PUBLICIDADE

Espanha

Infecção pode ter causado morte de jogador do Espanyol

10 ago 2009 - 09h16
(atualizado às 22h30)
Compartilhar

Uma infecção viral pode ter causado a morte do zagueiro Daniel Jarque, do Espanyol. O jogador morreu subitamente no sábado, após sofrer uma parada cardíaca na concentração de sua equipe, que realizava pré-temporada em Florença, na Itália.

Segundo a cardiologista Araceli Boraita, membro da Sociedade Espanhola de Cardiologia (SEC) e do Conselho Superior de Esportes, um vírus pode ter afetado o músculo do coração de Jarque.

"Isso causaria uma miocardite, que é a inflamação e a necrose do músculo cardíaco, e, depois, uma insuficiência cardíaca mortal. Um vírus pode afetar o coração, como outros que afetam a garganta ou os pulmões. É apenas falta de sorte", explicou Boraita ao jornal El Mundo Deportivo.

Segundo a médica, atletas com o sistema imunológico mais frágeis estão mais sujeitos a problemas como este. Por isso, todos devem ter atenção a qualquer sintoma incomum.

"Qualquer atleta que tenha febre, mesmo que não seja alta, e mal estar geral, como em um quadro viral como o da gripe, deve deixar de competir e procurar um médico, já que pode ser o início de uma miocardite", concluiu.

Jarque passará por autópsia ainda nesta segunda-feira, em Florença. O jogador tinha apenas 26 anos, mas já era capitão do Espanyol. No domingo, cerca de 50 mil pessoas prestaram homenagens ao ex-zagueiro no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona.

Jarque pode ter morrido de infecção no coração
Jarque pode ter morrido de infecção no coração
Foto: Getty Images
Fonte: Gazeta Press
Compartilhar
Publicidade