sem responsabilidades administrativas.

Para reerguer o clube, a ADUG pretende investir na compra de novos jogadores e no desenvolvimento das instalações do estádio, o City of Manchester Stadium, construído para a Olimpíada de 2000, para a qual a cidade de Londres era canditada.

No entando, Sidnei ganhou a votação para sediar os Jogos daquele ano e o complexo foi mais tarde cedido à equipe local. A atual casa do time substituiu o Maine Road, demolido após reformas para adequá-lo às normas de segurança da liga.

Tetracampeão da Copa da Inglaterra e bicampeão da Copa da Liga, o Manchester City faz o clássico da cidade contra o Manchester United. Após dois jogos, a equipe segue na embolada terceira colocação neste começo de campeonato, atrás do Chelsea e do Liverpool.

AFP

Busque outras notícias no Terra