PUBLICIDADE

Itália

Em jogo recheado de brasileiros, Benfica vence Milan

8 ago 2009 - 17h18
(atualizado em 10/8/2009 às 11h44)
Compartilhar

Benfica e Milan precisaram cobrar 16 pênaltis para definir o campeão da amistosa Copa Eusébio, disputada neste sábado, no estádio da Luz. Na partida que marcou a estreia do ex- palmeirense Keirrison no futebol europeu, a equipe portuguesa venceu a italiana por 5 a 4 na disputa de penalidades, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.

» Veja fotos do jogo

Na temporada passada, o Benfica havia perdido o mesmo troféu para a Inter de Milão, maior rival do Milan, também nas cobranças de pênaltis.

Foi o próprio Eusébio quem deu o simbólico pontapé inicial da partida. Diante do ídolo português e de seus fanáticos torcedores, o Benfica contava com quatro brasileiros em sua formação titular: os defensores Sidnei, Luisão e David Luiz e o meio-campista Ramires. Keirrison começou o jogo entre os reservas.

Já Leonardo, técnico brasileiro do Milan, escalou os compatriotas Thiago Silva e Alexandre Pato para tentar amenizar o mau momento de seu time, que acumulou tropeços durante a pré-temporada europeia. O meia Ronaldinho Gaúcho foi suplente.

Quando o jogo começou, no entanto, foram os argentinos do Benfica que entusiasmaram o público. Di María, Aimar e Saviola movimentaram-se bastante para ajudar a equipe da casa a incomodar a defesa do Milan. O zagueiro Thiago Silva, ex-Fluminense, era o maior responsável por conter as investidas adversárias.

Aos 12min do segundo tempo, no entanto, ninguém conseguiu evitar o gol do Benfica. Ronaldinho Gaúcho havia acabado de substituir Di Gennaro. E assistiu ao cruzamento perfeito do argentino Shaffer, da esquerda, para a cabeçada certeira do atacante paraguaio Óscar Cardozo.

O técnico Jorge Jesus, então, aproveitou para colocar mais três brasileiros em campo. Keirrison, Weldon e Patric substituíram Saviola, Cardozo e Aimar. No outro banco de reservas, Leonardo demonstrava-se inconformado. Sentava, levantava, berrava e andava de um lado para outro.

O comandante do Milan apostou as suas últimas fichas em Onyewu e Antonini, que entraram nos lugares de Nesta e Favalli. Aos 42min, a salvação veio com Alexandre Pato. O atacante aplicou dois dribles em Patric pela esquerda e cruzou, e o também brasileiro Sidnei marcou gol contra.

Na disputa por pênaltis, Keirrison marcou primeiro para o Benfica, que também contou com gols de Shaffer, Ruben Amorim, Yebda e Sidnei. Já Fábio Coentrão, Weldon e Patric desperdiçaram as suas cobranças. O maior destaque, porém, foram as quatro defesas do goleiro Kim.

Pelo Milan, converteram Pirlo, Jankulovski, Borrielo e Alexandre Pato (bateu com categoria, redimindo-se do pênalti perdido contra o Boca Juniors). Erraram Ronaldinho Gaúcho, Thiago Silva, Zambrotta e Antonini.

Pato disputa com Luisão na partida entre Benfica e Milan
Pato disputa com Luisão na partida entre Benfica e Milan
Foto: AFP
Fonte: Gazeta Press
Compartilhar
Publicidade