Espanhol

› Esportes › Futebol › Europeu › Europeu 2008/2009 › Espanhol

Espanhol

Quarta, 15 de outubro de 2008, 12h49 Atualizada às 13h41

Com Unicef, Barcelona leva projetos a Malauí e Angola

O Barcelona anunciou nesta quarta-feira que levará a Malauí e Angola seus projetos beneficentes em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que já existem na Suazilândia.

» Marcos Senna estaria na lista da Bola de Ouro

O acordo assinado com o Unicef em 2006 para desenvolver projetos na Suazilândia, um dos menores e mais pobres países da África, chega agora a mais duas nações. A ação inclui projetos especialmente destinados à prevenção contra a aids e ajuda às crianças órfãs.

Em Angola, onde a incidência da doença é notavelmente menor que em Malauí e na Suazilândia, o projeto do Barcelona prevê sensibilizar a população mais jovem sobre a importância do esporte como ferramenta de prevenção.

O clube fornece 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 4 milhões) aos projetos desenvolvidos com o Unicef, uma quantia que será dividida em 50% com a ampliação do programa: a Suazilândia ficará com metade da verba, enquanto Angola e Malauí dividirão a outra.

Além disso, o clube mudará o rumo de suas iniciativas solidárias na Suazilândia. Após trabalhar com as crianças órfãs das áreas rurais, o trabalho será concentrado na prevenção da transmissão da aids entre mãe e filho e no tratamento pediátrico.

Em um ano e meio de trabalho no país africano, o clube e o Unicef construíram 23 novos centros de apoio comunitário e 17 poços de água, além de iniciar vários programas de fomento do esporte em cerca de 100 escolas do país, e de melhorar os recursos de várias clínicas rurais.

O Unicef estampa sua marca na camisa do Barcelona - que nunca teve patrocínio em toda a história -, mas é o clube que paga ao fundo para ter o direito de usá-la.

EFE

Busque outras notícias no Terra