PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Porto repete 2004 e arranca empate do Manchester na Inglaterra

7 abr 2009 - 17h37
(atualizado às 19h02)
Compartilhar

Carrasco do Manchester United na edição de 2004 da Copa dos Campeões, o Porto voltou a ser um problema na vida do time inglês em busca de mais um título do principal torneio de clubes da Europa. Cinco anos depois de arrancar um empate por 1 a 1 no Old Trafford e eliminar o time de Alex Ferguson na semifinal, os portugueses voltaram ao estádio na tarde desta terça-feira e repetiram a igualdade, desta vez por 2 a 2, em jogo que abriu o duelo válido pelas quartas-de-final.

» Veja fotos de Manchester x Porto

» ESPN: assista aos gols da partida

» Confira tabela das quartas-de-final

» Comente o empate na Inglaterra

Diante dos atuais campeões ingleses, europeus e mundiais, e com a difícil missão de parar o também português Cristiano Ronaldo, eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo, o Porto superou seu péssimo retrospecto na Inglattera e confirmou a condição de carrasco da equipe vermelha. Em 12 partidas disputadas no país, a equipe tricampeã nacional foi derrotada em dez ocasiões e só empatou dois duelos, justamente contra o Manchester, no Old Trafford.

Neste ano, o Porto novamente surge como uma das principais zebras e espera repetir o feito conquistado em 2004, quando depois de eliminar o favorito Manchester fora de casa, o time que era comandado pelo também português José Mourinho foi à decisão e superou o francês Monaco para conquistar o seu segundo título na história da competição.

Do atual elenco, apenas Pedro Emanuel ainda permanece no Porto entre aqueles que participaram da campanha vitoriosa há cinco anos. Já do lado inglês, Cristiano Ronaldo, Phil Neville, Ryan Giggs, Paul Scholes e John O'Shea ainda atuam pelo time de Manchester, mas não conseguiram a vingança na tarde desta terça-feira. No entanto, a equipe mandante, que eliminou a Inter de Milão na fase anterior, ampliou a sua série invicta no torneio para 22 partidas e precisa de uma vitória ou empate por dois gols no Estádio do Dragão para chegar à semifinal novamente.

Mesmo com o bom resultado longe de casa, o Porto esteve perto de deixar o Old Trafford com uma vitória, o que seria a primeira do clube em território inglês. Em bom início, após criar chance com o argentino Lisandro López, o time português abriu o placar aos 4min com Christian Rodríguez, em jogada iniciada por um passe errado de Cristiano Ronaldo. Depois da intercepção, os visitantes foram para cima até a bola chegar no uruguaio, que cortou Evans e bateu forte sem dar chances de defesa para Van der Sar.

Em desvantagem, o Manchester foi para cima e quase conseguiu o empate com o melhor jogador do mundo, que cabeceou para a defesa do brasileiro Hélton. No entanto, a festa da torcida mandante veio em seguida, quando Bruno Alvez errou ao recuar a bola para o goleiro e viu mais tarde a presença de Rooney no meio do caminho. Sem perdoar a falha, o atacante inglês teve calma para escolher o canto e balançar as redes, aos 15min.

Mesmo com a reação, o Porto seguiu melhor durante toda a primeira etapa e quase voltou a comandar o marcador. No entanto, após o intervalo, a situação se inverteu e o Manchester tratou de pressionar para evitar a igualdade que custou a classificação à quatro anos, diante dos mesmos rivais. E exigido, o ex-goleiro do Vasco apareceu para salvar a equipe em cabeçadas de Evans e Vidic. No entanto, aos 40min, o brasileiro nada pôde fazer quando Rooney escorou de calcanhar para o gol do argentino Tevez, que tinha acabado de entrar em campo.

No entanto, a festa que vinha das arquibancadas durou pouco e logo o Porto daria a sua resposta, repetindo a fama de carrasco inglês. Aos 44min, depois de cruzamento de Tomás Costa que a zaga do Manchester não conseguiu cortar, o também argentino Mariano González superou Van der Sar e colocou números finais aos duelo. Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar na quarta-feira da semana que vem, dia 15 de abril, em Portugal.

Aos 44min da etapa final, Mariano Gonzalez faz e evita derrota do Porto no Old Trafford
Aos 44min da etapa final, Mariano Gonzalez faz e evita derrota do Porto no Old Trafford
Foto: AFP
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade